close
Fitness

7 Rituais Matinais que Você Deve Tentar

Dr Juliano Pimentel

Um dos segredos de pessoas felizes e bem-sucedidas está surgindo no início da manhã. Ter rituais matinais é um hábito que lhe dá um pouco mais de tempo livre antes de começar o dia.

Os rituais matinais serão de acordo com a sua rotina e com o que você espera para o seu dia e sua saúde. Não existe um modelo único que deva ser cumprido logo cedo.

Mas os rituais matinais presentes neste artigo, são hábitos de pessoas bem sucedidas que conseguem melhorar seus resultados durante o dia, incluindo atividades físicas e alimentação saudável.

Gostou? Leia e compartilhe.

Começar bem em sua rotina diária

Pode ser tentador dormir o mais tarde possível, depois vestir suas roupas e sair correndo para o trabalho. Mas, uma ideia melhor é levantar um pouco mais cedo para que você possa ter algum “tempo sozinho” na primeira hora da manhã (1).

Pesquisas mostram que pessoas que começam seu dia de trabalho com uma mentalidade positiva experimentam maiores estímulos de eventos positivos que ocorrem no final do dia, e também são menos impactadas por interações negativas com colegas (2)

Portanto, reserve um tempo para fazer algo só para você, seja um exercício, leitura, ou, alguns minutos trabalhando em artesanato, antes de começar o dia.

1 – Acorde cedo

Levantar-se cedo, por volta das 5 da manhã, é um fio comum entre muitas pessoas de sucesso. Isso garante que você tenha tempo para concluir suas tarefas necessárias para o dia, tendo tempo para si mesmo também.

Levantar-se na mesma hora todos os dias, é simples.

Isso ajudará a regular seu ritmo circadiano, para que você tenha mais facilidade em acordar e, provavelmente, sentir-se mais energizado a longo prazo. Além disso, o hábito de levantar cedo todos os dias é compartilhado por muitas pessoas de sucesso, pois aumenta sua produtividade e foco.

2 – Ilumine o quarto

Um quarto escuro é essencial para um sono de alta qualidade, mas, de manhã, é hora de deixar o sol entrar. A luz da manhã contém mais comprimentos de onda da luz azul, que são conhecidos por terem o efeito mais forte no seu ritmo circadiano.

Em essência, a exposição à luz da manhã ajuda a redefinir o relógio interno do dia. Então abra suas cortinas ou persianas, ou saia por alguns minutos, para obter sua luz matinal.

A luz matinal pode beneficiar, inclusive a perda peso. Mulheres obesas expostas a luz brilhante por pelo menos 45 minutos no início da manhã tiveram reduções no peso corporal e no apetite, levando os pesquisadores a concluir que o tratamento matinal de luz brilhante pode ser incluído nos programas de controle de peso (3).

3 – Beba água

Beber água logo cedo, ainda em jejum, apresenta inúmeros benefícios para seu organismo. Depois de horas de sono seu corpo está desidratado, não importa o quanto de água que você tomou no dia anterior.

Ao adotar a água como um dos seus rituais matinais, você estará contribuindo com a eliminação de toxinas e outras substâncias que seu corpo não precisa e acelerando seu metabolismo em até 25%.

4 – Medite

A meditação é um ritual matinal para começar bem o dia. Imagem: (Divulgação)

A meditação ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e depressão, melhora os sintomas de distúrbios relacionados ao estresse e reduz o abuso de substâncias, além de ter benefícios para a criatividade, a memória, o desempenho acadêmico e o QI  (4).

Você pode obter benefícios meditando em sua casa por 5 ou 20 minutos por dia logo de manhã.

5 – Faça Yoga

  • Separe alguns minutos pela manhã para praticar yoga. A yoga é uma forma de movimento meditativo que oferece benefícios físicos, como maior flexibilidade, força do núcleo e equilíbrio (5).
  • Yoga também ajuda com relaxamento, respiração e bem-estar mental. Melhora a dor lombar, ansiedade, depressão e problemas de sono (6, 7).
  • O Treinamento Básico é outra forma gentil de exercício para ajudar a fortalecer e realinhar sua coluna e seu núcleo enquanto contrabalança os efeitos negativos de muita atividade física.

6 – Fique motivado

Reserve de 5 a 15 minutos da sua manhã para a leitura de livros de desenvolvimento pessoal. Assita vídeos motivacionais, inspiradores, ouça palestrantes motivacionais ou se concentre em oração.

Esses minutos de motivação proporcionará ânimo e sucesso para seu dia e sua semana.

7 – Faça exercício ou alongamento

A atividade física irá energizar sua mente e corpo pela manhã, e você não precisa ir para a academia para fazê-lo. Em 20 minutos, você pode realizar um treino eficaz de alta intensidade em sua própria casa.

Adote em seus rituais matinais, exercícios que você gosta de praticar. Concentre para executar esses exercícios ou alongamento de maneira eficiente.

Hábitos matinais que estão prejudicando seu dia

Do mesmo modo que os rituais matinais positivos influenciam no seu dia, para ter melhores resultados, alguns hábitos podem prejudicar sua rotina.

1 – Função soneca

Em vez de ficar na cama por mais sete ou dez minutos após o alarme disparar, acorde a tempo. Esses poucos minutos passados ​​na cama só vão atrair o seu corpo de volta ao sono.

O resultado final é que você provavelmente se sentirá mais grogue e poderá até mesmo atrasar seu relógio interno.

2 – Levantar da cama rápido demais

Durante a noite os músculos das costas podem ficar rígidos devido a horas de inatividade.

Então, é uma boa ideia fazer alguns alongamentos leves antes de sair da cama. Em seguida, levante-se lentamente para evitar sentir tonturas enquanto o sangue corre para as pernas.

3 – Café da manhã

Se sua rotina matinal inclui uma xícara de café, isso é bom e pode até mesmo ser benéfico para sua saúde (8).

No entanto, se você estiver incluindo em seu café creme, açúcar e outros adoçantes e aromatizantes, estará perdendo os benefícios terapêuticos. Além disso, você também pode estar potencialmente prejudicando sua saúde.

A mistura natural de antioxidantes polifenóis faz parte do que torna o café tão saudável. No entanto, algumas pesquisas sugerem que a adição de produtos lácteos ao seu café pode interferir na absorção de ácidos clorogênicos benéficos do organismo (9).

Enquanto isso, se você adicionar açúcar ao café, aumentará seus níveis de insulina, o que contribui para a resistência à insulina. Se você estiver interessado nos benefícios para a saúde, beba seu café preto, sem açúcar, creme, ou aromas, e tenha certeza de que é orgânico (10).

Você investe tempo no trabalho, em casa, com a família e deve fazer o mesmo com você. Principalmente na primeira hora do seu dia.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : acordar cedodestaquedr. juliano pimentelmeditaçãomentalidade positivarituais matinaissaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta