close
Fitness

5 Regras Básicas Para Dieta e Emagrecimento Eficientes

 

Quem já decidiu perder peso e melhorar a saúde, precisa estar decidido(a) a fazer algumas mudanças permanentes e eficientes na sua vida e alimentação. Eu reuni regras básicas para dieta e emagrecimento neste artigo, para ajudar você que está no caminho da saúde.

Como eu sempre falo, não existe um método mágico para perder gordura de uma hora para outra. Por isso eu sempre reforço a importância de realizar mudanças significativas.

Não deixe de ler e compartilhar!

Regras Básicas Para Dieta

Conheça agora as regras básicas para dieta e emagrecimento, e transforme a sua saúde para esse verão e o resto do ano.

1-Mudança Nos Hábitos

Regras Básicas para Dieta: Mudança nos Hábitos como o Jejum. Imagem: (Divulgação)

Ao invés de adotar uma dieta restritiva; adote um estilo de vida novo e mudança nos hábitos que impulsionam a sua saúde e emagrecimento. As dietas acabam, mas o estilo de vida modifica a sua forma de viver e se relacionar com a alimentação. Um estilo de vida saudável vai agir em várias áreas da sua vida.

Outro benefício é que enquanto uma dieta restritiva age durante um período de tempo, e depois você pode voltar a engordar; adotar a mudança nos hábitos vai apoiar a sua perda de peso de forma permanente. (2) Entre as mudanças nos hábitos estão:

2- Exercite-Se Regularmente

Regras Básicas para Dieta e Emagrecimento: Exercite-se. Imagem: (Divulgação)

Ao queimar calorias e gordura, você acelera o metabolismo durante a construção de músculos como eu já expliquei em outro artigo. Fique atenta (o) que a quantidade de calorias que você ingere não pode ser maior do que a quantidade gasta.

Para ajudar o seu corpo a queimar calorias e não perder massa, peça auxílio de um profissional sobre os tipos de treinos que você pode adotar, de acordo com o seu histórico médico.

Entre eles estão o Treino Tabata e o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) e os esportes.

O importante é que você não perca o ritmo e a constância; sedentarismo não é uma opção se você quer mesmo perder peso.

3-Disciplina E Consistência

Regras Básicas para Dieta: Mantenha a Disciplina. Imagem: (Divulgação)

A disciplina e a consistência fazem parte das regras básicas para perder peso. Sem um controle e disciplina, você acaba ganhando todas as calorias perdidas e pode desanimar. Então organize o seu tempo de exercícios e planeje as suas refeições. Mantenha o foco no objetivo da perda de peso.

Manter a consistência vai ajudar você a manter a sua mudança nos hábitos, fugindo do sedentarismo e da alimentação errada. Você pode encontrar outras dicas sobre disciplina e consistência nos links acima.

4-Cuide Da Saúde Física E Mental

Regras Básicas para Dieta: Consulte o médico e faça exames. Imagem: (Divulgação)

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a saúde física e mental influenciam no seu peso de forma positiva ou negativa. Por isso, consulte o médico e sabia se hormônios como a leptina e grelina e a tireoide, por exemplo estão equilibrados.

O equilíbrio desses hormônios influencia no seu emagrecimento ou ganho de peso.

Dê atenção também à saúde mental: depressão, compulsão alimentar e outros distúrbios alimentares, assim como a ansiedade também influenciam na perda de peso. Tratar esses problemas é essencial, pois uma mente saudável produz um corpo saudável.

5- Reeducação Alimentar

Regras Básicas para Dieta e Emagrecimento: Reeducação alimentar. Imagem: (Divulgação)

A reeducação alimentar também faz parte das regras básicas para dieta e emagrecimento. Quando o seu organismo detecta a queima de gordura, automaticamente ele aumenta a fome para tentar compensar as calorias perdidas, isso faz parte dos alertas de sobrevivência do seu corpo.

Por isso, é importante consumir alimentos que aumentam a saciedade e não deixam você com fome e fraca (o) em pouco tempo; eles precisam ser ricos em nutrientes e baixos em calorias.

Inclua minerais, vitaminas, proteínas, fibras e gordura saudável, todos esses componentes ajudam a alimentar você corretamente, sustentam e dão o suporte nutritivo para a perda de peso e construção de massa (1).

A reeducação alimentar inclui evitar totalmente alimentos industrializados, processados, açúcar refinado, gorduras prejudiciais, farinha refinada, que causam inflamação, engordam e prejudicam a saúde em diversos aspectos. São esses os alimentos que causam aquela sensação de barriga inchada e estufada.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãoaumenta a fomecaloriasComer Conscienteconsistênciaconsistência para emagrecerconstânciaconstrução de músculosdieta low carbdieta restritivadietasdisciplinadr. juliano pimentelemagrecimentoestilo de vidafarinha refinadafibrasfocogordura saudávelHIITjejum intermitentemelhorar a saúdemineraisperda de pesoproteínasqueima de gorduraqueimar caloriasqueimar calorias e gordurareeducação alimentarregras básicas para dietasaúde física e mentalsedentarismotireoideTreino Tabataverãovitaminas

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.