Selecione a página

Fluoxetina Emagrece Mesmo? Será Que Vale a Pena?

Fluoxetina Emagrece Mesmo? Será Que Vale a Pena?

Já ouviu falar que antidepressivo emagrece? É muito comum a associação da Fluoxetina ao emagrecimento, no entanto este não é um medicamento para emagrecer.

Os nomes comerciais desse medicamento são Prozac, Fluxene, Verotinana ou Eufor 20, mas também é encontrado como genérico.

Fluoxetina é na verdade, um antidepressivo oral de até 20 mg, comercializado em forma de comprimido ou gotas. O medicamento também pode ser utilizado para tratar bulimia nervosa. Ou seja, só pode ser tomado sob prescrição médica sob casos clinicamente diagnosticados (1).

Além da depressão e da bulimia nervosa, a fluoxetina também é indicada para casos de ansiedade, transtornos obsessivo compulsivo e transtorno menstrual.

Saiba agora se a fluoxetina emagrece mesmo, e quais os efeitos colaterais dessa medicação.

Não deixe de ler e compartilhar.

Emagrece mesmo?

O ponto principal que precisa estar claro, é que a fluoxetina não é indicada para tratamentos de emagrecimento. O que acontece é que o emagrecimento é um dos efeitos colaterais dessa medicação, devido ao fato, da diminuição no apetite do consumo desse medicamento.

O remédio não atua no centro de controle da fome, mas pode ajudar a controlar a ansiedade, que é um dos principais fatores que levam ao apetite compulsivo, mesmo sem fome. O que, consequentemente, resulta na perda de peso.

Isso acontece porque a fluoxetina aumenta os níveis de serotonina, e com isso causa a sensação de bem estar, diminuindo os sintomas de ansiedade, humor e demais problemas já citados.

A serotonina é importante, porque quando seus níveis estão baixos, causa mau humor, irritação, cansaço, sonolência, além de ficar com vontade de comer a todo momento.

O que se pode concluir é que o efeito de perda de apetite está relacionado com a perda de peso. Contudo, em alguns casos o efeito colateral do medicamento pode ser inverso e aumentar o apetite, o que, consequentemente, faz engordar (2).

Por isso o medicamento não é indicado para o emagrecimento, e só deve ser utilizado com prescrição médica.

Reações Adversas da Fluoxetina

Essa medicação, assim como outras, apresenta efeitos colaterais.

Normalmente, a fluoxetina causa muito sono no início do tratamento, o que pode desaparecer durante a continuação do uso.

É preciso cuidado e atenção em relação aos efeitos colaterais.

Mais de 10%  dos pacientes que utilizaram esse medicamento relataram as seguintes reações (3):

– Diarreia, náusea, cansaço e fadiga, perda da força muscular, dor de cabeça, insônia, palpitações, boca seca, visão turva, desconforto gastrointestinal, vômitos, calafrios, sensação de tremor, diminuição de peso, anorexia, distúrbio de atenção, vertigem, alteração no paladar, diminuição do apetite, distúrbio de atenção, sensação de lentidão nos movimentos e raciocínio, ansiedade, diminuição do desejo sexual, nervosismo, cansaço, tensão, micção frequente, suor em excesso, perda de cabelo, tendência para equimose aumentada, e por fim, redução da pressão arterial.

Além dessas, outras reações que aconteceram de forma rara, também foram relatadas por alguns pacientes. Tais, como:

– Dor no esôfago, reação alérgica generalizada, problemas no sistema nervoso que atingem a boca, convulsão, crise de euforia, estrias roxas na pele, reação de fotossensibilidade, inflamação dos vasos sanguíneos, como vasculite, vasodilatação, bem como, lesões avermelhadas na pele.

Fato é que, os efeitos colaterais desse medicamento apresentam variação de acordo com cada pessoa, pois cada organismo responde de uma maneira às substâncias presente no medicamento. Com isso, algumas pessoas podem sentir muito os efeitos da fluoxetina, enquanto outras podem nem notar as reações.

Contraindicações

Vale lembrar que a fluoxetina também tem suas restrições de uso. Se a pessoa fizer uso de medicamentos Inibidores da Monoaminoxidase (IMAO), por exemplo, a fluoxetina é contraindicada.

Nesse último caso, o paciente deverá esperar no mínimo 14 dias após a suspensão do tratamento com IMAO para iniciar o tratamento com o cloridrato de fluoxetina

Além disso, o uso combinado deste medicamento com o IMAO pode causar eventos adversos graves, podendo ser fatal (4).

Ele também não deve ser usado por pacientes alérgicos à fluoxetina, ou a qualquer um dos seus excipientes. Além disso, a fluoxetina é contraindicada para mulheres grávidas.

O cloridrato de fluoxetina é excretado no leite humano. Portanto, deve-se ter cuidado quando este medicamento for administrado a mulheres que estejam amamentando.

Em outras palavras, ele não pode ser utilizado de forma compulsiva. É preciso buscar ajuda médica antes de fazer uso da fluoxetina ou de qualquer medicamento.

Por fim, é importante salientar que não existem milagres quando o assunto é emagrecer. Além desse medicamento não ser indicado para emagrecer, muitas pessoas que fazem uso de remédios próprios para emagrecer acabam engordando novamente. 

É preciso uma reeducação alimentar, uma busca por alimentação de verdade, associada a exercícios físicos e à mudança nos hábitos.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. Ola gostei desse artigo esse tipo me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado

    Responder
  2. Eu sempre sofri para perder peso e quando conseguia alguns kg, em poucos meses a gordura sempre voltava. Vou procurar seguir essas dicas pra conseguir melhores resultados. Obrigada por compartilhar tanto conteúdo de valor.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *