close
Dores

Como o Excesso De Peso Afeta a Sua Saúde

O excesso de peso e a obesidade podem causar muito mais do que só “uns quilinhos a mais”, ele é o causador de doenças graves, afeta a autoestima e prejudica o bem-estar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde 2017, cerca de 775 milhões pessoas no mundo foram consideradas obesas, incluindo adultos, adolescentes e crianças.

Até o mês de julho de 2017, o Brasil ocupava a quarta posição no ranking dos países mais obesos no planeta.

Com esse problema evidente, aumenta a procura por academias, dietas e outras alternativas para perder peso; porém, muitas delas não são saudáveis e efetivas.

O que precisa ser do conhecimento de todos é que as pessoas que sofrem com o excesso de peso ou com a obesidade, têm mais chances de sofrerem com problemas do coração, diabetes, câncer e até mesmo depressão. (1,2)

Nesse artigo você vai saber quais são os males que o excesso de peso pode acarretar para a saúde, e como mudar esse quadro.

Não deixe de ler e compartilhar!

Excesso de Peso e o Consumismo

Excesso de peso x Consumismo. Imagens: (Divulgação)

A propaganda, os comerciais e o marketing em geral, que é feito agressivamente para promover comidas de fast-foods e comidas industrializadas é muito forte; e esse é um dos motivos pelos quais o excesso de peso e a obesidade crescem cada vez mais.

Um estudo realizado pelo New England Journal of Medicine, mostrou que mais de 10% da população mundial hoje é obesa, e que desde 1980 a taxa de obesidade dobrou em 73 países, e que continuou crescendo com o passar dos anos.

Muitas companhias hoje vendem alimentos processados, industrializados, alimentos integrais, diet e zero açúcar como sendo saudáveis; fast foods vendem seus produtos como sendo sinônimo de felicidade e de alegria, fazendo que o consumismo exacerbado cresça com essa indústria.

Além do mais, o marketing agressivo dessas companhias também aposta muito em propagandas voltadas para crianças, o que as faz com que elas desejem desde pequenas os produtos que fazem extremo mal à saúde e causam a obesidade e, já que são pequenas e não tem consciência disso, é mais fácil dizer a elas que algo é bom ou ruim.

Excesso De Peso e as Doenças

Excesso de Peso X Diabetes Tipo 2. Imagem: (Divulgação)
Excesso de Peso X Diabetes Tipo 2. Imagem: (Divulgação)

Veja quais são as principais doenças que o excesso de peso e gordura pode acarretar a sua saúde.

1 – Câncer

A gordura acumulada em torno dos órgãos aumenta a produção de citocinas, aumenta o níveis de inflamação, e eleva os níveis de insulina. Quando esses níveis são elevados, a comunicação com outros hormônios diminuem, o que aumenta a chance do desenvolvimento de câncer.

Alguns pesquisadores acreditam que a obesidade é uma das maiores causas de mortes por câncer, depois do cigarro. (2)

2 – Depressão

Por motivos de baixa autoestima e pouca aceitação do corpo, pessoas com excesso de peso ou obesos correm mais risco de sofrerem com a depressão e outros distúrbios emocionais.

A depressão dispara o gatilho para a pessoa comer em excesso (ou comerem pouco), com isso, aumenta as chances de distúrbios alimentares como a bulimina e a compulsão alimentar.

A pessoa come em excesso geralmente os alimentos errados, optando por comidas processadas, açucaradas e fast-foods, e isso acarreta em mais doenças e mais problemas de saúde.

Um estudo revelou que as pessoas com depressão têm 58% de chance de se tornarem obesos, e que 55% dos obesos correm mais riscos de sofrer com a depressão. (3)

É importante procurar um médico especialista se você notar que sofre com distúrbios emocionais ou alimentares. Busque a ajuda de pessoas próximas para conversar sobre o que está sentindo, também será de ajuda.

3 – Diabetes

O excesso de peso também pode causar a resistência à insulina, principalmente se a gordura for acumulada na região abdominal. Além do mais, o excesso de açúcar é uma das causas mais óbvias e evidentes da diabetes tipo 2.

Outro problema de saúde causado pelo excesso de peso e a má alimentação, é a síndrome metabólica; que possui relação com a resistência à insulina.

Por isso, o alto consumo de açúcar, produtos industrializados e processados, junto com o sedentarismo aumentam as chances do corpo desenvolver a diabetes tipo 2, além das doenças já citadas.

É imprescindível cuidar da saúde, alimentar-se bem e praticar atividades físicas regularmente, pois é sua saúde em jogo.

Ajude o seu corpo a se restabelecer de dentro para fora.

A perda de peso, a alimentação adequada e a melhora na saúde, também podem auxiliar que o seu corpo produza mais hormônios da felicidade, como a oxitocina.

O excesso de peso é mais que uma questão de estética, é uma questão de saúde.

Por isso, visite o seu médico.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde, ajudar no emagrecimento e prevenir doenças. O estilo de vida e os hábitos alimentares também estão relacionados com o aumento de peso, e como eu disse, se você consome alimentos prejudiciais, vai prejudicar cada vez mais a sua saúde.

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos!!

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

BAIXE O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE  PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!
Ebook Açucar
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos industrializadosalimentos integraisalimentos processadosatividades físicasautoestimacigarrocitocinascriançasdepressãodestaquediabetesdietdoençasdr. juliano pimentelemagrecimentoexcesso de pesofast foodsgordurainflamaçãomarketing agressivoníveis de insulinaobesasobesidadeOrganização Mundial da Saúdepropagandaresistência à insulinasaúdetaxa de obesidadezero açúcar

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta