close
Dores

Inchaço Abdominal: Quais São as Principais Causas

O inchaço abdominal não causa somente um desconforto, mas é um sinal do seu organismo. Ele pode indicar sérios problemas de saúde.

Com as dietas pobres em nutrientes e minerais, altos níveis de estresse, necessidade de medicamentos diários e exposição a vários poluentes; não é de admirar que muita pessoas sofram algum tipo de inchaço por mais tempo (1).

Neste artigo eu mostrarei as causas mais comuns do inchaço abdominal.

Não deixe de ler e compartilhar!

Inchaço Abdominal E Os Sintomas

Além do inchaço comum, é importante verificar se há outros sintomas, tais como:

Febre

– Erupções cutâneas ou urticária

– Olhos aquosos, prurido na garganta, e outros sinais de reação alérgica

– Constipação ou diarreia

– Vômitos ou náuseas

– Sangue na sua urina ou fezes

– Perda de peso involuntária

– Problemas para evacuar as fezes

– Dor ao redor dos linfonodos, inclusive na região da virilha, garganta ou axilas

– Fadiga

Problemas de concentração

– Períodos irregulares

Hemorroidas

Além da sensação de estufamento, você pode ter, dores abdominais. Por isso, observe se a sua barriga inchada ocorre simultaneamente com outros sintomas em todo o corpo.

Afinal, isso pode indicar o que está causando o problema, sendo assim, não deixe de consultar o médico.

Faça o Download

Principais Causas

Existem muitas razões para que a barriga fique inchada, como: alergias, desequilíbrios hormonais, disfunção da tireoide, problemas intestinais e muito mais.

Esse é um dos sintomas de candidíase mais comuns, por exemplo. E que levam a outros problemas como o distúrbio digestivo, reação autoimune, alergia ou mesmo câncer em alguns casos

Por isso, quanto mais informações você puder reunir sobre as reações a diferentes alimentos e circunstâncias, será mais fácil descobrir o que desencadeia os sintomas.

Na maioria das vezes, porém, os pequenos inchaços tem uma causa local, como a circulação local insuficiente.

Outras causas para barriga inchada, são:

– Aumento no consumo de sal;

Sedentarismo;

Sobrepeso e obesidade;

Tabagismo;

– Alimentação inadequada;

– Bebidas alcoólicas;

– Períodos de grande variação hormonal;

Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;

– Doenças da tireoide;

– Remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;

– Reações inflamatórias. Assim como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.

Agora, de forma exemplificada e detalhada, mostrarei as principais causas de inchaço na barriga.

1- Retenção De Líquidos

Às vezes, fluidos corporais podem ser armazenados em todo o corpo, incluindo perto do abdômen ou da área da pélvis, o que causa inchaço e aumento de peso temporário.

Você também pode notar joias e roupas que ficam mais apertadas. Além do mais inchaço adicional em outras áreas do corpo e dores em torno das articulações ou na pele.

É preciso estar atento, afinal, esses também podem ser indícios de doença hepática em alguns casos, ou raramente da presente de algum tipo de câncer (3).

2- Desidratação

Já notou no dia seguinte após comer alimentos salgados ou beber álcool, uma leve desidratação ou inchaço como resultado?

Pois bem, quanto mais água você bebe (ou consuma em alimentos ricos ​​com água) e mais se mantenha hidratado, menor será o inchaço.

Faça o Download

A desidratação e os desequilíbrios eletrolíticos, inclusive, impedem a digestão e em manter-se regular. E isso, consequentemente, gera inchaço na barriga.

Então, quando seu corpo tenta se recuperar da desidratação, ele mantém o excesso de água para evitar que o organismo se desestabilize, além disso, a desidratação pode resultar em constipação.

Isso significa que, quando você finalmente bebe mais fluidos, é provável que você os armazene no corpo e gera a sensação de inchaço.

3- Constipação

A constipação pode fazer com que as fezes permaneçam nos intestinos, deixando você com o estômago inchado, dores, desconforto e excesso de gases intestinais, por exemplo.

Os maiores motivos para a constipação, por exemplo, incluem comer pouca fibra, não beber água suficiente, ser muito sedentário, não realizar atividades físicas e excesso de estresse.

4- Alergias Alimentares

Alergias alimentares, sensibilidade a alimentos ou intolerâncias (como a intolerância à lactose) também podem causar o inchaço.

Aliás, alimentos que causam gases incluem produtos lácteos, alimentos contendo glúten (mais pão, macarrão, rolos, cereais, etc.) e certos tipos de carboidratos denominados.

Existem dezenas de outras alergias alimentares possíveis (como mariscos, nozes, ovos), mas é provável que você saiba se é o que você está reagindo, pois os sintomas geralmente são visíveis.

5- Infecção

A infecção também pode ser uma causa. Afinal, ela desencadeia níveis de inflamação causados ​​por um elevado número de glóbulos brancos ao redor dos órgãos pélvico, urinário e gastrointestinal.

Por isso, verifique se há sinais de febre, vermelhidão, dores, e gânglios linfáticos inchados; que geralmente acompanham uma infecção grave.

6- Obstrução Intestinal

A constipação, inchaço abdominal, náuseas e vômitos, são sintomas de obstrução intestinal, que é causada por tecido cicatricial ou tumor.

Quando eles crescem e pressionam contra o intestino, as fezes ficam bloqueadas retendo líquidos. Você provavelmente saberá disso devido ao desconforto e por ser doloroso.

7- Distúrbios Digestivos

A maioria das pessoas que lidam com vários distúrbios gastrointestinais funcionais como a Síndrome do Intestino Irritável, colite ulcerativa e doença celíaca apresentam distúrbios, gases, distensão e outros sintomas preocupantes.

Alguns relatórios mostram que o distúrbio do estômago é experimentado em 23% a 96% das pessoas com a síndrome do intestino irritável, 50% com dispepsia funcional e 56% com constipação crônica (2).

Geralmente, o problema do inchaço abdominal pode ser resolvido através de mudanças simples na sua dieta e rotina, inclua alimentos como fibras e nutrientes.

Por isso, é importante buscar sempre uma alimentação de verdade.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alergias alimentarescâncercausascirculação local insuficientedesidrataçãodietadoença hepáticadr. juliano pimentele-bookestresseexcesso de estresseFebregastrointestinalglútenhemorroidasinchaço abdominalinfecçãointolerância à lactoseprincipais causasProblemas de concentraçãoproblemas intestinaisProblemas renaisretenção de líquidossedentarismosensação de estufamentosintomassobrepesoTabagismovsg

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta