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Motivação para Perder Peso: Com 13 Passos Práticos

Dr Juliano Pimentel

Aderir à um plano de perda de peso saudável pode parecer impossível. Muitas vezes, as pessoas não conseguem manter a motivação para perder peso. Mas se você quer ter uma vida mais saudável, a motivação é essencial.

Neste artigo eu resumi as melhores formas de motivação para perder peso.

Não deixe de ler e compartilhar.

Motivação para Perder Peso

1. Determine a Motivação

Defina claramente todas as razões que fazem você desejar perder peso.

Isso ajuda com o comprometimento e a motivação para atingir seus objetivos. Tente revisar essas razões diariamente e usá-las como um lembrete quando você pensar em desistir de perder peso (1).

2. Expectativas Realistas

Muitas dietas e produtos fitness falam sobre perda de peso rápida e fácil. Entretanto, isso pode ser irrealista e pouco saudável (2).

Definir metas inalcançáveis ​​pode aumentar a frustração e fazer com que você desista. Ao estabelecer e realizar metas atingíveis, aumenta a realização e o ânimo (3, 4).

Na verdade, a perda de peso de 5-10% do seu peso corporal pode (7):

>> Melhorar o controle do açúcar no sangue;

>> Reduzir o risco de doença cardíaca;

>> Baixar os níveis de colesterol;

>> Reduzir a dor nas articulações;

>> Reduzir o risco de câncer.

3. Foco nos Objetivos

Focar somente nos resultado pode descarrilar sua motivação. Eles podem muitas vezes aumentar a sensação de sobrecarga e desânimo. 

Foque no objetivo e faça as mudanças necessárias para alcançá-lo. 

Um exemplo é praticar exercícios físicos quatro vezes por semana.

Para definir metas fortes você precisa ser:

>> Específico;

>> Mensurável;

>> Alcançável;

>> Realista;

>> Baseado no tempo.

Alguns exemplos desses tipos de metas podem ser:

>> Vou caminhar rapidamente durante 30 minutos por cinco dias na próxima semana.

>> Eu vou comer quatro porções de legumes todos os dias esta semana.

>> Eu não vou comer doces esta semana.

4. Escolha um Plano que se Adapta ao seu Estilo de Vida

Existem centenas de diferentes dietas, a maioria delas são baseadas em cortar calorias (8).

Reduzir sua ingestão de calorias levará à perda de peso, mas pode causar também o efeito sanfona e fazer você ganhar peso no futuro (9).

Em vez disso, considere seguir uma reeducação alimentar para ajudá-lo a perder peso (11):

>> Coma alimentos de verdade;

>> Evite farinhas, alimentos processados e açucarados;

>> Inclua carnes, frutas e legumes na sua alimentação.

5. Tenha um Diário da Perda do Peso

Pesquisas descobriram que as pessoas que acompanham sua ingestão de alimentos, são mais propensas a perder e manter a perda de peso (12).

No entanto, para manter um diário alimentar corretamente, você deve escrever tudo que você come. Isso inclui refeições, lanches e eventuais escapadas. Você também pode registrar suas emoções em seu diário alimentar.

Isso pode ajudar a identificar certos gatilhos para comer em excesso, e a encontrar maneiras mais saudáveis ​​de lidar com a comida (13).

6. Comemore os Sucessos

Para manter a motivação para perder peso comemore as suas vitórias e sucessos. 

Comemore todos os seus sucessos para manter a motivação. 

Além disso, lembre-se de comemorar mudanças de comportamento e não apenas mudanças de peso. Por exemplo, se você cumpriu seu objetivo de exercitar quatro dias por semana e não comer doces, planeje uma noite divertida com os amigos como recompensa.

Além disso, você pode melhorar ainda mais a motivação, recompensando-se. No entanto, é importante escolher recompensas adequadas. Evite recompensar-se com alimentos.

Além disso, evite recompensas que são tão caras que você nunca iria comprá-las, ou tão insignificante que não fazem diferença para você.

7. Busque Apoio

As pessoas precisam de apoio regular e feedback positivo para se manterem motivadas. Informe sua família e amigos próximos sobre seus objetivos de perda de peso para que eles possam te ajudar em sua jornada.

