close
Dores

Pais: Como Melhorar a Comunicação Com os Filhos?

Relacionamento saudável entre pais e filhos pode trazer desafios que você não espera. E a comunicação eficaz faz parte desse desafio. E você que é pai, como está a comunicação com os seus filhos?

Os homens também precisam se preocupar com esse aspecto, o que inclui participar mais na vida das crianças, desde a infância em diante.

Se você trabalhar nisso agora, verá que a curto e a longo prazo, trará diversos benefícios para a vida adulta dos seus filhos e para a sua.

Mesmo que eles não sejam os seus filhos de sangue, mas sejam netos, sobrinhos, enteados ou uma criança que seja o seu filho (a) de coração; saiba que em todos os casos, precisamos nos comunicar melhor com as crianças.

Veja aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar nesse sentido.

Não deixe de ler e compartilhar com amigos e familiares!!

Pais: A Importância da Comunicação

Pais: Melhore a Comunicação
Pais: Melhore a Comunicação

Quer estreitar a relação com os seus filhos? Participe da vida deles, independente se estão ou não em um relacionamento com a mãe.

A comunicação é essencial para uma relação saudável. E a forma como você se comunica pode afetar como eles se relacionam com as outras pessoas e com você.

Isso envolve o tom de voz, a atenção que você dá enquanto ele se expressa e as palavras que você usa. Na realidade, os psicólogos apoiam que os pais são os grandes influenciadores das habilidades de comunicação social dos filhos.

É com os pais e as pessoas mais próximas que são usadas como referência por elas. Assim elas aprendem as habilidades e os comportamentos que serão utilizados em sua vida para a comunicação.

Aplicando novas formas de comunicação e de melhorias na relação, é possível que a jornada pai e filho (s) seja mais agradável, saudável e construtiva para todos (1) .

Mas se no seu caso, as crianças já estão mais crescidinhas ou adolescentes, pode ser um desafio maior para melhorar o relacionamento entre vocês e a comunicação.

Mas não desista! Será vantajoso na jornada.

1-Saiba Ouvir

Mesmo que as crianças sejam pequenas, elas tem muito o que dizer, mesmo que não saibam falar direito e pronunciar bem as palavras (2,3,4). O ser humano possui a necessidade de falar e ser ouvido.

Preste atenção verdadeira ao que eles tem a dizer, deixe-os se expressarem e falarem como se sentem, sem medo de críticas, deboches ou repreensão.

Não importa a idade que tenham, ouça-os e não os interrompa. Isso fará com que eles tenham a confiança de falar o que pensam e sentem. Vai repercutir no futuro deles, em suas relações sociais, profissionais e pessoais.

Eles precisam sentir que são ouvidos, que são valorizados e que você se interessa por seus sentimentos e pensamentos.

2-Palavras de Incentivo e Valorização

Use palavras de apoio, valorização e incentivo. Faça elogios sinceros e realistas. Com isso ela vai aprender a valorizar as boas realizações.

Se você for um adulto muito crítico vai fazer com que ela cresça achando que nada do que ela faz é o bastante, vai se tornar extremamente crítica a si mesma e aos outros.

Talvez até mesmo cresça frustrada achando que nunca consegue cumprir com as expectativas de outras pessoas. É importante o equilíbrio entre críticas construtivas e elogios sinceros.

3-Passe Tempo Construtivo com Eles

Se você não passa tempo útil com eles, dificilmente conseguirá abrir o canal da comunicação e da confiança, principalmente se eles já forem mais crescidinhos.

Use o tempo juntos para conversar, realizar atividades estimulantes para as crianças. Ensine e faça coisas importantes com eles.

Benefícios da Comunicação Saudável

Os Benefícios da Comunicação

Existem outros benefícios além dos que já foram citados, como:

Autoestima

Quando existe o laço da comunicação, aumenta a confiança deles em você, o respeito mútuo aumenta, assim como a sensação de bem-estar deles.

A criança que se sente segura, amada, apoiada e com liberdade para se expressar desenvolve a autoestima desde a infância.

De acordo com um estudo universitário americano isso acontece como consequência do sentimento de valorização, respeito e reconhecimento que eles sentem por serem ouvidos por quem eles mais amam.

Aprendem a se Expressar

Saber se expressar é uma forma de comunicação muito importante. A criança que sabe se expressar tem o estresse reduzido, adquire mais tolerância, diminui a raiva e sentimentos negativos.

Cuidando da infância das crianças, você apoia o desenvolvimento de adultos saudáveis e bem ajustados. Eles podem até mesmo terem mais jogo de cintura para enfrentar os problemas e dificuldades da adolescência e vida adulta.

Use o tempo com eles para semear bons frutos para o futuro. Dê o exemplo em suas atitudes. E seja um pai mais presente.

As crianças seguem os moldes dos adultos, seja na forma de se comportar, falar ou de comer. A sua saúde e hábitos na vida pode afetá-los. Se você é um pai que não se preocupa com a vida familiar, alimentação e estilo de vida…é provável que eles sigam o seu caminho.

Seja um bom exemplo, pois HERÓI TAMBÉM SE CUIDA!!

Uma das formas de ser um bom exemplo é por se comunicar melhor, demonstrar amor, buscar um estilo de vida mais saudável e com uma mudança nos hábitos alimentares.

Lembre-se: aquilo que você come influencia na sua saúde, disposição, frequência de visitas ao médico e no tipo de doença que você terá no futuro.

Se você se cuida hoje, melhora em todos esses aspectos. Os seus filhos vão observar as suas mudanças e provavelmente vão querer segui-las.

Por isso, não perca tempo. E se você é um pai que busca mudanças na alimentação e estilo de vida, veja no link abaixo como adquirir o meu e-book:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V2.0

Além do e-book, você recebe vários BÔNUS exclusivos que vão te auxiliar na busca por uma vida mais saudável e feliz.

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : benefícioscomunicaçãocriançasdr. juliano pimentelfilhospaisrelacionamento saudávelvida adulta

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta