close
Dores

Hérnia de Disco: Causas, Sintomas e Tratamentos

Dr Juliano Pimentel

A dor nas costas é algo que um número muito grande de pessoas têm de lidar, é desconfortável, doloroso e pode afetar a sua qualidade de vida e disposição. E a hérnia de disco é uma das principais causas de dor nas costas, e pode ser tão debilitante que prejudica as atividades diárias (1). 

Se você tem uma hérnia de disco, ou qualquer tipo de lesão lombar ou dor lombar, estas dicas podem ajudá-lo a lidar com a dor.

Nesse artigo você vai conhecer as causas, sintomas e tratamentos para a hérnia de disco.

Não deixe de ler e compartilhar.

Hérnia de Disco e as Causas 

A coluna vertebral é formada por ossos (vértebras) cuja finalidade é proteger os nervos que se iniciam no cérebro e descem pelas costas, constituindo a chamada medula espinhal. Entre esses ossos estão os discos, que além de deixar espaço entre as vértebras, atuam de modo a proteger a coluna vertebral.

A hérnia de disco acontece devido o desgaste desses discos, devido o seu uso repetitivo. O desgaste pelo tempo e a genética são as principais causas predisponentes de uma hérnia de disco.

Outra causa comprovada é forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo, desencadeando esse problema. Um acidente ou injúria também podem levar ao surgimento de uma hérnia de disco.

Resumidamente, as causas são:

– Sedentarismo;

– Posição repetida, como ficar sentada por muito tempo;

– Excesso de peso e atividades físicas que demandam de grandes esforços;

– Movimentos de repetição que exigem muito dos músculos;

– A genética também poderá apresentar papel determinante para o aparecimento de hérnia de disco.

Sintomas da Hérnia de Disco

Quando a hérnia de disco produz sintomas, eles são diversos e estão sempre associados à área na qual a raiz nervosa foi comprimida. Os principais sintomas da hérnia de disco, são:

– Dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas;

– Dormência em outras partes;

– Dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé e pode ainda haver fraqueza nessa mesma perna;

– Dor ao mover o pescoço;

– Dor profunda próxima à escápula ou sobre ela;

– Dor que se irradia para o braço, antebraço ou dedos (raramente);

– Diminuição da força em um dos braços;

– Pode haver fraqueza nas pernas;

– Dificuldade em levantar o pé e deixar o calcanhar no chão;

– Dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

Os sintomas podem ser diferentes de uma pessoa para outra, o que depende da intensidade da doença e a localidade da mesma.

Ela também pode ser um sinal ou sintoma de outros problemas, como:

– Estenose espinal;

– Síndrome de Piriformis;

– Nervo comprimido.

Tratamento da Hérnia de Disco

Hérnia de Disco: A semente de abóbora pode ser Benéfica
Hérnia de Disco: A semente de abóbora pode ser Benéfica

Descubra o que fazer para tratar a hérnia de disco.

1-Faça uma dieta rica em colágeno

Primeiro, você precisa dar ao seu corpo os nutrientes específicos que precisa para tratar a área, através de uma dieta rica em colágeno. Seu corpo precisa de colágeno para ajudar a curar e reparar um disco danificado e tecidos. Para isso, o colágeno é encontrado na proteína do caldo ósseo. (2,3

Você pode consumir alimentos como: caldo de osso; salmão; folhas verdes como: algas verdes, couve e rúcula; alimentos ricos em vitamina C; ovos; tomate e semente de abóbora.

2-Prática de Fisioterapia

Passando do papel da sua dieta no tratamento de hérnia de disco, há algumas mudanças de estilo de vida que você deve incorporar também. Uma delas é começar a praticar Egoscue. Egoscue é uma forma de fisioterapia.

Um profissional na área poderá prescrever um plano específico e exercícios personalizados para ajudar a restaurar a postura, pois a má postura ou o que é chamado de síndrome de cruzamento inferior ou síndrome de cruzamento superior, que vai colocar estresse extra no disco causando uma hérnia de disco.

Então, certifique-se de se consultar com um profissional (3).  Ela é uma das principais causas de dor nas costas e para tratá-la é preciso repousar, fazer fisioterapia e mudar sua alimentação. Fique atento aos sintomas e procure orientação médica.

A alimentação adequada favorece a boa saúde e pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças. E mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva! Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde no Brasil! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

Pensando nisso é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.
Você ainda terá acesso aos Bônus Exclusivos!!
Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos industrializadoscolágenodestaquedor nas costasdr. juliano pimentele-bookhérnia de discolivro digitalRevolução da Saúdesaúdesintomas da hérnia de disco

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta

Igor Fernandes ([email protected], [email protected])