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Disciplina E Organização: Essenciais Para Perder Peso

Dr Juliano Pimentel

Antes de emagrecer é fundamental ter em mente que todo processo de perda de peso vai exigir de você mudanças gradativas, principalmente quando falamos em reeducação alimentarMudar hábitos alimentares não é fácil, e para isso você vai precisar de disciplina e organização.

A disciplina e a organização estão sempre juntas. 

Ouço muitas vezes pessoas relatarem que acabaram comendo alguma porcaria, por não terem em casa alimentos saudáveis. Esse é um exemplo de desorganização e de indisciplina (1).

Neste artigo, eu compartilho dicas para manter a disciplina e a organização.

Não deixe de ler e compartilhar.

Receitas para ter vitalidade

Disciplina e Organização

O foco e a organização se iniciam na nossa mente, por isso uma atitude mental positiva é muito importante.

Se você tem o objetivo de emagrecer e manter a saúde, estabeleça essa meta e um tempo para que ela aconteça.

Elabore um planejamento das ações que terá que cumprir para alcançar os resultados desejados, como fazer uma avaliação médica, consultar um nutricionista, iniciar a reeducação alimentar, atividades físicas, entre outras coisas (2).

Para renovar as motivações e manter a disciplina, uma boa dica é refletir sobre os benefícios que essas ações vão proporcionar, a curto, médio e longo prazo.

Ter mais saúde, disposição, prevenir doenças, aumentar o condicionamento físico, emagrecimento saudável, além de mais qualidade de vida.

Outro ponto importante para manter a disciplina e organização é o apoio da família e amigos.

Confira algumas dicas para aumentar sua disciplina e organização.

  1. A disciplina é sua melhor amiga

Com o objetivo em mente e o planejamento traçado é hora de segui-lo à risca. Por isso, ter disciplina é fundamental para que o ponteiro da balança comece a descer.

Ela nos ajuda a manter o planejamento em foco, a seguir de modo adequado as estratégias previamente determinadas e, principalmente, a verificar de modo objetivo se elas estão sendo úteis (3).

Uma dica interessante é criar um diário alimentar, para que você registre tudo o que está consumindo ao longo do dia.

Para ajudar você a ter mais disciplina, existem os aplicativos para emagrecimento e o método Comer Consciente.

  1. Tenha objetivos claros

Quanto mais focada for a sua meta, mais fácil será planejar como alcançá-la.

No caso da perda de peso, é importante escolher os alimentos mais saudáveis entre aqueles que você mais gosta. Só assim você poderá programar o menu da semana, levando em consideração seus horários e orçamento.

  1. Não viva no piloto automático

Muitas vezes você pode comer não por fome, mas por associação e condicionamento.

Tenha disciplina para reconhecer se a sua alimentação é física ou emocional.

  1. Planeje a semana

A maioria das pessoas almoçam fora de casa durante a semana e, por isso, é importante conhecer todas as opções de restaurantes saudáveis próximos ao trabalho para evitar ciladas.

O salitre usado em muitos alimentos em restaurantes, aumentam o inchaço abdominal e outros problemas de saúde; ou seja, nem sempre comer fora de casa pode ser saudável.

Se for possível, prepare o almoço da semana de forma antecipada, como proteína, vegetais e saladas.

Planejamento é a palavra de ordem. Antecipar-se às situações e planejar é mais eficaz do que ficar passando vontade e fazendo esforço para não sucumbir às tentações (4).

Quando você se organiza para planejar cada refeição é mais fácil evitar alimentos porcarias, como produtos industrializados e açucarados.

  1. Não se apresse

O emagrecimento saudável e efetivo requer tempo, e os resultados não aparecem da noite para o dia.

Normalmente, as pessoas não perseveram na estratégia, por tempo suficiente para ver os resultados. Mas a ideia é exatamente mudar estruturalmente os hábitos, para evitar o efeito sanfona e o desânimo.

Faça as mudanças necessárias na alimentação e estilo de vida, e seja paciência com o seu organismo e a adaptação dele.

  1. Crie Avisos 

Colar avisos em pontos estratégicos pode mantê-la fiel à sua reeducação alimentar.

Alguns avisos motivacionais incluem: “ Não coma errado”, “Fuja do açúcar”, “Cuide bem da sua saúde”, entre outras frases que irão ajudar a manter a disciplina.

Disciplina e organização são fundamentais para a perda de peso, principalmente para manter os bons resultados.

 

Receitas para ter vitalidade

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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