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Dieta da Água: Descubra Como Funciona e Quais os Benefícios

Dr Juliano Pimentel

Existem vários tipos diferentes de dietas, umas que são saudáveis e outras que podem prejudicar a saúde. Uma boa dieta vai incentivar você a adotar um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis. Por isso vamos falar da dieta da água.

A água é um elemento vital para o funcionamento do nosso organismo, e todas as dietas são unânimes em um ponto: todas recomendam a ingestão de no mínimo dois litros de água todos os dias.

Não só para perder peso, mas também para que seu organismo funcione melhor.

A água é fundamental no processo de acelerar o metabolismo, pois faz com que seu organismo funcione, os rins, o intestino, absorvendo os nutrientes, transformando os elementos e eliminando os resíduos desses processos, as toxinas, através da urina.

Em resumo, a água faz com que os alimentos sejam processados e nosso intestino funcione regularmente e também ativa a diurese, evitando a retenção de líquidos que faz com que o abdômen fique inchado, além da sensação de mal estar.

O consumo de água realmente pode ajudar a emagrecer, mas será mesmo que essa dieta traz um emagrecimento com saúde?

Não deixe de ler e compartilhar.

Dieta da Água

A dieta da água é basicamente o mesmo que ficar em jejum intermitente.

Quem me segue já sabe que o jejum intermitente é extremamente saudável, feito com acompanhamento médico e desde que você não tenha complicações de saúde (1).

Outros nutricionistas afirmam que a dieta da água é uma variante da dieta do jejum intermitente, um plano alimentar que promove uma redução calórica extrema.

Que limita o consumo de alimentos para mulheres em 600 calorias e para os homens em 500 calorias, ao longo de dois dias, não consecutivos, da semana.

Existem várias versões da dieta da água.

Enquanto algumas são mais extremas e permitem somente o consumo de água, outras aconselham a ingestão de maçã ao lado do líquido e há aquelas que aceitam a adição de frutas e vegetais.

Em alguns casos, a única recomendação dessa dieta envolve beber dois copos d’água antes de cada refeição, pois a água promove a saciedade e fará com que você coma menos.

Há versões da dieta da água que afirmam que a perda de peso ocorre devido ao consumo de água morna.

Essa afirmativa está ligada à medicina chinesa, que defende que a água morna pode melhorar o processo de digestão e promover o sentimento de saciedade (2, 3).

De forma contraditória, há outras que indicam o consumo de água gelada.

Afirma-se que a ingestão de água gelada emagrece, pois seu corpo queimará calorias ao se esforçar para aquecer a água até a temperatura normal do organismo.

O que sabemos com certeza é que a água pode ser uma ótima aliada na hora de eliminar toxinas desnecessárias ao seu corpo durante o processo de perda de peso

Beber Água Emagrece?

Além de ser extremamente saudável e necessária para a vida, a água possui diversos benefícios apoiados pela ciência e inclusive ajuda você a emagrecer.

Entenda porquê beber água pode te ajudar a perder peso:

  1. Queima mais calorias

Beber água aumenta a quantidade de calorias que você queima, que é conhecido como gasto de energia de repouso (4).

Em adultos, a despesa de energia de repouso aumentou 24-30% após beber água e durou pelo menos 60 minutos (5).

Outro estudo feito com crianças com sobrepeso e obesidade encontrou um aumento de 25% no gasto energético de repouso após beber água fria (7).

Um estudo feito em mulheres com excesso de peso examinou os efeitos do aumento da ingestão de água para mais de 1 litro por dia.

O resultado, durante um período de 12 meses, foi de um extra de 2 kg na perda de peso (8).

Essas mulheres não fizeram qualquer mudança de estilo de vida, exceto beber mais água.

Além disso, ambos os estudos indicam que beber 0,5 litros de água resulta em mais 23 calorias queimadas.

Vários outros estudos têm monitorado o sobrepeso em pessoas que bebem 1-1,5 litros de água por dia.

Eles encontraram uma redução significativa no peso, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e gordura corporal (9).

Estes resultados podem ser ainda mais impressionantes quando a água está fria.

Quando você bebe água fria, seu corpo usa calorias extras para aquecer a água até a temperatura corporal.

  1. Reduz o apetite

Algumas pessoas afirmam que beber água antes de uma refeição reduz o apetite (11).

Estudos feitos com adultos mais velhos mostraram que beber água potável antes de cada refeição pode aumentar a perda de peso em 2 kg durante um período de 12 semanas.

Em outro estudo, os participantes de idade avançada com excesso de peso e obesos que bebiam água antes de cada refeição perderam 44% mais peso, em comparação com outro grupo que não bebia água.

Pesquisas também mostraram que beber água potável antes do café da manhã reduziu a quantidade de calorias consumidas durante a refeição em 13% (12).

  1. Menor risco de ganho de peso

A água é livre de calorias, diminuindo o risco de ganho de peso.

Principalmente quando você bebe água em vez de outras bebidas, que muitas vezes são ricas em calorias e açúcar (13).

Estudos observacionais mostraram que as pessoas que bebem principalmente água têm até 9% menor ingestão calórica, em média (16).

Água potável também pode ajudar a evitar ganho de peso a longo prazo (18).

Riscos da Dieta da Água

Fazer dietas muito restritivas sem orientação médica pode causar desmaios, tonturas, constipação, dores de cabeça e mal estar.

Outros problemas menos comuns envolvem a perda de músculos e complicações relacionadas aos níveis de açúcar no sangue.

Dicas e Recomendações

  • É recomendável beber no mínimo 2,5 litros de água por dia, para que assim as toxinas sejam liberadas de forma eficiente e seu corpo se mantenha hidratado continuamente;
  • Se o seu objetivo é fazer dietas restritivas, procure orientação médica;
  • A água é um elemento essencial para a sua saúde, mas nem ela faz milagres. Para emagrecer você precisa adotar uma alimentação de verdade, rica em proteínas, legumes, frutas e gorduras saudáveis;
  • Também é fundamental cortar alimentos processados e açucarados.
  • Você pode consumir água com limão ou com gengibre, que ajudam a acelerar o metabolismo.
  • Consumir alimentos termogênicos naturais pode contribuir para a perda de peso (preencha o formulário abaixo e descubra as 10 melhores receitas de chás termogênicos para incluir na sua dieta).

Muito além do emagrecimento, a água traz diversos benefícios para a saúde.

Ela melhora o funcionamento do intestino, aumenta a disposição, controla a pressão, melhora o desempenho físico, melhora o transporte de nutrientes.

Desintoxica, hidrata os tecidos, protege o coração, melhora a absorção de vitaminas hidrossolúveis, protege contra pedras nos rins, previne contra as cãibras, entre muitos outros benefícios.

Alie a ingestão de água com um mudança nos hábitos alimentares e estilo de vida.

Coma alimentos realmente saudáveis e com nutrientes importantes para cuidar do seu corpo de dentro para fora.

Independente de seguir qualquer dieta, recomendo que você beba ao menos dois litros de água por dia e foque sua atenção na reeducação alimentar.

Faça isso e comprove os resultados para a sua saúde e emagrecimento.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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