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Fitness

A Chave para o Emagrecimento: Hábito e Consistência

O segredo para vencer o processo de emagrecimento, está na mudança de hábitos e na consistência para levar essa etapa até o final. Para muitas pessoas emagrecer pode ser um grande desafio.

A falta de vontade e de motivação pode prejudicar e muito esse processo.
E a explicação é lógica. Você não consegue estabelecer metas e lutar por elas, se não estiver entusiasmado em ver os resultados.
Vou mostrar como o hábito e consistência são chave para o emagrecimento.
Não deixe de ler e compartilhar.

Como funciona

O processo de emagrecimento só terá sucesso se os seus hábitos diários forem mudados. O ponto certo é optar por uma alimentação de verdade e introduzir atividades físicas em seu cotidiano. Essas atitudes são essenciais para adquirir hábitos saudáveis.
Hábito e consistência andam lado a lado. A explicação é devido ao fato de que a resistência para mudar hábitos é a razão para que 70% das pessoas que decidem iniciar um processo de emagrecimento desistem no meio da jornada.
Outro índice é que 50% dessas pessoas também desistem de praticar atividade física entre três e seis meses após iniciar. Sem mudanças nos hábitos ruins, falta a motivação.
Então, a conclusão é que mudar os hábitos pode gerar mais motivação. Confira então as dicas para conseguir sucesso no processo de emagrecimento, aliando mudança de hábitos e consistência.

 O Que Fazer?

1- Faça Alguma Atividade Física

Chave para o Emagrecimento: Faça Exercícios

Uma das chaves para o emagrecimento está em manter um rotina de execícios. Há vários benefícios comprovados sobre realizar atividades físicas e manter-se longe do sedentarismo.

O exercício ajuda a equilibrar a insulina e torna as nossas células mais preparadas para a utilização de glicose.

Experimente o melhor exercício com a ajuda de um profissional e se adapte a uma rotina saudável, o que ajudará emagrecer.

2- Busque uma alimentação de verdade

Emagrecimento: Coma Alimentos de Verdade

A base de sua dieta deve vir de alimentos ricos em nutrientes, densos e livres de gorduras saturadas.

Para que isso seja possível, evite alimentos industrializados e processados que estão repletos de ingredientes artificiais, conservantes, sódio, açúcares adicionados, toxinas e antinutrientes.

Utilize gordura saudável, incluindo óleo de coco, azeite virgem extra, peixe capturado, nozes e sementes como a chia que têm efeitos benéficos sobre o equilíbrio da insulina, bactérias intestinais, hormônios e controle de peso.
Além disso, as proteínas também são importantes para vencer a fome e reduzir picos de insulina. Proteínas saudáveis ​​incluem peixes selvagens, carne alimentada com capim, ovos orgânicos e leite feito com kefir.

3- Reduza o Consumo de Açúcar e Sal

Emagrecimento: Evite o Consumo de Açúcar

Sabemos que o açúcar afeta quase todos os órgãos do corpo, e está ligado diretamente ao ganho de peso e às causas de obesidade. O açúcar é a receita perfeita para ganhar gordura (1).
É um perigo para a saúde.
Excluir o seu consumo e encontrar substitutos naturais para o açúcar é a melhor forma de melhorar a saúde, e impulsionar o emagrecimento saudável.
As principais maneiras de reduzir o desejo de açúcar é obtendo mais fibra, mais proteína e gordura saudável (2).
Além disso, também é importante reduzir a quantidade de sal utilizada tanto nos pratos quentes quanto para temperar saladas. O sal é prejudicial à saúde e contribui para a retenção de líquido, aumentando a sensação de inchaço.

Substitua o sal por ervas aromáticas e temperos naturais que trarão mais sabor à sua alimentação e mais benefícios ao seu corpo. Evite consumir temperos prontos e alimentos industrializados, que são ricos em sódio.

4- Evite carboidratos

Reduza os Carboidratos

Evite os carboidratos. Ao comer menos carboidratos, você:

  • Perde peso mais rápido;
  • Reduz a sensação de fome;
  • Controla os níveis de insulina e açúcar no sangue;
  • Melhora o desempenho cognitivo;
  • Diminui os riscos de doença cardíaca;
  • Reduz os riscos do surgimento de certos tipos de câncer.

O baixo consumo de alimentos ricos em carboidratos evita o armazenamento de gordura. Ao eliminar os carboidratos da dieta e manter as reservas de glicogênio do corpo baixas ou quase vazias, podemos evitar que a insulina seja liberada e armazene gordura.
Por isso, evite comer pão branco, pizzas, macarrão, arroz branco, batatas, dentre outros. Existem maneiras saudáveis de reduzir a sua ingestão de carboidratos.

5- Rotina Alimentar

Rotina Alimentar

Um dos hábitos mais importantes é não ficar sem comer por longos períodos de tempo. Também é importante não pular refeições.

Quando se pula refeições, aumenta as chances de comer mais e de forma errada na próxima refeição, optando por alimentos ricos em gorduras e carboidratos.
Essa também é uma forma de evitar comer demais nas principais refeições. Mantenha a consistência e organize a sua rotina para emagrecer.

6- Coma devagar

Chave para o Emagrecimento: Coma Devagar

Outro hábito essencial, é comer devagar. Quando você come rápido, é fácil comer demais. Demora cerca de 20 minutos para o seu estômago registrar que está cheio.
Enquanto você mastiga, seu cérebro está processando que você está comendo, e a mastigação libera enzimas para pré-digestão em sua saliva para iniciar o processo de digestão.

Então comece a comer de forma mais consciente, mastigando lentamente e apreciando o sabor da sua comida. Isso também facilita a digestão e ajuda o cérebro a alcançar o seu corpo.

7- Determinação

Chave para o Emagrecimento: Determinação

Não fique ensaiando mudar os hábitos alimentares e sair do sedentarismo. Deixe de perder tempo e tome a decisão de mudar de vida, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje!

Coloque em prática os seus objetivos e mantenha a consistência. Busque orientação médica adequada antes de começar uma dieta ou exercícios.

8-Foco

É preciso foco no resultado. Pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Os benefícios de melhorar a saúde e a qualidade de vida valem a pena.

Ao adotar hábitos saudáveis de alimentação, não se apavore imaginando como viver sem os alimentos industrializados e processados.

9- Livre-se da Culpa

Se você comeu mais do que pretendia em sua última refeição, não pule os próximos pontos, em vez optar por besteiras, coma mais alimentos ricos em proteínas e com valores nutricionais.
Não conseguiu praticar as atividades físicas ou os exercícios tanto quanto queria? Experimente fazer um treino de 10 minutos, mas não deixe o desânimo ou a culpa prejudicar a sua programação.

10- Altere as opções

Quando os resultados não aparecerem da forma esperada, comece a mudar as opções. Ou seja, se caminhar não está resolvendo, tente correr o mesmo tempo.

Se uma dieta não está sendo suficiente, converse com a sua nutricionista e mude a rota.

A chave para o emagrecimento está na mudança de hábito e consistência. Determine mudar de vida e não desista até alcançar os seus objetivos.

Você consegue! Basta não desistir mesmo que os resultados demorem.

Aceite o seu desafio pessoal para melhor a qualidade de vida.

Consulte sempre um médico.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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