Selecione a página

Framboesa e os Incríveis Benefícios para a Saúde

Framboesa e os Incríveis Benefícios para a Saúde

A framboesa faz parte da categoria das “frutas vermelhas”, como o mirtilo, o morango, amora e o açaí. Ela é uma fruta de baixo carboidrato e ainda beneficia a prevenção da diabetes.

Possui proteínas, fibras solúveis, carboidratos, vitaminas A, C e B9 (ácido fólico), e alguns minerais (como: potássio, cálcio, magnésio entre outros); também é rica em antioxidantes naturais que ajuda na renovação celular.

Veja agora os motivos para incluir essa deliciosa fruta na alimentação.

Não deixe de ler e compartilhar!

framboesa

Framboesa: Rica em Nutrientes. Imagem: (Divulgação)

Framboesa e os Benefícios

Confira a seguir os motivos para aderir ao consumo da framboesa (1).

1- Prevenção da degeneração macular

É claro que somente a framboesa não fará milagres. Mas, o seu consumo pode ajudar a prevenir problemas ligados a degeneração macular.

De duas a três framboesas por dia é o suficiente para manter a saúde macular.

2- Fertilidade

Tanto a fruta, quanto as folhas da framboesa, é excelente para as mulheres que querem aumentar as chances de engravidar.

Por muitos séculos essa fruta rendeu remédios caseiros que fortalecessem o sistema reprodutor feminino. Ainda hoje é válido consumir essa fruta para ajudar na fertilidade.

3- Diminuição do fluxo menstrual

A framboesa também é uma fruta que tem propriedades que interferem no fluxo menstrual exagerado. Se você quer diminuir o sangramento durante a menstruação é recomendado o consumo dessa frutinha poderosa.

4-Saúde na gestação

Durante a gestação é recomendado que antes de consumir o chá das folhas de framboesa, ou até mesmo a fruta, você consulte o seu médico. No entanto, se liberado, saiba que a framboesa ajuda mulheres grávidas a terem menos náuseas.

Em doses homeopáticas, a framboesa ajuda na prevenção de hemorragia gestacional. Até mesmo o desconforto gerado pela mudança hormonal da gestante é aliviado pela framboesa.

5- Previne o câncer

Ela possui propriedades que não só previnem como também fortalecem o organismo no combate das células cancerígenas.

Rica em ácido elágico, que é um fitonutriente que auxilia o seu corpo a eliminar os radicais livres, e auxilia as membranas celulares saudáveis; ela é uma poderosa ferramenta de prevenção ao câncer.

Fora esses benefícios já mencionados, a framboesa têm em sua composição muitos antioxidantes, auxiliando o organismo a combater o câncer. Por isso, quem está em tratamento contra o câncer pode consumir essa fruta.

O consumo da fruta não substitui o tratamento médico.

6- Prevenção e controle de rugas

A alimentação balanceada auxilia na prevenção e combate das rugas. Adicionar a framboesa na alimentação é um importante passo se você quer turbinar a qualidade da sua pele.

Além de consumir, modernamente, as framboesas, dermatologistas recomendam máscaras com a fruta amassada e iogurte natural. A aplicação dessa mistura na pele rende um aspecto mais descansado à pele.

Adicione as framboesas à sua dieta diária e faça uma máscara facial de framboesa duas vezes por semana.

7- Sistema imunológico fortalecido

Rica em vitamina C, ela é uma grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico. O seu consumo, mesmo em pequenas doses, pode inibir o desenvolvimento de vírus oportunistas, como é o caso do vírus da gripe (2).

8- Perda de Peso

Além de todos esses benefícios, a framboesa ainda pode ser uma grande aliada na perda de peso. O manganês e a fibra dietética auxiliam no emagrecimento saudável (3).

O manganês ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de gordura, enquanto que a fibra solúvel auxilia na digestão e aumenta a saciedade, além disso as fibras ajudam a absorver as calorias dos outros alimentos.

Outros benefícios:

  • Reduz o colesterol
  • Equilibra os níveis de açúcar no sangue
  • Previne doenças cardíacas

Como consumir 

Ela pode ser consumida também em forma de chá (sem açúcares para não comprometer a dieta).

Outra opção é usá-la junto com outras frutas ou legumes na água saborizada, colocando em um jarro de água antes de dormir e consumindo essa água no dia seguinte, descartando as frutas.

Ela também pode ser congelada para ser usada em smothies ou em outras preparações.

Prefira a fruta orgânica, que é livre de agrotóxicos.

Consuma sempre alimentos saudáveis como a framboesa, e de baixo teor de carboidratos.

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Eu adoro essa fruta consumo todos os dias.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home2/drjulian/public_html/wp-content/litespeed/css/08bc2878f25af547cf7545ca4e4050bc.css.tmp): Failed to open stream: No such file or directory in /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:130 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home2...', '/home2/drjulian...', 130) #1 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(130): md5_file('/home2/drjulian...') #2 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://drjulia...', 'css', true, Array) #3 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(330): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array) #4 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\Optimize->finalize('<!DOCTYPE html>...') #6 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!DOCTYPE html>...', Array) #7 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/core.cls.php(477): apply_filters('litespeed_buffe...', '<!DOCTYPE html>...') #8 [internal function]: LiteSpeed\Core->send_headers_force('<!DOCTYPE html>...', 9) #9 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/functions.php(5420): ob_end_flush() #10 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #11 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #12 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #13 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/load.php(1270): do_action('shutdown') #14 [internal function]: shutdown_action_hook() #15 {main} thrown in /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 130