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Perder Gordura Localizada: É Possível de Forma Saudável?

 Para algumas pessoas, perder gordura localizada pode parecer uma luta árdua e difícil, não é verdade? A frustração por não conseguir eliminar o excesso de gordura pode piorar o trajeto. 

Cintura, coxas, braços, quadril e as extremidades do corpo são áreas comuns onde se instala o excesso de gordura corporal.

Se você percebeu que uma parte específica do seu corpo acumula gordura com mais facilidade, fique atenta (o).

Algumas pessoas tendem a levar o excesso de peso proporcionalmente, enquanto outras mantêm o peso em áreas específicas como os glúteos, as coxas ou a barriga.

Quer saber como é possível perder gordura localizada sem perder a saúde? Então não perca esse artigo.

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Perder Gordura Localizada

Perder Gordura Localizada. Imagem: (Divulgação)

Gênero, idade, genética e estilo de vida desempenham um papel importante no ganho de peso, e na acumulação de áreas teimosas de gordura corporal.

Por exemplo, as mulheres tendem a acumular mais gordura corporal que os homens, especialmente durante os anos de gravidez.

No entanto, durante a pré-menopausa e a menopausa, as alterações hormonais podem fazer com que o peso mude para a região da barriga.

ganho de peso pode ser muito frustrante e fazer com que muitas pessoas busquem alternativas mais fáceis, do que seguir uma reeducação alimentar ou aumentar seus níveis de atividade.

A perda de gordura direcionada, também conhecida como “redução no local”, é um tipo de exercício que muita gente se volta ao tentar diluir áreas específicas de seus corpos (1).

Ou seja, são exercícios específicos destinados a queimar gordura localizada.

Um exemplo de redução no local é o exercício de tríceps, que busca eliminar o excesso de gordura nas costas dos braços.

Esta teoria de segmentação de partes específicas do corpo é popular, levando muitas pessoas a se concentrarem apenas em áreas problemáticas, ao invés de exercitar seu corpo inteiro.

Este método apela à crença de que trabalhar os músculos em áreas problemáticas, é a melhor maneira de queimar a gordura nesse ponto específico.

Mas na verdade, a perda de gordura não funciona dessa maneira!!!

Para entender sobre a perda de gordura localizada não ser eficaz, é importante entender como o corpo queima gordura.

A gordura em suas células é encontrada na forma de triglicerídeos, que são gorduras armazenadas que o corpo usa para transformar em energia.

Antes que eles possam ser queimados por energia, os triglicerídeos devem ser divididos em seções menores chamadas ácidos graxos livres e glicerol, que são capazes de entrar na corrente sanguínea.

Durante o exercício, os ácidos graxos livres e o glicerol utilizados como combustível podem vir de qualquer lugar do corpo, não especificamente da área que está sendo exercitada.

Esse é o problema!

Um estudo feito com 24 pessoas que apenas fizeram abdominais durante seis semanas, não encontrou redução na gordura da barriga.

Os pesquisadores descobriram que embora tenha ocorrido alguma perda de gordura, ela foi generalizada para todo o corpo.

Um estudo feito com 10 pessoas descobriu que a perda de gordura, foi maior em áreas próximas aos músculos exercitados.

Apesar desses estudos anuais, a maioria das evidências científicas mostra que não é possível perder gordura em uma área específica exercitando a parte do corpo sozinha.

Por isso, além dos exercícios é importante consumir bebidas termogênicas, para elevar o potencial da perda de gordura. Selecionei as melhores receitas em um único material. Clique na imagem para receber.

Entenda a diferença entre “redução local” e “tonificação direcionada

Embora exercícios para a perda de gordura localizada possam ser ineficazes, na queima de gordura em partes específicas do corpo; alvejar áreas problemáticas ao tonificar o músculo subjacente pode ter resultados benéficos.

Você não pode escolher onde seu corpo perde gordura, mas você pode escolher onde deseja parecer mais tonificado e definido.

É importante combinar exercícios de tonificação direcionados, com exercícios de cardio para queimar gordura.

Por exemplo, fazer muitos exercícios de ab resultará em músculos estomacais mais fortes, mas você não verá a definição nessa área, a menos que você perca o peso corporal total.

É por isso que cardio, exercícios de corpo inteiro, e uma dieta saudável são necessários para ver verdadeiramente os resultados.

Perder Gordura Localizada: Exercícios Físicos

Perder Gordura Localizada e os Exercícios. Imagem: (Divulgação)

Para te ajudar, eu trouxe técnicas de exercícios para você começar a aplicará.

1. Exercício cardiovascular

Cardio, como corrida e ciclismo, usa grandes grupos musculares e provou ser efetivo no processo de queimar calorias. A boa notícia é que esses exercícios podem ser particularmente eficazes no derretimento da gordura da barriga.

2Treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT)

HIIT envolve pequenos períodos de atividade intensa imediatamente seguidos por um período de recuperação. Os estudos mostram que Treino HIIT pode ser até mais eficaz na queima de gordura do que o cardio quando feito em ritmo constante.

Você pode aplicar o HIIT em qualquer exercício: como caminhadas, agachamentos, saltos e abdominais.

3Exercícios de corpo inteiro

Ao invés de se concentrar em uma área do corpo, o exercício de corpo inteiro, como burpees e as danças, potencializam a queima de calorias e ajudam a perder gordura.

4Combinar exercícios

Combinar treinamento de resistência e exercícios cardiovasculares é mais efetivo para queima de gordura e, particularmente, minha técnica preferida!

O ideal é que você combine a musculação com caminhadas, corridas, aula de dança, entre tantas outras opções. Assim, você perde gordura e ainda tonifica as partes do corpo que você gostaria de mudar.

Se você não tem tempo ou não gosta de fazer aulas ou academia, encontre alguma atividade que te satisfaça.

Por exemplo, exercícios de baixo impacto como a natação e a caminhada demonstraram ser extremamente efetivos para perda de peso e são fáceis de fazer.

O mais importante é não ficar parada e também cuidar da sua alimentação!

Embora o aumento da atividade geral e a adição de novos exercícios à sua rotina diária, sejam importantes para a perda de peso e sua saúde geral; seguir alimentação saudável é mais do que fundamental ao tentar queimar a gordura corporal.

Muita gente acha que, os exercícios bastam, e por isso, podem comer à vontade massas e doces, por exemplo.

Na verdade, escolher alimentos ruins ou comer demais pode rapidamente desfazer todo o seu trabalho árduo praticando exercícios.

Para perder peso, é importante criar um déficit calórico geral. Comer alimentos saudáveis é a melhor maneira de fazer isso.

Então, mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e perder gordura localizada.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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