close
Dores

Dores nas Articulações: Tratamentos e Causas

Dr Juliano Pimentel

A disfunção da articulação sacroilíaca, também comumente chamada de dores nas articulações, é uma condição que causa dor nas pernas e parte inferior das costas. Estudos mostram que dores nas costas e /ou na parte superior da perna devido a condições como doenças de disco, uso excessivo, degeneração relacionada à idade das articulações e inflamação são muito comuns, afetando milhões de pessoas a cada ano.

De todas as pessoas com dor nas costas irradiando (o tipo que corre da parte baixa das costas para as pernas), entre 15% a 30% experimentam sintomas devido a disfunções das dores nas articulações (1).

O problema que afeta muitas mulheres jovens e de meia-idade mais do que qualquer outro grupo. O início da dor nas costas e nas pernas geralmente começa durante os 30 ou 40 ano e pode ir e vir durante o resto da vida de uma pessoa se ele ou ela não tomar medidas para resolver suas causas subjacentes.

Nesse artigo apresentarei as causas e tratamentos para as dores nas articulações.  

Não deixe de ler e compartilhar.

Dores nas Articulações e os Sintomas

Embora algumas pessoas experimentam dor em ambas as pernas ou quadris, a maioria dos casos de disfunção nas articulações apresenta sintomas em apenas uma perna, juntamente com a parte lombar.

Os sinais e sintomas mais comuns de dor articular incluem:

– Dor lombar;

– Dor nos quadris, na bunda ou nas coxas – às vezes a dor irradia para as pernas, especialmente quando se desloca, mas geralmente fica acima dos joelhos;

– Dor ao se exercitar, dobrar-se, agachar-se, entre outros movimentos;

– Redução da amplitude de movimento e flexibilidade limitada;

– Desconforto ao dormir;

– Perda de equilíbrio/estabilidade;

– Às vezes, entorpecimento, formigamento ou fraqueza muscular nas extremidades inferiores.

Causas das Dores nas Articulações

Dor nas articulações é causada principalmente por (2):

– Hiperatividade (movendo as articulações demais, especialmente de maneiras repetitivas);

– Degeneração articular, por vezes causada por doenças articulares degeneradas, tais como osteoartrite;

– Inflamação da articulação;

– Hipomobilidade (perda da amplitude normal de movimento);

– Postura deficiente, o que aumenta a quantidade de estresse colocado nas articulações;

Por exemplo, as pessoas com lesões na região lombar da coluna vertebral podem perder o alcance normal de movimento em suas costas, de modo que o corpo começa a compensar colocando mais peso e pressão sobre as articulações sacrilíacas. Isso também pode acontecer naqueles que não curaram bem após a cirurgia lombar.

Já os fatores de risco para a disfunção da articulação incluem:

– Ser uma mulher: as mulheres têm pélvis mais largas, maior curvatura da coluna lombar e, geralmente, comprimentos de membros mais curtos. As mulheres também experimentam alargamento da pelve durante a gravidez e aumento da pressão sobre a parte inferior do corpo (3);

– Histórico de outras doenças espinhais, artrite, osteoartrite ou osteoporose

– Traumatismo ou impacto importante que causa lesões nos ligamentos e articulações próximas à coluna vertebral;

– Fumar ou usar drogas;

– O uso prolongado de medicamentos, incluindo corticosteróides, ou o uso de drogas imunossupressoras e quimioterapia;

– Infecções bacterianas que afetam a coluna vertebral;

– Histórico de câncer;

– Gravidez, que adiciona peso e pressão para a região lombar;

– Ter mais de 50 anos faz você mais propenso a lidar com problemas da coluna vertebral, como um nervo comprimido, devido aos efeitos degenerativos do envelhecimento.

No entanto, pesquisas mostram que as mulheres jovens e de meia-idade sofrem frequentemente de problemas articulares devido a fatores como problemas posturais, uso excessivo e até mesmo gravidez.

Tratamentos para dores na articulação

Dieta de reparo

O colágeno é a proteína natural mais abundante encontrada dentro de nossos corpos e um importante bloco de construção de todos os tecidos, incluindo articulações e ligamentos. Ele pode ser encontrado dentro das articulações e é uma das primeiras coisas perdidas devido ao envelhecimento e inflamação.

A melhor fonte natural de colágeno é caldo de osso. Caldo de osso é rico não só em colágeno, mas em outras substâncias benéficas como glucosamina, condroitina, ácido hialurônico e aminoácidos, que ajudam a tratar lesões articulares.

Outra maneira de ajudar a tratar as articulações é comer alimentos ricos em omega-3. As melhores fontes são os peixes, como o salmão, cavala e sardinha.

Consuma mais antioxidantes e alimentos antiinflamatórios, que ajudam a reparar os tecidos. Estes incluem vegetais frutas e ervas, como açafrão, gengibre, alho, entre outros.

Postura e fisioterapia

Manter a postura adequada quando estiver em pé, sentado ou durante o exercício são ambos cruciais para diminuir o stress nas articulações. É possível que sua dor articular seja causada por compensações musculares/articulares, especialmente aquelas decorrentes de anormalidades na região lombar inferior.

Para ajudar a superar isso, eu recomendo que você consulte um fisioterapeuta. Esses profissionais podem ajudar a corrigir problemas posturais ruins, como a postura dianteira da cabeça, e ensinar-lhe como posicionar seu peso corretamente (4).

 

Vídeo Dores na Coluna e Dores Lombares:

Fique atento aos sintomas de dores nas articulações e procure orientação médica.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : articulaçãodestaquedor lombardores na articulaçãodores nas articulaçõesdr. juliano pimentelsaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta