close
Fitness

Como Queimar Gordura e ter a Barriga Chapada?

Como perder a barriga saliente, ou os famosos pneuzinhos que insistem em marcar a roupa? Quer saber como queimar gordura abdominal, e curtir o ano todo com a barriga chapada?

Cuidar da aparência e do corpo é normal e importante para a saúde física e mental; por exemplo: aumenta a autoestima, melhora o humor, além de outros benefícios.

Mas lembre-se: não existem fórmulas mágicas, tudo depende do conjunto de ações saudáveis que você adota para queimar gordura.

Então leia o artigo e aproveite as dicas.

Não deixe de ler e compartilhar!

Queimar Gordura

Queimar Gordura: Saia do Sedentarismo. Imagem: (Divulgação)

A barriga saliente aponta problemas no seu organismo, como a gordura visceral, mau colesterol, diabetes, entre outras doenças.   

Para te ajudar a não perder tempo com exercícios que não funcionam, eu trago algumas dicas baseadas na ciência e em pesquisas especializadas na área Fitness e da saúde.

Como ter a barriga chapada de uma vez por todas, sem colocar a saúde em risco?

Você precisa sair do sedentarismo, perder peso e queimar gordura (1).

Consuma menos calorias do que queima em 1 dia; evite o acúmulo de gordura, evite os alimentos industrializados e elimine o excesso armazenado no seu corpo.

Por exemplo: durante os treinos ou queima de gordura, o seu corpo entra em estado catabólico.

Nisso, ele procura por fontes de energia no organismo vindas da sua alimentação; se ele não encontra as calorias para gerar energia, vai se alimentar da gordura corporal presente; e com isso você perde gordura.

Isso pode fazer você perder massa muscular; principalmente se as suas atividades são baseadas em exercícios cardiovasculares de baixa intensidade, como no caso das corridas leves e da esteira.

Então, como prevenir a perda de massa muscular?

Previna A Perda De Massa Muscular

Invista na alimentação adequada e mudança de hábitos; como a dieta Low Carb e um estilo de vida saudável como o Jejum Intermitente.

Além disso; é importante investir em estímulos extras para os músculos, que pode ser com treino que evita a perda de massa magra, além de auxiliar o metabolismo.

Um treino saudável e que faz muito sucesso é o Treino HIIT (sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade).

Indicado por profissionais da saúde e autoridades fitness nacionais e internacionais; para quem deseja deixar a barriga chapada, sem prejudicar a saúde (2,3).

Uma das vantagens do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, é que ele produz uma queima acelerada de calorias em pouco minutos, dando resultados efetivos e surpreendentes (4).

Treino HIIT?

Queimar Gordura com o Treino HIIT. Imagem: (Divulgação)

Como funciona o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, ou Treino HIIT?

Ele não é um tipo de exercício físico, mas um modo de treinamento.

Pode ser feito de diversas formas, como por exemplo; ao andar de bicicleta ou correndo. Nele, você alterna o treino intenso com um modo de treino desacelerado de recuperação.

Se você está com a saúde em dia, pode realizar o treino em apenas 20 minutos; com ele o seu organismo precisa de um esforço físico maior.

As pessoas que praticam o Treino HIIT, costumam sentir sintomas como: cansaço, calor e suor em maior escala no pós-treino; podendo durar de alguns minutos até 1 hora.

Isso acontece porque após o treino, o organismo entra no que é chamado de EPOC (sigla em inglês para excesso de consumo de oxigênio após o exercício).

O organismo precisa suprir a necessidade do consumo de oxigênio e calorias, mesmo no pós-treino.

A Universidade de Laval, no Canadá, afirma que o Treino HIIT pode queimar até mesmo 9 vezes mais gordura; comparado a um exercício cardiovascular, sem intervalo e de baixa intensidade.

Ele também queima mais calorias por impulsionar o seu corpo a queimar calorias no pós-treino, diferente do exercício cardiovascular tradicional, que queima as calorias somente durante os exercícios (5).

Foi comprovado que uma série desse treino, faz o seu corpo queimar calorias por até 2 dias. Isso mesmo! eu disse 2 dias.

Essa é uma forma saudável de acabar com a gordura armazenada no corpo. Ele altera o metabolismo e potencializa os seus efeitos para perder gordura acumulada, consequentemente ajuda a deixar a barriga chapada.

Para ser mais efetivo, faça o seu treino sem pausas, tome 2 minutos para se recuperar, e repita a série.

E lembre-se: antes de iniciar treinos ou atividades físicas, visite o médico para avaliar o seu estado de saúde.

Essas dicas são para quem realmente quer uma barriga chapada e ainda cuidar da saúde; porém, você não verá os resultados sem equilibrar o consumo de calorias com a quantidade que você gasta por dia.

Se você consumir mais calorias do que consegue gastar; todo o esforço será em vão, e ao invés de uma barriga chapada, vai continuar com a frustração das gordurinhas abdominais, e pior, com a saúde em risco.

Tome a decisão de mudar isso hoje!

Mantenha o foco em comer equilibradamente; excluir os alimentos industrializados, processados, embutidos e açucarados da sua alimentação e fuja do glúten; substitua essas porcarias alimentares por comida de verdade.

Lembrando que a alimentação correta também é importante no pós-treino.

Mas se você quer mesmo transformar a sua saúde e manter o peso ideal; precisa dar atenção ao seu estilo de vida e alimentação. Não basta consumir de vez em quando alguns alimentos naturais.

Se você come alimentos industrializados, têm mais chances de engordar e ter problemas de saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentos industrializadosautoestimabarriga chapadabarriga de chopebarriga salientebiquínicorridasCuidar da aparênciadiabetesdieta low carbdr. juliano pimentele-bookestado catabólicoexcesso de consumo de oxigênio após o exercícioexercício cardiovascularexercícios cardiovasculares de baixa intensidadeexercícios que não funcionamfitnessgordura visceralgordurinhas abdominaisHIITjejum intermitenteJohn Berardimau colesterolmetabolismoorganismoperda de massa muscularperder massa muscularperder pesoqueima de gorduraQueimar GorduraRevolução da Saúdesaúdesaúde física e mentalshortsTreinamento Intervalado de Alta IntensidadeTreino HIITtreino que evita a perda de massa magratreinosverãovestido de verão

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta