close
Fitness

Benefícios da Meditação Para Emagrecer Neste Verão

Em artigo anteriores eu falei sobre os benefícios da meditação para a saúde mental e física, e como ela pode auxiliar no alívio e tratamento de dores físicas e o estresse. Agora eu quero chamar a atenção para os benefícios da meditação para emagrecer. Será que é possível?

Antes de mais nada, tenha em mente que nenhum método de emagrecimento funciona sozinho. Você precisa mudar os hábitos alimentares, praticar atividades físicas para perder peso e mudar o estilo vida.

E se você quer tirar a dúvida se você pode usar a meditação para emagrecer, não perca esse artigo.

Não deixe de ler e compartilhar!

Meditação Para Emagrecer

Meditação para Emagrecer: Como é Possível. Imagem: (Divulgação)

Meditação é a prática diária de limpar a mente, ter um pensamento claro e equilibrar as emoções. Ela pode ser feita por cinco minutos ao dia ou mais, dependendo da sua prática.

Existem especialistas que ensinam que a meditação pode ser feita até mesmo em locais inusuais como em filas de banco.

Mas será que você pode usar a meditação para emagrecer?

Especialistas afirmam que sim, isso é possível; e que a meditação ajuda a alinhar a mente consciente e inconsciente, a acordar as mudanças que você quer aplicar ao seu comportamento.

Essas mudanças podem envolver diversos fatores, como a compulsão por alimentos nada saudáveis e o controle do comportamento alimentar.

É essencial que a mente inconsciente esteja envolvida, por que é lá em que se estabelecem os maus hábitos e vícios como distúrbios alimentares, visão distorcida sobre a alimentação e a vontade de comer por desequilíbrio emocional (1).

Usar a meditação para emagrecer ajuda a ter uma visão mais consciente disso; equilibrar a mente para uma visão saudável da comida e em controlar os impulsos negativos.

Ela também pode ajudar você a substituir hábitos alimentares prejudiciais por hábitos saudáveis que auxiliam o emagrecimento.

Outro fator que beneficia a perda de peso, é que a meditação favorece o equilíbrio dos hormônios do estresse, em controlar os seus níveis.

Entre esses hormônios encontramos o cortisol, que em níveis altos no organismo prejudica e seu equilíbrio emocional, e sinaliza o corpo para armazenar a gordura corporal e transformá-la em calorias, ao invés de energia.

Isso prejudica o emagrecimento, pois se você está com os níveis descontrolados de cortisol no organismo dificilmente conseguirá perder peso, ou manter o peso ideal; mesmo que já tenha feito as mudanças necessárias na alimentação e faça exercícios físicos regularmente.

O cortisol também prejudica outras áreas do seu organismo como por exemplo, pode causar inflamações.

Em um estudo feito em 2016 pelo Departamento de Ciências Psicológicas da Texas Tech University, nos Estados Unidos; constataram que os participantes que praticaram a meditação por curtos períodos regulares, apresentaram mais atenção, relaxamento, calma, consciência corpo-mente e uma melhora na atividade cerebral.

De acordo com os pesquisadoras, a meditação atinge a área cerebral responsável pelo autocontrole.

Isso mostra que alguns minutos de meditação por dia, podem ajudar você a controlar o seu desejo por açúcar e gorduras prejudiciais, por exemplo.

Como a Meditação Favorece os Exercícios Físicos?

Muitas pessoas querem emagrecer mas estão em um ciclo de estresse que faz aumentar os níveis de cortisol, e como eu expliquei acima, ela impede que a gordura corporal seja queimada.

A dificuldade em perder peso pode aumentar o estresse emocional e a ansiedade; com isso você acaba comendo mais comida industrializada e aumenta os níveis de cortisol; você tem nas mãos uma bomba relógio e um ciclo negativo que gera doenças como a obesidade.

Em contrapartida, a meditação só trará benefícios como:

  • Auxiliar no gerenciamento do estresse;
  • Melhoria na qualidade de vida;
  • Baixar os níveis de cortisol;
  • Facilitando a queima de calorias armazenadas.

Como Fazer a Meditação

Meditação para Emagrecer: Como Fazer. Imagem: (Divulgação)

Especialistas afirmam que a meditação pode ser feita em qualquer momento, até mesmo enquanto você faz uma caminhada, em uma fila de banco ou sozinha (a) em casa.

Você pode escolher também um local tranquilo e silencioso para iniciar a meditação.

Outra forma eficaz de fazer a meditação para emagrecer, é usando mantras para relaxar. Mantras são palavras ou frases repetidas que são usadas para suavizar a mente e relaxar e desligar a mente do mundo.

A meditação guiada é outra opção para quem ainda não está familiarizado e precisa aprender a se concentrar e silenciar a mente; você encontra algumas opções práticas em vídeos na internet.

Como fazer a Meditação:

Escolha um horário adequado e local.

Escolha a postura adequada, que pode ser sentada (a) com a coluna reta, caminhando, em pé, ou deitada (o).

Concentre-se na sua respiração preenchendo o peito.

Concentre-se em uma palavra ou frase, em sua respiração ou outra coisa que traga relaxamento e concentração.

Tente limpar a mente de preocupações, medos, inseguranças, e qualquer outra coisa que tire o seu foco.

Se vier pensamentos distintos, deixe-os irem embora, não focalize neles e não se cobre.

A meditação é uma ferramenta de um conjunto de práticas saudáveis. Pode ser um novo estilo de vida, que proporciona relaxamento, equilíbrio, saúde e qualidade de vida (2).

Use a meditação aliada a uma alimentação nutritiva e natural, pratique atividades físicas; e evite alimentos industrializados e processados, que prejudicam o corpo e a sua saúde.

E se o seu objetivo é cuidar da saúde e alimentação para perder peso e prevenir doenças, esse é o momento!

Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alívio e tratamento de dores físicasarmazenar a gordura corporalautocontrolebenefícios da meditação para a saúde mental e físicaBenefícios da Meditação Para Emagrecercontrolar os impulsos negativoscortisoldistúrbios alimentaresdr. juliano pimentelemagrecimentoequilibrar a menteequilíbrio emocionalexercícios físicoshábitos saudáveishormônio do estressemeditaçãomente consciente e inconscienteobesidadeperda de peso

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta