Selecione a página

Gastroenterite viral (gripe estomacal) o que é?

Gastroenterite viral (gripe estomacal) o que é?

A gastroenterite viral é uma infecção intestinal, os principais sintomas são  diarreia aquosa, cólicas abdominais, náuseas ou vômitos e, às vezes, febre.

A maneira mais comum de desenvolver gastroenterite viral é por meio do contato com uma pessoa infectada ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Se você for saudável, provavelmente se recuperará sem complicações. Mas para crianças, adultos mais velhos e pessoas com sistema imunológico comprometido, a gastroenterite viral pode ser mortal.

Não existe um tratamento eficaz para a gastroenterite viral, por isso a prevenção é fundamental. Além de evitar alimentos e água que possam estar contaminados, lavar as mãos meticulosamente e com frequência é a sua melhor defesa.

Gastroenterite viral x gripe

A Gastroenterite viral é também conhecida como gripe estomacal, porém não podemos considerar que gastroenterite é o mesmo que gripe. 

Isso porque a gripe afeta apenas o sistema respiratório ou seja,  nariz, garganta e pulmões. 

A gastroenterite, por outro lado, ataca os intestinos, causando sinais e sintomas, como:

  • Diarreia aquosa, geralmente não sanguinolenta – diarreia com sangue geralmente significa que você tem uma infecção diferente e mais grave
  • Cólicas abdominais e dor
  • Náusea, vômito ou ambos
  • Dores musculares ocasionais ou dor de cabeça
  • Febre baixa

Dependendo da causa, os sintomas de gastroenterite viral podem aparecer dentro de um a três dias após a infecção e podem variar de leves a graves. 

Os sintomas geralmente duram apenas um ou dois dias, mas ocasionalmente podem persistir por até 10 dias.

Como os sintomas são semelhantes, é fácil confundir diarreia viral com diarreia causada por bactérias, como Clostridium difficile, salmonela e E. coli, ou parasitas, como giárdia.

Causas de gastroenterite viral

É mais provável que você contraia gastroenterite viral ao comer ou beber água ou alimentos contaminados. Além disso,  ao compartilhar utensílios, toalhas ou comida com alguém que está infectado.

Vários vírus podem causar gastroenterite, incluindo:

  • Norovírus. Tanto crianças quanto adultos são afetados por norovírus, a causa mais comum de doenças transmitidas por alimentos em todo o mundo. A infecção por norovírus pode atingir famílias e comunidades. É especialmente provável que se espalhe entre pessoas em espaços confinados. Na maioria dos casos, você pega o vírus de alimentos ou água contaminados, embora a transmissão de pessoa para pessoa também seja possível. Como Lavar Bem Frutas e Verduras?

 

  • Rotavírus. Em todo o mundo, essa é a causa mais comum de gastroenterite viral em crianças. Já que geralmente se infectam quando colocam os dedos ou outros objetos contaminados com o vírus na boca. A infecção é mais grave em bebês e crianças pequenas, por exemplo. Os adultos infectados com o rotavírus podem não apresentar sintomas, mas ainda assim podem disseminar a doença.

Alguns crustáceos, especialmente ostras cruas ou mal cozidas, também podem causar enjôo. Embora a água potável contaminada seja a causa da diarreia viral, em muitos casos o vírus é transmitido pela via fecal-oral. Ou seja, alguém com o vírus manipula os alimentos que você ingere sem lavar as mãos depois de usar o banheiro. 

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a propagação de infecções intestinais é seguir estas precauções:

  • Vacine seu filho. Uma vacina contra a gastroenterite causada pelo rotavírus é administrada em crianças no primeiro ano de vida, a vacina parece ser eficaz na prevenção de sintomas graves desta doença.
  • Lave bem as mãos. E certifique-se de que seus filhos também o façam. É melhor usar água e sabão e esfregar as mãos vigorosamente por pelo menos 20 segundos, lembrando-se de lavar ao redor das cutículas, embaixo das unhas e nas dobras das mãos. Em seguida, enxágue bem. Leve consigo lenços umedecidos e desinfetante para as mãos quando não houver água e sabão disponíveis.
  • Use itens pessoais separados em sua casa. Ou seja, evite compartilhar talheres, copos e pratos. Use toalhas separadas no banheiro.
  • Mantenha distância. Ou seja, evite contato próximo com qualquer pessoa que tenha o vírus, se possível.
  • Desinfete as superfícies duras. Se alguém em sua casa tiver gastroenterite viral, desinfete superfícies duras, como balcões, torneiras e maçanetas, com uma mistura de 2 xícaras (0,47 litros) de água sanitária para 1 galão (3,8 litros) de água, por exemplo.

Você que leu até aqui, tenho um convite especial!

Entre os dias 13 e 17 de dezembro farei um treinamento online e totalmente gratuito a fim de ajudar você e sua família a despertar para uma vida mais saudável.

É a sua chance de começar o novo ano diferente e mais conectado com sua existência e poder das suas 7 saúdes. Saúde física, emocional, familiar, amorosa, financeira, espiritual e muito mais. 

Clique aqui, para conferir o que vai rolar nesta semana de aula. 

Sugiro fortemente que você faça seu cadastro e participe dessas aulas de corpo e alma.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *