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Como Emagrecer com Reeducação Alimentar?

Dr Juliano Pimentel

Você sabe o que é reeducação alimentar?

Existem muitos tipos de dieta cujo objetivo é fazer com que você emagreça 4,5 quilos. E muitas funcionam.

Mas a pergunta certa a se fazer não é se a dieta funciona, mas por quanto tempo você conseguiria manter esta dieta.

Quando uma dieta é muito restrita você sabe intuitivamente que esse tipo de rotina alimentar não é equilibrada e que, se você fizer isso por muito tempo, poderá causar danos irreversíveis a qualquer órgão ou à sua saúde.

Essa é uma das razões que faz com que a reeducação alimentar e a alimentação equilibrada sejam uma maneira sustentável de perder peso. Principalmente porque você não submete seu metabolismo ou algum órgão a sacrifícios desnecessários.

Muitas dietas da moda causam perda de peso por causa da queima de massa muscular, ou em outros casos, promove um sacrifício do fluxo normal dos processos digestivos através do uso de medicamentos, inibidores de apetite e outros.

Os resultados da reeducação alimentar são tão impressionantes porque além de emagrecer você consegue manter seu peso desejado sem submeter seu corpo a esforços com dietas duvidosas.

Saiba como implementar a reeducação alimentar no seu dia-a-dia.

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Alimentação e nutrição

A alimentação e a nutrição são requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde, permitindo a plena realização do crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania.

Nosso corpo se mantém com o que o alimentamos. Quando a quantidade de nutrientes não está de acordo com o necessário ou está em excesso, temos um desequilíbrio.

Esse desequilíbrio e os riscos nutricionais de diferentes magnitudes e categorias permanecem em todo o ciclo de vida humano, assumindo várias configurações epidemiológicas e função do processo saúde (1).

O desejo de emagrecer está presente em muitas pessoas, no entanto, mais importante que a perda de quilos é manter uma boa qualidade de vida e o bem-estar, ou seja, emagrecimento saudável.

Emagrecer com saúde requer desenvolvimento de novos hábitos alimentares e alimentação balanceada.

Pois, este tipo de alimento tem a função de atender às necessidades nutricionais diárias de vitaminas e minerais.

Assim, um dos principais benefícios da alimentação equilibrada é a redução da fome, justamente porque as deficiências nutricionais são curadas e saciadas (2).

Reeducação alimentar

A reeducação alimentar é um conceito duradouro, com resultados consistentes de perda de peso, ou seja, sem o temido efeito sanfona. Por isso melhora sua saúde a partir de hábitos de vida e alimentação mais saudáveis.  

A reeducação alimentar é um processo que vai mudar seus hábitos alimentares, o progresso acontece quando você começa a se alimentar da maneira correta e mais saudável.

E diferente de dietas a reeducação alimentar não é restritiva, assim, você não precisa parar de comer seus alimentos preferidos.

Qualquer reeducação alimentar ou plano alimentar deve ser personalizado, pois nem todos são iguais.

Por outro lado, embora não haja mudança de comportamento nessas chamadas dietas e as pessoas voltem aos seus velhos hábitos, as mudanças que acontecem em uma reeducação alimentar se tornarão parte de sua rotina.

O processo da reeducação alimentar pode ter vários objetivos. Seja para perder ou ganhar peso, controlar seu colesterol, seus níveis glicêmicos ou até mesmo prevenir algumas doenças.

Não podemos esquecer que uma dieta balanceada, usando receitas saudáveis ​​e personalizadas para cada um de nós, influenciará positivamente nossa qualidade de vida.

Primeiros passos da reeducação alimentar

A reeducação alimentar e nutricional é vista por profissionais da saúde como crucial para o controle de doenças crônicas e também para pessoas que estão passando por tratamento de lesões.

Mas, ainda assim, qualquer mudança na alimentação deve ser acompanhada por um profissional médico, principalmente se você sofre de alguma doença crônica como diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras.

É importante ter cautela neste momento, pois a reeducação alimentar deve ser um auxílio para seu tratamento. Se feito sem orientação médica pode interferir negativamente com a medicação.

No entanto, se seu objetivo é iniciar o processo de alimentação mais saudável, algumas pequenas mudanças nos hábitos alimentares você pode começar a implementar ainda hoje.

Dicas básicas para iniciar a reeducação alimentar

Água é sua bebida preferida

Seja um refrigerante geladinho ou suco de frutas naturais, resista. Essas bebidas contêm muito açúcar e frutose. Por isso, beba água em vez de suco ou refrigerantes

Afinal a água é o único líquido essencial para o seu corpo funcionar adequadamente. Se preferir adicione limão, pepino, alecrim ou hortelã para dar um sabor.

Não coma pão branco

Troque o pão branco por pães multigrãos. Seja pão de centeio ou com outras sementes. Ao escolher pão, opte pelo que possui maior variedade de grãos, quanto mais escuro, melhor (3).

Evite açúcar

Escolha cereais sem adição de açúcares e reduza o açúcar em seu café ou chá. Diminuir o açúcar incluí adoçantes, mel, açúcar mascavo de coco e todas os tipos de açúcar. É questão de tempo, você pode educar seu paladar.

Diminua o consumo de gorduras saturadas

A gordura saturada normalmente está presente em alimentos muito calóricos, como é o caso linguiça e bolachas recheadas, laticínios e óleo por exemplo.

O consumo excessivo de gordura saturada está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares (4).

A gordura saturada se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo acelerar a formação de placas de gordura e o entupimento das veias, havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos.

Coma mais frutas

Se você gosta de sobremesa no final do seu almoço ou jantar, escolha frutas. Além de ser doce, é uma fonte de fibras e vitaminas (5).

Faça da horta sua aliada

Certifique-se de incluir folhas e tubérculos em sua comida como parte de sopas e saladas.

O processo de reeducação alimentar é um plano de alimentação cujo a prioridade é alimentos de verdade em proporções adequadas.

Deixe de lado os produtos industrializados e priorize peixes, carnes, legumes, verduras, sementes e frutas. Além da escolha dos alimentos é preciso estar atento às quantidades, afinal tudo em excesso faz mal.

Para conseguir bons resultados alie à alimentação a prática de exercícios físicos e faça acompanhamento com um profissional.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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