Selecione a página

5 hábitos matinais para emagrecer

5 hábitos matinais para emagrecer

O processo de emagrecimento deve ser constante. Por isso, trouxe hoje 5 hábitos matinais para emagrecer de maneira saudável.

Quando você cria bons hábitos fica mais fácil manter a rotina saudável.

Confira quais são os hábitos matinais para emagrecer. 

5 hábitos matinais para emagrecer.

1 – Beba muita água

Beber água está entre um dos hábitos matinais para emagrecer | Juliano Pimentel

Beber água está entre um dos hábitos matinais para emagrecer.

Começar a manhã com um ou dois copos de água é uma maneira fácil de aumentar a perda de peso .

Isso porque a água pode ajudar a aumentar seu gasto de energia, ou o número de calorias que seu corpo queima, por pelo menos 60 minutos.

Em um pequeno estudo, beber 500 ml de água levou a um aumento de 30% na taxa metabólica, em média (1).

Outro estudo descobriu que mulheres com sobrepeso que aumentam sua ingestão de água para mais de um litro por dia perderam 2 kg extras ao longo de um ano, sem fazer outras mudanças em sua dieta ou rotina de exercícios.

Além disso, beber água diminui o apetite e a ingestão de alimentos em alguns indivíduos.

Um estudo em 24 adultos mais velhos mostrou que beber 500 ml de água reduziu o número de calorias consumidas no café da manhã em 13%.

Começar a manhã com água e manter-se bem hidratado ao longo do dia é uma ótima maneira de aumentar a perda de peso com o mínimo de esforço.

2 – Tome sol

Abrir as cortinas para deixar entrar um pouco de luz solar ou passar alguns minutos extras ao ar livre todas as manhãs pode ajudar a impulsionar sua perda de peso.

Um pequeno estudo descobriu que a exposição a níveis moderados de luz em determinadas horas do dia pode influenciar o peso.

Além disso, um estudo em animais descobriu que a exposição à radiação ultravioleta ajudou a suprimir o ganho de peso em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura.(2).

A exposição à luz solar também é a melhor maneira de atender às suas necessidades de vitamina D. 

Alguns estudos descobriram que atender às suas necessidades de vitamina D pode ajudar na perda de peso, bem como, prevenir o ganho de peso.

Em um estudo, 218 mulheres com sobrepeso e obesas tomaram suplementos de vitamina D ou placebo por um ano. No final do estudo, aqueles que atingiram suas necessidades de vitamina D perderam uma média de 3,2 kg a mais do que aqueles com níveis sanguíneos inadequados de vitamina D (3).

A quantidade de exposição ao sol que você precisa pode variar de acordo com o seu tipo de pele, a estação e sua localização. No entanto, deixar entrar um pouco de luz solar ou sentar-se ao ar livre por 10 a 15 minutos todas as manhãs pode ter um efeito benéfico na perda de peso.

3 – Faça algum exercício

Fazer alguma atividade física logo pela manhã aumenta a perda de peso .

Um estudo em 50 mulheres com excesso de peso mediu os efeitos do exercício aeróbico em diferentes momentos do dia.

Embora não tenha havido muita diferença observada nos desejos de alimentos específicos entre aqueles que se exercitavam de manhã e à tarde, malhar de manhã estava associado a um nível mais alto de saciedade.

Exercitar-se pela manhã também pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia. O baixo nível de açúcar no sangue pode resultar em muitos sintomas negativos, incluindo fome excessiva.

Um estudo em 35 pessoas com diabetes tipo 1, por exemplo, mostrou que malhar pela manhã estava associado a um melhor controle do açúcar no sangue (3).

4 – Pratique a atenção plena

Mindfulness é uma prática que envolve focar totalmente no momento presente e trazer consciência para seus pensamentos e sentimentos.

Além disso, essa prática aumenta a perda de peso e promove hábitos alimentares saudáveis.

Por exemplo, uma análise de 19 estudos descobriu que as intervenções baseadas em mindfulness aumentaram a perda de peso e reduziram os comportamentos alimentares relacionados à obesidade (4).

Além disso, outra revisão teve resultados semelhantes observando que o treinamento de atenção plena resultou em perda de peso significativa em 68% dos estudos revisados.

Praticar a atenção plena é simples. Para começar, tente passar cinco minutos todas as manhãs sentado confortavelmente em um espaço calmo e conectando-se com seus sentidos.

5 – Faça Jejum

A principal razão pela qual o jejum intermitente funciona para perda de peso é que ele ajuda você a consumir menos calorias. Afinal, todos os diferentes protocolos envolvem pular refeições durante os períodos de jejum.

Sendo assim, a menos que você compense comendo muito mais durante os períodos de alimentação, estará consumindo menos calorias.

De acordo com uma revisão de 2014, o jejum intermitente reduziu o peso corporal em 3 a 8% durante um período de 3 a 24 semanas (5).

Ao examinar a taxa de perda de peso, o jejum intermitente produziu perda de peso em uma taxa de aproximadamente 0,25-0,75 kg por semana.

Além disso, as pessoas também experimentaram uma redução de 4 a 7% na circunferência da cintura, indicando que perderam a gordura da barriga.

Esses resultados indicam que o jejum intermitente pode ser uma ferramenta útil para perda de peso.

Embora a contagem de calorias geralmente não seja necessária ao fazer jejum intermitente, a perda de peso é principalmente mediada por uma redução geral na ingestão de calorias.

E quando o assunto é saúde e bem estar, todos concordam que estar no peso adequado é fundamental. Afinal de contas bons hábitos te mantém no peso saudável, com os órgãos funcionando bem, hormônios controlados.

Se você quer emagrecer em 2022 e ter um ano mais saudável, leve e cheio de energia, tenho um convite super especial para você!

Dos dias 10 a 14 de janeiro farei um INTENSIVÃO DO EMAGRECIMENTO. Serão aulas online totalmente gratuitas para você emagrecer de uma vez por todas.

Conheça mais sobre o programa clicando aqui.

É a sua oportunidade de começar o ano mais leve e mais saudável.

Abraços e fique com deus,

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *