close
Dores

Urina: O que a Coloração Diz Sobre a Sua Saúde?

Os olhos podem ser uma janela para a alma, mas a a coloração da sua urina é a janela para o seu corpo. Você pode aprender muito sobre o que está acontecendo dentro de você, por examinar o que sai do seu organismo.

A cor da urina é uma ferramenta de diagnóstico valiosa, pois revela informações importantes sobre a saúde de alguém. A eliminação da urina é muito importante para diferentes funções corporais.

Ela regula o equilíbrio da água no corpo, e livra-se das substâncias que são produzidas durante os processos metabólicos e que não são mais necessárias pelo corpo.

A urina é um produto de “lixo líquido” que é filtrado do sangue pelos rins, armazenado na bexiga e expulso do corpo durante a micção (1).

Nesse artigo apresentarei mais informações sobre a cor da urina.

Não deixe de ler e compartilhar!

Cor da urina

Urina: Preste Atenção à Coloração. Imagem: (Divulgação)

A cor, odor e quantidade de urina podem indicar se algo está errado.

A coloração ideal é uma cor amarelo pálido ao ouro, e qualquer coisa mais escura ou mais clara, como urina turva, pode indicar que você tem um problema de saúde, como uma infecção do trato urinário. (2)

Essa tonalidade vem de um pigmento que seu corpo produz chamado urobilina. Esta é a cor de urina normal de um corpo saudável e bem hidratado.

Se a urina estiver transparente e sem coloração, pode significar que você tem bebido muita água ou está tomando medicação diurética, o que auxilia o seu organismo a se livrar de fluidos.

A urina muito escura ou de cor marrom pode ser um sinal de desidratação, e precisa ingerir mais líquidos imediatamente.

Também pode ser um sinal de alerta de problemas no fígado, então consulte o seu médico se não melhorar depois de um dia ou mais com a ingestão de água.

Algumas doenças, como diabetes, pré-eclâmpsia e doenças cardíacas, afetam os outros sistemas corporais além do trato urinário e podem modificar a coloração da urina, deixando-a mais escura.

Preste atenção aos sinais e sintomas que existem em conjunto com urina escura e procure um médico.

Por exemplo, se você sentir dor junto com a urina escura, pode ser um sintoma de infecção do trato urinário ou cálculos renais.

A dor geralmente está presente enquanto você urina, assim como um odor forte.

Cores Incomuns

1Cor-de- rosa ou vermelho

Alguns alimentos como cenouras, amoras, beterrabas e ruibarbo podem deixar a sua urina com uma cor rosa-vermelha.

Isso também pode ser um efeito colateral de medicamentos como o antibiótico rifampicina, um medicamento para infecções do trato urinário ou da presença de sangue.

Verifique sempre com o seu médico. Isso nem sempre significa que há um problema, mas pode ser um sinal de doença renal, infecções do trato urinário, problemas de próstata ou tumor.

2- Laranja

Quando a sua urina está com uma coloração próxima ao laranja cítrico, pode ser devido ao uso de medicamentos como a vitamina B2 com altas doses, remédios para infecção ou de isoniazida antibiótica.

Dependendo da cor alaranjada, também pode ser um sinal desidratação, problema no fígado ou ducto biliar.

3- Azul ou verde

Estes matizes são provavelmente devido ao corante presente no alimento ou medicamentos que você tomou, como o propofol anestésico ou a promethazine para alergia/asma.

Algumas condições médicas raras também podem transformar deixar a urina com a cor verde ou azul, então informe o  seu médico se a cor não desaparecer após um curto período de tempo.

4- Amarelo fluorescente

Um amarelo vibrante e fluorescente em sua urina provavelmente está ligado ao excesso de vitaminas no seu organismo. As vitaminas B, especialmente o B12, resultam nesta alteração dramática da tonalidade.

O que Fazer

Ingerir água o suficiente é essencial,  ela mantém seu sistema de órgãos funcionando como uma máquina bem lubrificada.

O trato urinário é um dos principais beneficiários, a água potável de forma consistente também ajuda a regular a temperatura do seu corpo, limpa, desintoxica e remove resíduos do seu organismo e ainda mantém sua pele jovem.

E isso é apenas algumas das vantagens. A hidratação adequada é importante e pode melhorar os resultados da terapia antimicrobiana para infecções. Além disso, é importante urinar frequentemente para ajudar a liberar as bactérias da bexiga.

Não urinar durante longos períodos permite que as bactérias se multipliquem no trato urinário, resultando em infecções como a cistite. (3)

É importante ainda evitar remédios alérgenos de pele.

Um estudo realizado na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, descobriu que é melhor evitar alérgenos da pele ao redor da área genital, como líquidos, sais de banho, óleos de banho, cremes e loções vaginais, ou sabonetes desodorantes.

Muitos destes contém aromatizantes sintéticos tóxicos. Estes produtos podem alterar a flora vaginal e, finalmente, resultar em infecções e sintomas como a urina escura. (4)

Apenas um exame de urina e de sangue apropriados podem diagnosticar com precisão possíveis condições médicas. Por isso, não deixe de consultar o médico e nunca tome remédios sem a prescrição médica.

Para manter a saúde da sua urina é importante também dar atenção á sua alimentação. Qual a qualidade dos alimentos que você consome?

Será que eles ajudam o seu corpo a se manter saudável, metabolizando corretamente e em eliminar as toxinas?

Adquira o meu e-book:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Com o meu livro digital você vai aprender a se alimentar de uma forma mais benéfica para o seu organismo, a realizar uma reeducação alimentar, aprender sobre os alimentos que provocam inflamações e doenças.

Além de receber Bônus Exclusivos para melhorar a sua qualidade de vida; aumentar a sua longevidade; a fazer alimentos saborosos, práticos e saudáveis e muito mais!!!

Adquira agora o meu livro digital clicando na imagem abaixo, e transforme a sua vida e a da sua família.

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : águaantibióticocálculos renaiscistitedesidrataddiabetesdoenças cardíacasdr. juliano pimentele-bookFamília VSGfígadoinfecção do trato urinário]medicamentosorganismoproblemas de próstataprocessos metabólicosreeducação alimentarrinssaúdetumorurinaurina muito escuraVitamina B2VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0vsg

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta