close
Fitness

Mindfulness Ajuda a Emagrecer

Para quem ainda não conhece a Mindfulness, ela é uma técnica de meditação que prega o foco no presente e em ser positivo (a); ela é usada como método de trabalhar a depressão, ansiedade, outros distúrbios emocionais e que pode auxiliar em outras áreas.

 

Pesquisas apontam que esse método pode auxiliar na perda de peso de forma saudável, sem que afete a saúde.

Como eu sempre digo: para perder peso de verdade você precisa aliar a alimentação correta com atividades práticas regulares, e nisso a técnica mindfulness também pode auxiliar.

Não deixe de ler e compartilhar!

Mindfulness

Mindfulness: Comer Consciente. Imagem: (Divulgação)

O Mindfulness (estado de plenitude mental) é uma técnica que visa a atenção total no presente sem julgamentos. Ela se resume em tirar uns momentos do dia para meditar, esvaziando a mente ou mantendo a concentração total em algum estímulo que você escolher, ao seu redor.

Como o corpo está conectado entre si, essa técnica também pode beneficiar a saúde física, apesar do seu foco ser na área cerebral e na saúde mental.

Mas como a mindfulness pode ajudar no emagrecimento?

Estudos apontam que essa técnica de meditação pode auxiliar na luta contra a balança (1). Ela pode influenciar na reeducação alimentar, que é um dos principais modos de perder peso e manter a saúde.

Ao comparar pessoas que praticam atividades físicas e se alimentam de forma saudável, com aqueles que aliam essas práticas com essa técnica de meditação; os pesquisadores perceberam que eles perderam menos peso do que aquelas pessoas que praticam Mindfulness.

Os praticantes desse tipo de meditação conseguem manter o peso ideal com mais eficácia, e emagrecem com mais facilidade do que aqueles que não são adeptos a essa técnica.

E isso também envolve o comer consciente, em que você abre mão de distrações durante as refeições para prestar atenção naquilo que come; comer pausadamente, mastigar bem os alimentos, comer somente quando sentir fome e sentir os sabores e texturas dos alimentos; ao invés de simplesmente comer diante da televisão, enquanto usa aparelhos eletrônicos e de forma rápida.

Comer consciente é uma mudança saudável na forma de se alimentar, que auxilia no consumo equilibrado e sadio dos alimentos; por ajudar você a prestar atenção ao alimento e dar tempo para o cérebro identificar que você já está satisfeito (a).

O Mindfulness ajuda você a viver o presente, e aplicando isso durante as refeições, assim como o comer consciente, ajuda você a trabalhar a ansiedade e evitar as distrações enquanto come.

Isso evita que você coma demais ou coma alimentos movido (a) pela compulsão alimentar, ansiedade e estresse.

Quantas pessoas engordam sem perceber, por comerem demais quando estão com desequilíbrios emocionais, ou por estarem conectados o tempo todo? Isso é um perigo pois pode aumentar as chances obesidade, sobrepeso e em outros problemas de saúde.

De acordo com pesquisas voltadas para a efetividade desse tipo de meditação, ela pode ajudar a identificar as pistas internas que sinalizam a fome ou a saciedade (2).

Você aprende a reconhecer o próprio corpo, os desejos, inclinações e os possíveis gatilhos emocionais, que podem fazer com que você coma além do que precisa para viver com saúde.

Mas lembre-se de buscar a orientação de um especialista de como para praticar o Mindfulness.

Ela vai ajudar você a ter mais consciência sobre si e sobre os alimentos, e a comer para viver e não viver para comer.

E se o seu objetivo é emagrecer com saúde, de forma efetiva e ainda proteger a sua saúde, eu e a minha esposa Carol Pimentel temos um convite especial para você!

 

Sucos Vegetais para minimizar sintomas de reação alérgica

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : atividades físicasCarol PimentelComer Conscientedepressãodistúrbios emocionaisdr. juliano pimentelmeditaçãoMindfulnessperda de pesoreeducação alimentarsaciedade

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta