Glúten: Você Sabe O que é?
Muitas pessoas sofrem com a presença do glúten nos alimentos sem saber. Ele pode prejudicar muito a saúde, a qualidade de vida e a disposição; até mesmo trazendo sérios problemas permanentes para a saúde. Mas você sabe o que é Glúten?
Descubra agora, e como pode afetar a sua vida.
Não deixe de ler e compartilhar!
Glúten
Trata-se de uma proteína encontrada em cereais, como trigo, centeio, cevada, espelta. Mas de todos os grãos que eu citei, o trigo é de longe o mais consumido.
As duas principais proteínas de glúten são glutenin e gliadina; essa última é a responsável pela maioria dos efeitos negativos para a saúde (1, 2).
Quando a farinha é misturada com a água, as proteínas do glúten formam uma rede pegajosa com uma consistência semelhante à cola.
É isso que torna a massa elástica, e dá a ela um sabor bom e mastigável.
No entanto, ele pode causar problemas para quem apresenta certas condições de saúde. Isto inclui a doença celíaca, sensibilidade ao Glúten, alergia do trigo e algumas outras doenças (3, 4).
A doença celíaca é a forma mais grave da intolerância ao glúten e afeta cerca de 0,7-1% da população (5).
Essa é uma desordem autoimune; o organismo trata o glúten como um invasor estranho e o corpo não consegue digerir essas proteínas.
O sistema imunológico ataca o glúten, bem como o forro do intestino.
O dano na parede do intestino pode causar deficiências nutricionais, anemia, problemas digestivos graves e um aumento no risco de desenvolvimento de muitas doenças.
Sintomas da Doença Celíaca
Os sintomas mais comuns da doença celíaca, são:
- Desconforto digestivo, e intestinal
- Danos nos tecidos do intestino delgado
- Inchaço
- Diarreia
- Constipação
- Dor de cabeça
- Cansaço
- Erupções cutâneas
- Depressão
- Perda de peso excessiva
- Fezes de odor fétido
O perigo é que algumas pessoas não apresentam sintomas digestivos; mas podem ter outros sintomas como cansaço ou anemia.
Por esta razão, a doença celíaca pode ser difícil de diagnosticar.
Na verdade, até 80% das pessoas com essa doença não sabem que estão doentes.
Muitas pessoas não apresentam um teste positivo para a doença celíaca; mas ainda assim reagem negativamente a essa proteína.
Essa condição é chamada Sensibilidade ao Glúten não Celíaco, e estima-se que ela afete em torno de 0,5-13% da população.
Os sintomas da sensibilidade incluem diarreia, dor de estômago, cansaço, inchaço e depressão.
Não existe uma definição clara sobre a Sensibilidade ao Glúten não Celíaco, mas o diagnóstico é feito quando um paciente reage negativamente à proteína, mesmo que a doença celíaca e alergias tenham sido descartadas.
Se você é celíaco(a) ou sensível a essa proteína, o tratamento está na alimentação.
Procure comer alimentos de verdade e saiba o que riscar da sua dieta!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”Quais alimentos são ricos em glúten?”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”3″ images=”2132,2131,2130,2129″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]As fontes mais comuns de glúten na dieta são:
– Trigo;
– Soletrado;
– Centeio;
– Cevada;
– Pão;
– Massa;
– Cereais;
– Cerveja;
– Bolos, biscoitos e doces.
** Fique atento: o trigo também é adicionado a todos os tipos de alimentos processados. Se você quiser evitar o glúten, então é melhor você começar a ler os rótulos dos alimentos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”Como fazer uma dieta sem glúten com segurança?”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”2101″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Começar uma dieta sem essa proteína pode ser bastante desafiador. A primeira coisa que você precisa fazer é adquirir o hábito de ler os rótulos dos alimentos.
Você vai logo perceber que ela, especialmente no trigo, é adicionado a um número surpreendente de alimentos.
Evite alimentos processados/ industrializados, cereais e grãos que contêm glúten.
Grãos sem Glúten
Há alguns grãos e sementes que são naturalmente sem glúten:
– Milho;
– Arroz;
– Quinoa;
– Linho;
– Painço;
– Sorgo;
– Tapioca;
– Trigo sarraceno;
– Araruta;
– Amaranto;
– Aveia.
No entanto, mesmo a aveia sendo naturalmente sem glúten, ela pode ser contaminada por ele. Portanto, é mais seguro consumir apenas aveia com um rótulo sem essa proteína.
Faça mudanças significativas em sua dieta, preferindo sempre a qualidade dos alimentos. E procure sempre orientação médica.
Agora você sabe o que é glúten, procure alternativas saudáveis para substituí-lo na sua alimentação. Existe dieta sem glúten para iniciantes.
Como você viu essa proteína pode prejudicar e muito a sua saúde, mesmo que você não tenha desenvolvido alergia ou intolerância á ele.
Tenha a determinação de mudar os seus hábitos alimentares para melhorar a saúde agora e no futuro.
Se você está desconfortável com seu peso, com sua baixa de energia, com o sono desregrado, tenho um convite especial para você!
Quero te convidar para transformar completamente a sua vida em apenas 21 dias. É isso mesmo, são apenas 21 dias em que seu corpo passará por uma verdadeira transformação e você estará mais leve, mais saudável e com mais energia.
Saiba mais sobre este programa revolucionários para ser mais saudável em poucos dias.
Abraços e fique com Deus,
Dr. Juliano Pimentel.
Muito bom, mas como consumir produto sem glúten e de baixo carboidrato.