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Fitness

Família Influencia no Sucesso do seu Emagrecimento?

Dr Juliano Pimentel

A mudança nos hábitos alimentares e adaptação é possível. Para conseguir ter mais saúde e perder peso você precisa fazer alterações significativas no seu estilo de vida e alimentação. Mas pense: como a família influencia no emagrecimento saudável?

Quando encontramos apoio da família e dos amigos, o que parece difícil pode se tornar muito mais fácil. 

Neste artigo vou mostrar como a família influencia no sucesso contra a balança.   

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Família Influencia Positiva ou Negativamente?

A família geralmente está próxima à você em todas as etapas da sua vida. E no processo de emagrecimento não é diferente.  

Contar com o auxílio de pessoas próximas pode favorecer o emagrecimento.

Quando você estabelece uma boa amizade com alguém lhe apoia, é bem mais provável que consiga atingir a sua meta.  

Nesse caso, procure ficar próximo de familiares e de amigos que não te deixam fugir da reeducação alimentar, e que incentivam a alcançar seu objetivo final (1).

Mas, ao contrário, se você conviver com pessoas que te desanimam e não conseguem entender o seu foco, que incentivam o consumo de alimentos prejudiciais, pode ser um desafio maior ainda.

Um estudo da Universidade de Waterloo no Canadá, identificou que pessoas que recebem apoio positivo dos familiares e dos amigos; de elogios à incentivos, ganharam menos peso no período de observação do que aquelas que haviam recebido alguma crítica em relação ao seu peso.

A conclusão é que, as pessoas que escutaram comentários do tipo, “nossa como você engordou” ou ainda ” você está precisando emagrecer” ou qualquer comentário do tipo ficaram mais inseguras e consequentemente ganham mais peso.

O fato de ficar chateado ou triste com os comentários ouvidos pode causar ansiedade e, consequentemente, aumenta a vontade de comer.

Comentários e opiniões das pessoas que amamos e que estão próximas a nós são de grande importância (2).

A motivação externa, pode ser fundamental para esse processo. Por isso, busque ficar próximo de pessoas ou coisas que te ajudam a manter a motivação acesa.

Por exemplo, fique perto daquela amiga que te incentiva, que aceita ir junto com você para academia e que te acompanha na alimentação de verdade.

Fique próximo a pessoas que te motivam e te inspiram.

Estratégias para não Desanimar

Para não deixar que o desânimo de pessoas que o cercam interfira negativamente no seu processo de emagrecimento, confira dicas infalíveis:

1- Encontre alguém que te motive

Dividir as aflições desse período com alguém pode ser mais motivador do que se pensa. Ter alguém com o mesmo objetivo nos permite compartilhar o que estamos passando diariamente, o que diminui a tensão.

Além disso, a tendência de nos enganarmos também diminui quando temos alguém ao lado, tanto nos treinos quanto na dieta. Até porque, além de não nos desapontarmos, também não queremos desapontar a outra pessoa.

2- Mostre suas intenções

Mostrar suas reais intenções pode ajudar a eliminar sentimentos ruins que surgem quando você começa a fazer escolhas diferentes.

Por exemplo, se você está constantemente recusando convites para jantar com amigos, eles podem assumir que você simplesmente não está interessado em passar tempo com eles.

Em vez disso, explique que você está tentando incorporar um estilo de vida saudável e que esse novo restaurante não está em seus planos, mas você adoraria ir ver um filme ou se reunir para o café em vez disso.

Deixe-os saber quão importante é o apoio deles para você (3).

3- Fique ativo com os amigos e a família

Abraçar um estilo de vida saudável não precisa prejudicar sua vida social. Ao invés de se isolar para não cair em tentação, sugira alternativas divertidas para continuar ativo com os amigos e com a família.

Em vez de happy hour ou rodízio de pizza, porque não começar uma classe de exercícios juntos ao ar livre? Convide as pessoas próximas a você para uma caminhada.

Se praticar exercícios não é mesmo algo desejável para os seus amigos, então convide eles para uma refeição em algum lugar saudável, para jogar boliche ou ir ao cinema.

4- Trabalhe em conjunto

Busque na sua família ou no seu ciclo de amizades alguém em quem se apoiar e dividir todo esse momento. Dividam receitas saudáveis, dicas de musculação, DVDs de ginástica e informações sobre saúde. Se exercitem juntos.

Mostre para eles as dicas de alimentação saudável que você aprendeu, estimule um consumo mais consciente e saudável. 

Estabeleçam datas de exercício por semana. O tempo vai passar muito mais rápido se vocês conversarem, e quando vocês definirem os treinos em sua agenda, verão resultados mais rápidos.

Assim, também é menos provável que você perca um dia de treino, já que sabe que seu amigo estará lhe esperando.

Criem metas em conjunto.

Não importa se ambos querem perder cinco quilos ou estão treinando para uma maratona, ter alguém para compartilhar seus objetivos ajuda a persegui-los e alcançá-los.

Uma vez que vocês conseguirem, poderão comemorar juntos (4).

Você pode mostrar à eles que a família influencia de forma positiva na saúde, por você ser o exemplo.

5- Leve sua comida

Durante reuniões em família, leve a sua comida saudável para compartilhar. Pelo menos durante o seu processo de emagrecimento, essa é uma técnica eficiente para ficar longe das tentações.

A sua família influencia no seu processo de emagrecimento, porém, a pessoa mais focada e determinada em perder peso e mudar os hábitos alimentares, tem que ser você!

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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