Selecione a página

Saúde do Homem: Doenças que Mais Afetam os Homens

Saúde do Homem: Doenças que Mais Afetam os Homens

Quando você pensa em saúde do homem, o que vem à cabeça? Quantos homens você conhece que realizam exames e consultas médicas sem estarem doentes? A saúde do homem por muito tempo foi negligenciada; pelos próprios homens.

A má alimentação, aliada à falta de exercícios físicos, uma vida sedentária e hábitos de vida nada saudáveis, podem deixar o organismo dos homens como uma bomba relógio prestes a explodir!

Pequenas mudanças podem transformar o seu futuro.

Então veja aqui quais são as doenças que mais afetam os homens.

Não deixe de ler e compartilhar!!

Saúde do Homem e as Doenças

Saúde do Homem: Conheça as Doenças que mais Afetam. Imagem: (Divulgação)

1-Doença Cardiovascular

A doença cardiovascular é um dos problemas de saúde que mais afeta a saúde do homem, e que pode ser fatal. Conhecida pelos médicos como aterosclerose, que em outras palavras quer dizer: ” endurecimento das artérias”.

A doença cardiovascular consiste no desenvolvimento de placas de colesterol que bloqueiam as artérias no coração e no cérebro, de forma gradual.

Com esses bloqueios os coágulos de sangue se formam, e impedem o fluxo sanguíneo normal, o que pode ocasionar em um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

2-Câncer de Pulmão

Na maioria dos casos pode iniciar como um simples sintoma de tosse, mas que pode se desenvolver em um câncer de pulmão ou enfisema.

Um dos grandes responsáveis pelo câncer de pulmão é o tabaco. Ele pode ser extremamente agressivo e se tornar metastático, ou seja, se espalhar para outras áreas do corpo.

3-Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens, e só perde para o câncer de pele. Ele pode ser tratado, porém, o seu tratamento pode causar alguns efeitos colaterais como impotência sexual e incontinência urinária masculina. Por isso a prevenção é importante.

4-Depressão e Suicídio

O suicídio entre os homens aumentou em grande parte nos últimos anos.

Ela pode estar relacionada à depressão, e ainda falta informação e incentivo para os homens buscarem apoio psicológico. O Suicídio é a oitava maior causa de morte entre os homens.

Não se trata de apenas uma tristeza passageira ou coisa de adolescente. Na realidade é um distúrbio emocional grave que precisa ser tratado.

A depressão afeta a saúde emocional e o corpo em geral, podendo baixar a imunidade do organismo e abrir portas para outros problemas de saúde.

Uma pesquisa afirma que a depressão pode ser um motivo ou estímulo para problemas do coração.

Os homens com depressão, apresentam geralmente sintomas diferentes do que os especialistas observam nas pacientes do gênero feminino.

Como: irritação, agressividade ou raiva que podem tentar camuflar o real problema de saúde.

Em todo caso busque ajuda de um especialista, mesmo que os sintomas da depressão não sejam visíveis.

5-Diabetes

A diabetes pode agir de forma silenciosa no início, mas assim como acontece com as mulheres, ela é uma vilã cruel e silenciosa.

Preste atenção se você perceber que sente mais sede que o normal, e se aumentou de forma desproporcional de urina por dia.

O excesso de glicose pode ser uma porta aberta para a diabetes, assim como acidentes vasculares cerebrais, cegueira, insuficiência renal, amputações de membros e até ataques cardíacos.

O sobrepeso e a obesidade são os grandes responsáveis por grande parte dos casos da doença.

6-Disfunção Erétil

Não é considerada uma doença fatal, porém, ainda assim muitos homens sofrem com esse problema. A disfunção erétil, ou a ejaculação precoce pode causar depressão, ansiedade, afetar a vida social e profissional.

Ela também é causada em algumas situações pela aterosclerose. Muitos médicos acreditam que a ejaculação precoce pode ser um sinal de problemas cardiovasculares futuros (1,2,3)

7-Doença Hepática

A saúde do fígado é extremamente importante, pois ele realiza atividades como de digerir alimentos, absorver os nutrientes e ainda se livre de agentes que podem prejudicar o seu organismo.

Entre as doenças hepáticas estão: cirrose, doença hepática alcoólica, câncer de fígado, hepatite viral, doença hepática autoimune ou genética. A doença hepática pode ser provocada pelo consumo de tabaco e álcool.

8-Câncer de Pele

Considerado o câncer que mais afeta aos homens e que precisa de atenção redobrada.

Para prevenir o surgimento desse câncer dê atenção à proteção da pele, tanto em protetores solares, como por evitar a exposição ao sol durantes os horários mais críticos do dia e as camas de bronzeamento artificial.

9-Aids ou HIV

Essa é outra doença que afeta muito os homens.

Como a Aids ou o HIV pode ser confundido com um simples resfriado ou gripe, muitas vezes pode passar despercebido a presença dessa doença tão perigosa.

Outro grande problema dessa doença é que você pode infectar outras pessoas, sem demonstrar os sintomas mais graves da doença. O vírus afeta o sistema imunológico e o ataca, sem que o organismo consiga destruí-lo.

Nem mesmo os sintomas são todos iguais, por isso a infecção pode se alastrar. A forma de contágio pode acontecer com o contato com o sangue contagiado, fluídos vaginais ou sêmen.

O sexo desprotegido sem o uso de preservativos, é uma forma poderosa de contágio.

 Como Prevenir

Pensar em doenças e problemas de saúde pode causar ansiedade e preocupação. Mas se você tomar os devidos cuidados agora, vai prevenir o sofrimento no futuro.

Mude os seus hábitos alimentares, aquilo que você põe no prato vai indicar como será o seu futuro e qualidade de vida.

Os alimentos naturais e de verdade são aqueles que cuidarão de você.

Coma mais legumes, verduras, sementes e frutas, e evite alimentos que são industrializados e que você precisa desembalar, como: bolinhos, salame, biscoitos, salgadinhos.

O açúcar adicionado, o glúten, os conservantes e o sódio presente nesses alimentos vão incentivar o desenvolvimento de todas essas doenças.

Mude os seus hábitos de vida: pare de fumar, diminua ou exclua o consumo de álcool, realize atividades físicas com regularidade, consulte sempre o médico e sempre use preservativo durante as relações sexuais.

Essas mudanças em sua vida vão refletir em outras áreas também.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!
Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. Fico mesmo consideravelmente contente com matérias assim bem informativas. No contexto tudo se encacha quando se luta pela afirmação e melhora de tudo Na minha opinião na vida temos mesmo de fazer escolhas e seguir em frente mantendo o foco. Obrigada!

    Responder
  2. Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!