close
FitnessMetabolismo

Corpos Cetônicos: O que São? Quais os Benefícios?

Dr Juliano Pimentel

Se questões como peso, metabolismo e queima de gordura preocupam você, então é do seu interesse saber o que são corpos cetônicos e quais os benefícios deles para a sua saúde.

Perder gordura corporal nem sempre é uma tarefa fácil, realmente muitas pessoas encontram dificuldades em emagrecer.

Por isso é bom saber quais são os benefícios dos corpos cetônicos no processo de perder gordura.

Não deixe de ler e compartilhar.

Corpos Cetônicos

Corpos cetônicos são moléculas solúveis em água, que podem atravessar a barreira hematoencefálica.

Essas barreiras são as estruturas no sistema nervoso central que mantém as substâncias encontradas na corrente sanguínea, fora do cérebro. Eles ultrapassam essas barreiras e levam energia necessária para o cérebro (1).

Enquanto isso, as barreiras hematoencefálicas permitem a passagem de substâncias que são essenciais para a função metabólica, como no caso do oxigênio (2,3).

O processo de cetose é o momento em que o uso da glicose vinda de alimentos como os carboidratos é reduzida (de alimentos como os grãos, fontes de açúcares e frutas); fazendo com que o organismo encontre outra fonte de energia, como a gordura (4).

Com a ausência da glicose que é normalmente usada pelas células para produzir energia de forma mais rápida, o organismo busca outras formas de sobrevivência.

O corpo entende que precisa queimar a gordura corporal, existente e produzir as cetonas.

É uma forma natural de sobrevivência e em consequência a aceleração do metabolismo do seu organismo.

Com base em estudos, pesquisadores descobriram que os pacientes podem induzir o corpo a entrar em cetose, através da dietas cetogênicas.

Aumentando a Produção de Corpos Cetônicos

A Cetose Ajuda Perder Peso

O fígado sintetiza os corpos cetônicos para produzir energia, isso ocorre quando os níveis de ácidos graxos no sangue ficam elevados.

Pode acontecer por:

  • Baixo nível calórico por tempo prolongado.
  • Dieta rica em gordura e baixa em carboidratos.
  • Exercícios prolongados de baixa densidade.

Porém, ao comer regularmente e não praticar exercícios físicos regulares, os níveis de corpos cetônicos serão maiores durante o jejum noturno (5).

Benefícios Da Dieta Cetônica

Corpos Cetônicos e a Dieta Cetogênica. Imagem: (Divulgação)

Existem benefícios comprovados da dieta cetônica, inclusive para pacientes com doenças crônicas, neurológicas, metabólicas ou que se relacionam ao uso da insulina.

Veja alguns benefícios:

1-Pode Auxiliar no Tratamento do Câncer

Estudos recentes mostraram que a dieta cetônica possa ser de ajuda na terapia contra o câncer; talvez por deixar as células cancerígenas privadas de glicose, causando a sua morte (6,7).

2-Queima Gordura

O aumento dos corpos cetônicos no organismo através da alimentação rica em gordura, pouca proteína e poucos carboidratos; acelera o processo de metabolismo e ajuda na queima de gordura corporal.

Estudos mostram que essa é uma forma eficaz de perder peso. Muito mais produtiva que as dietas que exigem baixo teor de gordura, e restrição calórica (8).

Na adesão à essa dieta, alguns pacientes sentiram a redução do apetite.

Por sentir maior saciedade após as refeições, você acaba comendo menos (9).

A alimentação regular e rica em carboidratos, faz com que os níveis dessas moléculas caiam,  prejudicando o processo de queimar gordura.

Outra boa alternativa da dieta cetogênica, são os benefícios do óleo de coco para perder peso.

3-Redução do Risco de Diabetes tipo 2

De acordo com pesquisas, essa dieta pode melhorar a sensibilidade á insulina em até 75 %, e em alguns casos.

Ela também pode ser capaz de reduzir ou eliminar a necessidade de medicações para diabéticos (10,11).

Dietas com baixo teor de carboidratos pode auxiliar no equilíbrio das pressão arterial, flicemia pós-prandial e secreção de insulina.

Porém, é importante consultar o médico.

4-Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer

De acordo com pesquisas os sintomas da doença de Parkinson melhoraram após 28 dias com essa dieta, em 5 pacientes com a doença (10). Ela também pode trazer melhorias para quem sofre com a doença de Alzheimer (12).

O óleo de coco se mostrou eficaz durante os testes para o tratamento da doença de Alzheimer, aumentando o nível de cetona nesses pacientes, assim como em outras doenças degenerativas do sistema nervoso.

4-Epilepsia

A dieta cetogênica pode ajudar no tratamento da epilepsia; podendo reduzir a quantidade de convulsões epiléticas, em especial em crianças que respondem bem aos tratamentos convencionais (13).

O óleo de coco que é rico em ácidos graxos saturados, que diferente de outras gorduras são metabolizados de forma diferente; é resistente ao calor elevado e pode transformar-se em corpos cetônicos no fígado de forma muito rápida (14,15).

A gordura do óleo vai rapidamente para o fígado através do trato digestivo.

Efeitos Colaterais

Existem efeitos colaterais para quem decide adotar a dieta cetogênica, e eles ocorrem por diversos motivos; alguns efeitos podem surgir e logo desaparecer.

Mas é importante ficarem atentos.

  • Dores de cabeça.
  • Fatiga.
  • Constipação.
  • Níveis elevados de colesterol.
  • Mau hálito (16).
  • Algumas crianças com epilepsia desenvolveram cálculos renais (17)

Curiosidades

Algumas células do cérebro só funcionam com o uso da glicose como combustível.

Sem o consumo de alimentos que possam ser transformados em glicose, o cérebro pode utilizar a cetona para obter a energia necessária.

Isso porque o corpo é tão inteligente que caso falte no seu organismo uma pequena porção de glicose para as funções cerebrais durante o processo de cetose, ele vai reproduzi-la a partir das proteínas presentes no organismo (18).

Esse processo é conhecido por glicogeogênese, e junto com a cetose eles são capazes de produzir a energia necessária para cérebro.

A glicogeogênese possui a habilidade de produzir a glicose sem o uso de carboidratos, a sua produção geralmente ocorre no fígado e nos rins (19).

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, para você e para a sua família; eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb; desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : ácidos graxos saturadosalimentaçãobarreira hematoencefálicabônus especiaiscarboidratoscetonascetosecorpos cetônicoscorrente sanguíneadieta cetogênicadr. juliano pimentelemagrecerenergiaexercíciosfígadogordura corporaljejumlivro digitalmédicosmetabólicametabolismooxigêniopacientes epiléticosperder gordurapesquisadoresqueima gordurasaúdesistema nervoso centraltratamento da epilepsia

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta