close
Fitness

Como o Jejum Pode Acelerar o Emagrecimento

Para quem ainda não sabe, o Jejum é uma prática antiga e comum para muitas culturas e religiões. Mas o que poucas pessoas sabem é que o jejum pode acelerar o emagrecimento.

Mas como usá-lo de forma segura e responsável para perder peso, e não sofrer com as deficiências nutricionais?

Existem mitos e dúvidas sobre o assunto.

Mas quem me conhece sabe que eu sou adepto ao Jejum Intermitente, e que indico para os meu leitores e pacientes; por isso, nesse artigo eu vou explicar como o jejum pode acelerar o emagrecimento com saúde.

E como eu sempre alerto: não existe mágica para perder peso. O jejum intermitente pode auxiliar no emagrecimento, mas também é essencial fazer exercícios regulares e comer alimentos adequados.

Não deixe de ler e compartilhar!

Jejum Pode Acelerar o Emagrecimento

Jejum Pode Acelerar o Emagrecimento: Alie com Exercícios. Imagem: (Divulgação)

Especialistas e pacientes apoiam que ficar horas sem comer pode ser prejudicial para a saúde, e que deve ser evitado (1,2).

Você já deve ter ouvido a recomendação de comer de 3 em 3 horas, certo? Mas como eu já expliquei em artigos anteriores, isso não é indicativo de saúde ou apoia o emagrecimento.

De acordo com pesquisas, depois de 12 horas de jejum por exemplo, o organismo consome o excesso de carboidratos, e começa a queimar a gordura armazenada.

Mas para exemplificar: o jejum intermitente pode ajudar a emagrecer; pois beneficia a perda de gordura de muitas formas comprovadas pela ciência, além de possuir outros benefícios, como (2):

  • Reduz os níveis de Glicose no sangue;
  • Evita a Resistência à insulina;
  • Reduz as Inflamações;
  • Aumenta a Imunidade;
  • Reduz o Risco de Doenças Cardíacas;
  • Controla os Níveis do Mau Colesterol;
  • Aumenta a Energia;
  • Melhora a cognição, memória, e a clareza de pensamento;
  • Saúde Cerebral;
  • Previne Doenças Neurodegenerativas.
Faça o Download

1- Perda de peso

Ele possui a capacidade de acelerar a queima de gordura e com isso, faz com que o seu organismo perca calorias.

O jejum intermitente força o seu corpo a usar os depósitos de gordura que estão armazenadas, e que se acumulam na cintura e em volta dos órgãos como combustível de energia.

Quando você se alimenta, o organismo usa a glicose (açúcar) dos alimentos como fonte principal de geração de energia, já o excesso de glicose que restou fica armazenado nos músculos e fígado como glicogênio.

Ao consumir menos glicose (que pode vir do próprio açúcar ou de carboidratos), o corpo quebra o glicogênio armazenado como combustível.

Quando esse glicogênio se esgota o corpo vai buscar fontes alternativas de energia, como aquelas presentes em células de gordura.

O jejum intermitente funciona semelhante à dieta cetogênica, que incentiva um consumo melhor de carboidratos, forçando o seu corpo a usar os depósitos de gordura como energia, fazendo assim com que você perca gordura.

Estudos direcionados para a efetividade do Jejum Intermitente, mostraram que dependendo da escala de jejum que você pratica; ele pode ajudar a reduzir o peso corporal em até 7%, e da gordura corporal em até 544 gramas (dependendo dos tipos de alimentos que você consome, para quebrar o jejum) (3).

No método de 18/6 esses estudos perceberam, que não acorreu a perda de massa magra mas somente de gordura armazenada.

2-Reduz a Fome

O hormônio da saciedade ou leptina, é um hormônio muito importante produzido pelas células de gordura, e responsável por sinalizar o seu cérebro sobre o momento de parar de comer.

Sabe quando você sente que está satisfeita (o)? é a leptina no seu organismo que está trabalhando. Quando você sente fome os níveis de leptina aumentam, e após as refeições eles tendem a cair.

Quanto maior for a sua gordura corporal como no caso de pessoas obesas e com sobrepeso; mais leptina o organismo vai produzir.

Porém, o excesso dela pode provocar a resistência à leptina, que pode induzir você a não conseguir parar de comer e sempre sentir fome, mesmo após as refeições.

Quando esse hormônio está equilibrado e funciona adequadamente, você não sente tanta fome e isso previne o aumento de peso e a compulsão alimentar, que causam o excesso de peso e a obesidade.

Durante o Jejum intermitente, o seu corpo consegue baixar e equilibrar a produção de leptina, e isso é fantástico para quem quer perder peso ou manter o peso ideal.

Mas não pense que fazer jejum basta para emagrecer, quem me acompanha sabe que os exercícios físicos regulares e a alimentação saudável e de baixo carboidratos é essencial.

Como Funciona

O Jejum Intermitente ou o jejum cíclico pode durar de 12-16 ou mais, dependendo do seu histórico médico e a recomendação do especialista.

Durante esse período de jejum é essencial e indispensável a ingestão de água, café ou chá (sem açúcar ou adoçantes) para hidratar o seu organismo.

Parece difícil? Mas pense: durante as suas horas de sono, ou quando vai realizar algum tipo de exame você não fica algumas horas consideráveis sem se alimentar?

Todo mundo em algum momento da vida já praticou o Jejum Intermitente sem saber.

Muitas pessoas usam o jejum intermitente para controlar o peso, e evitar o aumento dele.

De acordo com pesquisas voltadas para a prática do jejum intermitente, quando o paciente mantém esse controle e rotina; dificilmente desiste dele pois se torna um hábito saudável.

Ele pode ser considerado um estilo de vida, e não somente um tipo de dieta que restringe a sua alimentação, e ao encerrá-la você volta a engordar todos os quilos perdidos.

Para quebrar o jejum você precisa ter em mente, que precisa nutrir o corpo com alimentos de verdade, saudáveis e que reponham proteínas, fibras, vitaminas e outros nutrientes.

Entenda melhor como funciona o jejum para iniciantes, no meu artigo clicando aqui.

Precauções

Apesar dos benefícios do jejum intermitente, algumas pessoas devem evitar a sua prática, a menos que o médico tenha permitido (4).

Pessoas com:

  • Baixo nível de açúcar no sangue
  • Diabetes
  • Histórico de Distúrbios Alimentares
  • Crianças
  • Adolescentes
  • Cálculos Biliares
  • Grávidas
  • Distúrbios da Tireoide

Verifique o melhor método de jejum intermitente para você, caso não faça parte do grupo citado acima.

E se você optar por começar o jejum, lembre-se que precisa ingerir líquidos saudáveis e livres de açúcar refinado e conservantes, durante o jejum como água, café e chá, por exemplo.

E para quebrar o jejum e não prejudicar todo o seu esforço para emagrecer, precisa ficar longe dos alimentos industrializados, processados, açúcar refinado e de outros alimentos que engordam e prejudicam a saúde.

Coma comida de verdade e de baixo carboidrato.

Faça o Download

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : adoçanteságuaAumenta a Energiaaumento de pesoauxiliar no emagrecimentocaféchácomer de 3 em 3 horasdeficiências nutricionaisdepósitos de gorduradietadieta cetogênicadistúrbios da tireoidedr. juliano pimentelemagrecimento saudávelenergiaexcesso de carboidratosgordura armazenadahábito saudáveljejumjejum intermitentejejum para iniciantesjejum pode acelerar o emagrecimentoleptinamanter o peso idealmau colesterolmitosobesidadequebrar o jejumqueima de gorduraReduz as InflamaçõesReduz os níveis de Glicose no sangueresistência à leptina

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta