close
Dores

Melhores Alimentos Para Tratar Sintomas de Gripe e Resfriado

Se você sente os sintomas de gripe e resfriado, saiba que uma alimentação nutritiva é essencial para ajudar o sistema imunológico a combater essas doenças. Existem alimentos para tratar sintomas de gripe e resfriados, e que precisam ser consumidos regularmente.

Alguns alimentos, bebidas e ervas podem aliviar os sintomas, e até cortar o resfriado. Eles vão repor a deficiência de nutrientes importantes e proteger o seu organismo.

Nesse artigo apresentarei os melhores alimentos para tratar os sintomas de gripe e resfriado.   

Não deixe de ler e compartilhar!

Tratar Sintomas de Gripe

Os remédios caseiros para a gripe e resfriado incluem vitaminas C e D, suplementos de ervas, óleos essenciais, probióticos e alimentação de verdade. Experimente estes alimentos para tratar sintomas de gripe e resfriado. 

Tratar Sintomas de Gripe: Consuma alimentos como a Sopa De Galinha. Imagem: (Divulgação)

1- Cebola

Além de ser um importante diurético natural, a cebola é capaz de prevenir doenças como câncer, diabetes, infecções no intestino e fortalecer o sistema imunológico.

A alicina, encontrada na cebola é um composto sulforoso e permite os benefícios que o produto oferece. A cebola também possui grande quantidade de vitamina B, o que faz desse alimento um energético natural.

2- Espinafre

O espinafre fornece altos níveis de vitamina A e vitamina C, que são na verdade considerados antioxidantes especialmente úteis para manter um sistema imunológico forte.

3- Folhas verdes

Outras folhas verdes como rúcula, couve e brócolis são alimentos para tratar os sintomas de gripe e resfriados, de forma natural, quando são consumidos de forma regular.

Elas são ricas em nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e vitaminas A, C, E e K, bem como fibra e ácido fólico.

4- Repolho

A glutationa é outro nutriente que ajuda o sistema imunológico a funcionar bem para que ele possa combater infecções. E, o repolho é rico em glutationa.

5- Aspargo

Contém asparagina, um aminoácido que proporciona ao aspargo, o seu poder diurético. Além disso, contém alto teor de fibras, e tem baixo valor calórico.

Portanto, é um excelente alimento para quem deseja ter mais disposição e menos cansaço, e pretende manter longe os sintomas do resfriado.

6- Couve flor

Um dos alimentos para tratar os sintomas de gripe e resfriado, são aqueles que são ricos em fitoquímicos; eles estão presentes em todas as plantas, como na couve-flor.

7- Tomate

O tomate tem vitamina A, que é importante na manutenção da integridade das células do sistema imunológico e, desta forma, ajuda o corpo a se livrar dos sintomas da gripe.

8- Beterraba e cenoura

A beterraba e a cenoura são alimentos ricos em beta caroteno e outros carotenoides, que são essenciais para combater os sintomas da gripe.

9- Morango

É um alimento rico em vitamina C, aumenta a produção das células de defesa do corpo, aumentando assim a resistência a infecções.

10- Laranja

A laranja é rica em vitamina C, contém cítrico, tartárico e málico. Também contém sais minerais como potássio, cálcio, fósforo e ferro.

11- Acerola

A acerola também possui muita vitamina C, o que contribui para combater reações tóxicas presentes nas células. A vitamina C também contribui para a formação de acetilcolina que participa do desenvolvimento do corpo.

12- Melancia

A melancia possui alto teor de água e também contém licopeno, um antioxidante que fortalece o corpo, prevenindo-o contra os danos causados por radicais livres.

13- Limão

É um elemento recomendado para diversas situações de saúde, como gripe e resfriado. Isso, porque a fruta possui enormes quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras.

14- Ovos

Principalmente se tratando da gema do ovo, sendo uma fonte bastante importante de vitamina D ,indispensável no cardápio para quem quer se ver livre dos sintomas da gripe.

15- Salmão

Rico em ômega 3, ajuda na regulação de algumas células imunológicas e é anti-inflamatório.

16- Atum

Os nutrientes do atum, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, evitando doenças graves. Por fortalecer o sistema imunológico contribui para o desaparecimento dos sintomas de resfriado. Ele é um dos alimentos para tratar os sintomas de gripes e resfriados.

17- Ostras

São ricas em zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.

18- Proteína

Você precisa de proteínas para construir e reparar o tecido corporal, e combater infecções virais e bacterianas. Certifique-se de escolher fontes ricas em proteínas, como: peito de frango, carne bovina, amêndoas, peixes, quinoa, camarão, entre outros. 

19- Probióticos

Restaurar as bactérias benéficas no intestino aumentará consideravelmente o sistema imunológico, e isso pode ser feito com alimentos probióticos. Nesse caso, procure comer os derivados de Kefir, vinagre de maçã, ervilhas verdes, entre outros.

20- Orégano

Por conter carvacrol e timol, o orégano possui propriedades que combatem fungos e bactérias que causam infecções no organismo, como gripes.

21- Gengibre

Dos 115 diferentes componentes químicos encontrados na raiz de gengibre; os benefícios terapêuticos vêm de gingerols, a resina oleosa da raiz que atua como um antioxidante altamente potente e agente anti-inflamatório. É excelente contra os sintomas da gripe e resfriados.

22-  Sementes de girassol

A sementes de girassol fazem parte dos alimentos que tratam sintomas de gripe e resfriados. Elas possuem alta concentração de vitamina E; essa vitamina ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.

23- Pimentas verdes

Alimentos com alto teor de bioflavonóides ajudam a tratar os sintomas da gripe. Elas ajudam na ativação do sistema imunológico, entre outras propriedades que melhoram a saúde.

24- Sopa de galinha

A sopa de galinha parece ajudar a combater os resfriados. Isso ajuda quando estamos congestionados, bem como muco fino, que faz você sofrer tosse.

Além disso, uma pesquisa mostra que a sopa de galinha pode ter um leve efeito anti-inflamatório, que pode ajudar a tratar sintomas de gripe e resfriado. (1)

É importante, além de acrescentar esses alimentos a sua rotina, tomar mais de 2 litros de água diariamente.

Beber chá quente é outro ótimo remédio caseiro.

O chá quente ajuda a diminuir o muco e a garantir uma boa hidratação do corpo. Você pode optar por chá verde ou preto que são ricos em flavonóides, potentes antioxidantes.

Acrescente também chás de orégano e gengibre.

Mas mesmo melhorando a alimentação, consulte o médico, e não faça automedicação.

E para você que deseja melhorar a saúde através da reeducação alimentar, eu tenho uma notícia imperdível!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : Alimentos Para Tratar Sintomas de Gripeasparaginaaspargocálcioceboladoençasdr. juliano pimentelespinafregengibreglutationainfecçõesoréganoovoprobióticosproteínasrúculasintomas de gripesintomas de gripe e resfriadosistema imunológicotratar sintomas de gripevitamina Bvitaminas C

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta