close
Fitness

Chá Verde Emagrece? Como Perder Peso Com Saúde

Cuidar da alimentação e da ingestão de líquidos saudáveis reflete no seu corpo e na saúde: prevenindo doenças, hidratando o corpo, e influenciando no aumento de peso ou no emagrecimento saudável. Por isso, eu vou falar com quem precisa perder peso de forma saudável:  já ouviu falar que o chá verde emagrece ?

É indiscutível que ele possui diversos benefícios para a saúde, e é rico em poderosos nutrientes importantes para o organismo.  

Mas como o chá verde pode ajudar você a emagrecer de forma saudável? Isso é o que você vai descobrir agora!

Mas lembre-se: não existe fórmula milagrosa, os exercícios físicos regulares, reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida são essenciais.

Não deixe de ler e compartilhar!

Chá Verde Emagrece

Chá Verde Emagrece: Potencializa o Efeito dos Exercícios. Imagem: (Divulgação)

O chá verde possui propriedades que auxiliam na perda de peso saudável. Ele também é rico em vitaminas, enzimas, lipídios e cafeína.

Mas apesar dos incríveis benefícios desse chá, ele não pode ser usado como uma dieta, e sim como um complemento de um estilo de vida saudável e ativo.

Então veja agora os principais pontos que comprovam que o chá verde emagrece.

1- Antioxidantes

Os flavonoides e as catequinas EGCG, poderosos antioxidantes presentes no chá verde; ajudam a acelerar a taxa metabólica, aumentam a oxidação da gordura corporal e melhoram as atividades da insulina no organismo (1).

Os antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento precoce, como o EGCG que atua para a perda de gordura corporal.

Além disso, eles auxiliam na desintoxicação do organismo; equilibram os radicais livres, impedem inflamações e limpam o fígado.

Esses fatores também interferem de forma positiva na queima de gordura.

2- Quebra As Células De Gordura

Para o seu organismo queimar gordura, é necessário antes que ele consiga quebrar as células de gordura presentes no corpo; as células vão para a corrente sanguínea e são usadas como fonte de energia, e ajudam a manter outras funções importantes.

Os compostos ativos presentes no chá verde, ajudam a potencializar os efeitos dos hormônios que queimam a gordura, que são os antioxidantes mencionados acima.

3- Potencializa O Efeito Dos Exercícios

De acordo com estudos recentes, o chá verde ajuda a potencializar o efeito dos exercícios físicos, ajudando a queimar gordura mais rápido.

Neste estudo, foi analisado o efeito do extrato do chá, em alguns homens durante os exercícios físicos de intensidade moderada; comprovando que eles perderam cerca de 17% a mais de gordura, que os homens que não ingeriram o chá verde antes dos exercícios.

Apesar de não existir uma medição exata da quantidade de chá verde que pode ajudar no emagrecimento; pacientes que tomaram em média 2,5 xícaras de chá por dia, viram maiores resultados na perda de peso (2).

Ele impulsiona a queima dela durante os exercícios, e a longo prazo (3,4,5).

4- Impulsiona A Taxa Metabólica

O seu corpo gasta calorias em diversos momentos, porém, é importante encontrar formas de impulsionar a taxa metabólica, para estimular a queima de calorias; o chá verde auxilia na queima de gordura mesmo quando o corpo está em repouso (6).

Se você queima em média 2000 calorias por dia; tomando o chá verde você gastaria em torno de 60 a 80 calorias por dia, o que pode ser equivalente a uma dieta rica em proteínas.

Consumir alimentos e bebidas que estimulam o metabolismo, é importante para potencializar os efeitos do chá; mas os resultados vão depender da sua saúde atual, do bom funcionamento de hormônios como o da tireoide, e se você mantém uma rotina saudável.

5- Reduz O Apetite

Outro ponto positivo do chá verde é que ele ajuda a reduzir o apetite. Se você sente menos fome, consequentemente vai comer menos e consumir poucas calorias. (Dependendo do tipo de alimentação que você mantém).

Por ajudar a estimular a saciedade, beneficia o consumo de alimentos de forma mais equilibrada. 

6- Ajuda A Perder Gordura Visceral

A gordura visceral é perigosa para a saúde, e impede o emagrecimento. Ela causa inflamação e resistência à insulina, que aumentam as chances do organismo desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

O chá verde pode ajudar a reduzir a gordura visceral, de acordo com estudos voltados para os efeitos da ingestão regular do chá.

Essa gordura impede que você consiga a tão sonhada barriga chapada, e afeta a saúde de diversas formas. Você encontra todos esses benefícios também, em outros chás. Clique na imagem abaixo para receber as melhores receitas de chá para perder a Gordura Visceral.

7- Termogênico

Outro fator positivo para afirmar que o chá verde emagrece, é por ele ser um alimento termogênico, ou seja, estimula a queima de calorias por acelerar o metabolismo. Ele possui cafeína, que estimula o metabolismo e potencializa os efeitos dos exercícios físicos de forma natural.

Como Preparar  O Chá Verde Para Emagrecer

Existe a forma correta de preparar o chá verde, para não perder nenhuma das suas propriedades poderosas (7).

Não use água fervente, para não acabar com as ações antioxidantes das catequinas; adicione a água nas ervas e deixe por cerca de 1 minuto.

Opte pelas ervas frescas.

Não adoce com açúcar refinado.

Leve em conta que os efeitos do chá verde não são milagrosos, ele apenas vai potencializar os cuidados com a saúde e o corpo que você já possui.

Outro fator importante é a quantidade de gordura corporal que você possui, os seus hábitos alimentares e estilo de vida.

Uma pessoa que é sedentária, consome alimentos industrializados e excesso de carboidratos e açúcar, pode sentir mais dificuldade em ver os resultados; ao contrário de alguém que mantém um estilo de vida ativo e uma alimentação saudável.

Não existem métodos mágicos se você não muda o estilo de vida e alimentação; é importante existir um conjunto de ações que auxiliem na sua perda de peso.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acelerar a taxa metabólicaAlimento Termogênicoantioxidantesaumento de pesobarriga chapadabenefícios para a saúdecafeínacatequinas EGCGchá verde emagrecediabetes tipo 2dieta rica em proteínasdoenças cardíacasdr. juliano pimentelEGCGemagrecimentoestilo de vidaestilo de vida saudávelestimula o metabolismoexercíciosexercícios físicosflavonóidesgordura corporalgordura visceralimpulsionar a taxa metabólicainflamaçõeslipídiosperda de pesopreparar o chá verdequeima de caloriasqueima de gorduraQueimar Gordurareduzir o apetitesedentáriaverãovitaminas

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta