close
Fitness

11 Comidas DETOX que ajudam a Limpar o seu organismo

Estamos expostos a uma infinidade de toxinas, metais pesados e produtos químicos diariamente. Por isso, optar por comidas detox que ajudam a limpar o organismo é uma excelente maneira de  ajudar o corpo.

É verdade que seu corpo está equipado com um sistema de desintoxicação natural que pode ajudar a remover esses compostos perigosos.

Mas mudar sua dieta e estilo de vida é a melhor maneira de maximizar o potencial de remoção de toxinas do seu corpo (1, 2, 3).

As comidas que ajudam a limpar o organismo são provenientes de uma dieta saudável.

Gostou? Leia e compartilhe.

1 – Água

A melhor maneira de melhorar o desempenho dos seus rins é beber bastante água. Isso porque, seus rins dependem da água para ajudá-los a eliminar os resíduos do corpo.

A água também ajuda a manter os vasos sanguíneos abertos para que o sangue possa se mover livremente. Por isso, que a desidratação grave pode levar a danos nos rins (4, 5).

2 – Toranja

A Toranja é rica em antioxidantes e pode ajudar a controlar a inflamação no corpo. A maioria dos estudos que analisam o efeito dos componentes da toranja foi realizada em animais, mas os resultados são promissores (6).

Estudos descobriram que os antioxidantes contidos na toranja podem ajudar a proteger o fígado de lesões e os efeitos nocivos do álcool. Por isso, é uma das comidas que ajudam a limpar o organismo (7).

3 – Brócolis

Brócolis possui muita fibra, e a fibra é uma parte importante de uma dieta saudável.

Por isso, pode promover a saúde intestinal, ajudar a prevenir várias doenças e está ligada à redução do peso corporal (8, 9).

O brócolis é também, rico em proteínas em comparação com os vegetais mais comumente consumidos.

4 – Repolho

O repolho é rico em fibras e contém poderosos antioxidantes, incluindo polifenóis e compostos de enxofre (10).

Por isso, ele ajuda a manter o sistema digestivo saudável, promovendo movimentos intestinais regulares (11, 12).

O repolho, ainda, contêm muitos antioxidantes diferentes que demonstraram reduzir a inflamação crônica (13).

5 – Couve de Bruxelas

Couve de Bruxelas são especialmente ricos em kaempferol. Um antioxidante que tem sido estudado extensivamente por suas muitas propriedades promotoras de saúde.

Estudos mostram que o kaempferol pode reduzir o crescimento de células cancerígenas, assim como, aliviar a inflamação e melhorar a saúde do coração (14, 15, 16).

Além disso, esse vegetal possui fibra. Que promove a saúde digestiva, ajudando a alimentar as bactérias benéficas em seu intestino (17).

A couve de bruxelas é uma das comidas que ajudam a limpar o organismo pois, possui ainda, propriedades anti-inflamatórias (18).

6 – Pepino

Pepino é uma comida detox

O pepino é rico em antioxidantes, moléculas que bloqueiam a oxidação, uma reação química que forma átomos altamente reativos com elétrons não pareados conhecidos como radicais livres (19, 20, 21).

Outra característica importante, que faz o pepino ser uma das comidas que ajudam a limpar o organismo é a água.

Afinal, a água é crucial para a função do seu corpo, desempenhando vários papéis importantes (22, 23).

Como os pepinos são compostos por cerca de 96% de água, eles são especialmente eficazes na promoção da hidratação. Além do mais, são associados a uma diminuição significativa no peso corporal (24, 25).

Além disso, os pepinos contêm fibras, o que ajuda a regular os movimentos intestinais.

Em particular, a pectina, o tipo de fibra solúvel encontrada nos pepinos, pode ajudar a aumentar a frequência do movimento intestinal.

7 – Caldo de osso

O caldo de osso é uma porção completa das coisas boas, minerais como cálcio, assim como, magnésio e fósforo (26).

Uma tigela, por exemplo, pode ajudar a fortalecer o revestimento de seu intestino devido ao alto conteúdo de compostos de cura. Incluindo colágeno, gelatina e aminoácidos como glutamina, arginina e prolina.

Você pode adicionar caldo de osso em sua rotina como um lanche quente, ou usá-lo como base para sopas. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação intestinal, assim como, fortalecer seu sistema digestivo, apoiar a função imunológica e aumentar a desintoxicação.

8 – Hibisco

O chá de hibisco previne o estresse oxidativo. O hibisco é cheio de antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres causados ​​pela má alimentação e pela exposição constante a produtos químicos perigosos (27).

Um pequeno estudo de pesquisa em humanos descobriu que a suplementação com chá de hibisco aumenta a carga de antioxidantes na corrente sanguínea. Além disso, reduz os compostos que podem contribuir para o estresse oxidativo que danifica as células (28).

O extrato de hibisco pode até mesmo inibir você de absorver tanto amido e sacarose quanto possível de uma refeição típica (29, 30).

Os estudos mostraram que o chá de hibisco beneficia o fígado, isso porque, reduz o risco deste acúmulo de gordura. O que pode potencialmente levar a cirrose, assim como, câncer de fígado ou insuficiência hepática, se não tratada (31, 32).

9 – Chia

As sementes de chia aumentam a saúde digestiva. O alto teor de fibra dietética nas sementes de chia é bom para regular os movimentos intestinais e também ajuda a manter a saúde gastrointestinal em geral.

Também após o consumo, essas sementes criam uma substância semelhante ao gel no estômago. Que atua como um prebiótico e suporta o crescimento de bactérias saudáveis ​​no intestino.

Os nutrientes das sementes de chia podem desempenhar um papel significativo em manter o peso de uma pessoa sob controle a longo prazo.

Além disso, o fato dessas sementes controlarem o apetite torna mais fácil para as pessoas com sobrepeso manterem seus objetivos e os mais magros para manter sua forma (33).

Desafio de 7 Dias DETOX | Emagreça com Saúde

10 – Açafrão

Graças ao composto ativo curcumina, tem fortes propriedades anti-inflamatórias. E tem sido usado por milhares de anos como uma erva medicinal (34).

A curcumina é fortemente anti-inflamatória. A curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química (35, 36, 37).

E estimula a atividade das enzimas antioxidantes do próprio corpo (38).

11 – Gengibre

A maioria das qualidades anti-inflamatórias e medicinais do gengibre vem do seu principal composto bioativo, o gingerol.

Tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. O extrato de gengibre pode inibir o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias (39, 40).

Ao incluir essas comidas que ajudam a limpar o organismo em sua alimentação, você manterá seu corpo funcionando com todo potencial, sem quilos extras.

Além de inserir esses alimentos na sua dieta, sugiro que adicione também bebidas desintoxicantes.

Confira o vídeo!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : águacomidas detoxdesintoxicaçãodestquedieta detoxdr. juliano pimentelgengibrerepolhosaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

5 Comentários

Enviar Resposta