Muitas pessoas também acham útil encontrar um amigo que também deseja perder peso.

Assim vocês podem trabalhar juntos. Além disso, considere se juntar a um grupo de apoio, como a família do bem que existe nas minhas redes sociais.

8. Faça um Compromisso Público

Pesquisas mostram que aqueles que fazem um compromisso público, são mais propensos a seguir com seus objetivos (14).

Dizer aos outros sobre seus objetivos de perda de peso irá ajudá-lo a ficar responsável.  Diga a sua família e amigos próximos, e até mesmo considere compartilhar seus objetivos em mídias sociais.

9. Pense e Fale Positivamente

As pessoas que têm expectativas positivas e se sentem confiantes em sua capacidade de atingir seus objetivos tendem a perder mais peso (15).

Além disso, as pessoas que usam “conversa de mudança” são mais propensos a seguir com os planos. 

Conversa de mudança é fazer declarações sobre compromisso com mudanças comportamentais, as razões por trás deles e os passos que você vai tomar ou está tomando para alcançar seus objetivos (16).

Portanto, comece a falar positivamente sobre sua perda de peso. Além disso, fale sobre os passos que você vai tomar e comprometa seus pensamentos em voz alta.

Por outro lado, a pesquisa mostra que as pessoas que gastam muito tempo apenas fantasiando sobre o seu peso são menos propensos a atingir seu objetivo.

10. Planejar Desafios e Retrocessos

Outra forma de manter a motivação para perder peso é planejando os desafios e retrocessos. Dificuldades sempre aparecerão.

Encontrar maneiras de se planejar para elas e desenvolver habilidades adequadas para enfrentar os desafios, vão ajudar a manter a motivação para perder peso.

Sempre haverá feriados, aniversários ou festas para participar. E sempre haverá problemas no trabalho ou com a família.

Muitas pessoas se voltam para o alimento como conforto.

Criar habilidades de enfrentamento adequadas impedirá que isso aconteça com você. 

Considere o uso de alguns desses métodos para lidar com o estresse:

>> Exercício;

>> Respirar profundamente;

>> Tomar um banho quente;

>> Conversar com um amigo;

>> Pedir ajuda.

Lembre-se de planejar também feriados e eventos sociais.

Você pode pesquisar cardápios de restaurantes com antecedência e encontrar uma opção saudável. Nas festas, você pode trazer um prato saudável ou comer porções menores.

11. Não Procure a Perfeição e Perdoe-se

Perdoe a si mesmo. Você não tem que ser perfeito para perder peso. Se você cometer um erro, evite se culpar em excesso.

Em vez de pensar sobre como “você faz tudo errado” pense sobre como você pode melhorar e em todo o seu potencial. E assuma o controle da sua vida. 

12. Aprenda a se Amar mais

Melhorar sua imagem corporal pode ajudar a perder peso e manter sua perda de peso (17). 

Além disso, as pessoas que têm uma imagem corporal melhor são mais propensos a escolher uma alimentação mais adequada e tentar novas atividades (18).

Aprenda a amar o seu corpo e pare de enxergá-lo como um inimigo.

Algumas formas de impulsionar sua imagem corporal incluem:

>> Exercicio;

>> Aprecie o que seu corpo pode fazer;

>> Faça algo por si mesmo, como fazer uma massagem ou manicure;

>> Cerque-se de pessoas positivas;

>> Pare de se comparar com os outros, especialmente com os modelos e artistas;

>> Use roupas que você gosta e que se encaixam bem no seu corpo;

>> Olhe não espelho e diga coisas que você gosta sobre si mesmo em voz alta.

13. Procure Ajuda Profissional

Outra forma de manter a motivação para perder peso é por procurar a ajuda de um profissional especializado.  

Um profissional pode te mostrar quais são os melhores alimentos e exercícios para você. 

Estar motivado para perder peso é importante para o sucesso a longo prazo da perda de peso. As pessoas acham diferentes fatores motivadores, por isso é importante descobrir o que ajuda a motivá-lo, especificamente.

E não tenha medo de pedir ajuda quando necessário. Com as ferramentas adequadas e suporte, você pode encontrar e permanecer com a motivação para perder peso.

Você pode alcançar esse objetivo! Mantenha a determinação.

Comece hoje mesmo!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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