close
Dores

Como Se Comunicar com o Seu Parceiro?

Dr. Juliano Pimentel

Em todo tipo de relacionamento há um momento em que a comunicação chega a um impasse, e pode ser difícil estabelecer um diálogo. As causas que contribuem para isso são enormes. Então pode gerar a dúvida: como se comunicar com o seu parceiro?

Mudar a maneira de ouvir o seu cônjuge e de se expressar, ajudar muito na comunicação e em melhorar o seu relacionamento.

Neste artigo vou apresentar passos fundamentais para se comunicar com o seu parceiro, e deixar a relação mais apimentada.

Não deixe de ler e compartilhar.

Como se comunicar?

De acordo com uma pesquisa recente, há maneiras eficientes de como se comunicar. Confira (1):

  1. Encontre o momento certo

Encontre o momento certo. Se algo está te incomodando e você gostaria de conversar sobre isso, pode ser útil encontrar o momento certo para conversar.

Tente encontrar um momento em que você e seu parceiro estejam calmos e não distraídos, estressados ​​ou com pressa. Reserve o momento certo para conversar (2).

  1. Faça pequenas conversas

O primeiro passo para melhorar a comunicação, é iniciar pequenas conversas. Tente compartilhar pequenos momentos, e interesses em comum.

Evite falar sobre assuntos sérios nos momentos de laser e relaxamento. Mensagens de texto, letras e e-mails podem ser mal interpretadas. Fale pessoalmente para que não existam erros de uso desnecessários.

Se você está tendo dificuldade em organizar seus pensamentos, considere escrevê-los antecipadamente e lê-los em voz alta para o seu parceiro.

3. Converse

Converse e  compartilhe.

Um estudo recente publicado na Psychological Science descobriu que nos sentimos mais próximos dos outros quando podemos falar sobre experiências que temos em comum. Essas experiências compartilhadas não precisam ser em palavras.

Apenas fazendo algo ao mesmo tempo – andar de bicicleta, assistir a um filme ou repartir uma refeição, intensifica as experiências agradáveis ​​e desagradáveis. Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma pequena ação pode valer ainda mais.

  1. Ouça com atenção
Escute atentamente o seu parceiro

Saber que você está sendo ouvido cria mais confiança e poder aproximar mais vocês dois. Saber ouvir, também é uma forma de comunicação com o seu parceiro. Ouça com atenção e paciência.

  1. Não ataque

Mesmo quando queremos conversar, às vezes podemos encontrar dificuldades devido à nossa escolha de palavras. O uso de “você” pode soar como se você estivesse atacando seu parceiro, o que tornará o seu parceiro defensivo e menos receptivo à sua mensagem.

Em vez disso, tente usar o “nós”. Por exemplo, diga “Sinto que não estivemos perto ultimamente” em vez de “Você esteve distante comigo”.

  1. Faça perguntas

Para manter um bom diálogo é importante fazer perguntas ao parceiro.  Mas, é necessário não assumir que você conhece as respostas. Mostrar-se que sabe tudo, e fazer perguntas e responder ao mesmo tempo pode ser desmotivador e gerar conflitos.

Faça perguntas quando seu parceiro lhe contar algo, pergunte-o sobre o seu dia, seus sonhos e aflições, mas não o interrompa.

  1. Fale mas não monopolize a conversa 

Encontrar um equilíbrio saudável entre falar e ouvir é difícil na maioria dos relacionamentos, é importante que ambos tenham a chance de falar e ouvir.

Ao mesmo tempo é importante falar sobre si, sobre seus anseios, medos, dúvidas e sonhos. Mas, em um diálogo estabelecido com o seu parceiro, tome cuidado para não se tornar o centro das atenções e tomar todo o espaço da conversa.

  1. Tenha empatia

É fundamental respeitar o ponto de vista dele e ter empatia para qualquer tipo de diálogo.  É preciso dar atenção genuína aos problemas e ansiedades do seu conjugue; pois,, esse é um ponto fundamental para uma boa comunicação.

    9.  Use a Regra de 48 horas

Não guarde rancor, fale sobre o que incomoda.

A outra pessoa não pode ler a sua mente. Se você não falar quando está chateado, não tem como resolver a situação. Conserve, resolva e mantenha a sinceridade. Não traga problemas anteriores se eles não forem relevantes.

Coloque em prática e confira os resultados.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : amorcasalcomo se comunicarcomunicaçãodia dos namoradosdr. juliano pimentelrelacionamentosrelacionamentos saudáveis

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta