Selecione a página

Meditação do sono para dormir melhor

Meditação do sono para dormir melhor

O estresse e a ansiedade são os principais fatores que podem atrapalhar o sono. Mas aplicando a técnica de meditação do sono você consegue dormir melhor.

Dormir melhor significa ter mais energia e disposição, Hormônios ajustados é um dos pilares de uma vida saudável e plena. 

Existem vários tipos de mediações, todas com abordagens e objetivos próprios. No entanto, a maioria dos tipos têm em comum a intenção de mover sua consciência para o momento presente (também conhecido como praticar “mindfulnes”) e lidar com pensamentos estressantes de forma mais produtiva.

Vários estudos descobriram que meditar pode ser útil para aqueles que lidam com sintomas de insônia, ansiedade, dor crônica , jet lag e depressão.

Como funciona a meditação do sono para dormir melhor

Meditar antes de dormir vai fazer você se sentir mais relaxado e calmo para dormir.

Um artigo da Sleep Foundation afirma que “a meditação pode ser útil para controlar a ansiedade, o estresse e a dificuldade para dormir… provavelmente promove o sono reduzindo a sensibilidade à dor e o estresse, os quais podem perturbar o sono” (1).

Quando você pratica uma meditação para dormir melhor, você realmente causa mudanças na atividade cerebral em certas partes do seu cérebro.

Duas delas são o tálamo e a amígdala, que desempenham um papel na sua percepção de medo e desconforto. 

Além disso, pesquisas sugerem que a meditação pode  reduzir os sintomas de depressão  e as sensações de dor (2). 

Bem como  a preocupação e ruminação, que são coisas que podem manter as pessoas se revirando à noite quando não conseguem dormir.

Benefício da meditação 

As meditações do sono ajudam a criar as condições internas necessárias para uma noite verdadeiramente repousante. Porque quando acalmamos a mente, descansamos o corpo  e esse descanso é o que torna mais fácil relaxar e adormecer.

Como pode ajudar a diminuir a dor, a tensão muscular e possivelmente até a inflamação ligada a altos níveis de estresse, a meditação do sono é uma adição benéfica à sua rotina noturna se você lidar com a dor contínua. 

Leia também como fazer a Higiene do Sono.

Como meditar para dormir melhor

Há mais de uma maneira de fazer uma mediação do sono. É possível, por exemplo, meditar silenciosamente sentado, fazer meditação em movimento (que pode consistir em caminhada ou ioga), ouvir música enquanto medita deitado na cama ou seguir uma meditação guiada do sono em um aplicativo.

Veja como fazer uma meditação básica para dormir:

  • Primeiro, fique em uma posição confortável, seja sentado ou deitado. Traga sua atenção para a respiração enquanto trabalha em respirações firmes, contando até quatro enquanto inspira e novamente contando até quatro enquanto expira. (Esta “respiração quatro por quatro” também é chamada de respiração em caixa.) Alguns acham mais calmante inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

 

 

  • Quando sua mente começar a divagar, tente trazê-la de volta à sua respiração. Observe as coisas sobre as quais você se distrai pensando, mas tente não se deixar levar pelas histórias que você começa a contar a si mesmo.
  • Preste atenção às sensações em seu corpo e “respire” qualquer espaço que pareça tenso, pesado ou apertado. Em seguida, imagine seus músculos relaxando e seu corpo se sentindo calmo e tranquilo.
  • Você também pode incorporar o diário em sua prática de meditação, escrevendo seus pensamentos depois de meditar. O diário também é uma boa maneira de “despejar” todas as suas preocupações para que você se sinta mais leve.

Quanto tempo você deve meditar para dormir melhor?

Praticar a atenção plena de 10 a 30 minutos por dia pode ser o suficiente para dormir melhor.

A meditação parece ajudar com o sono, mas, dito isso, meditar não deve substituir uma boa noite de sono. O objetivo real é criar um ambiente de sono saudável e dormir o suficiente no maior número de noites possível, o que geralmente é de sete a nove horas por noite para a maioria dos adultos.

Se você está com dificuldades para dormir e acredita que a preocupação e a ansiedade são as responsáveis eu tenho um convite para você!

Participe do evento: Ansiedade Nunca Mais!

Serão três dias de uma completa imersão para você ter a habilidade mais necessária nos dias atuais: lidar com a ansiedade. 

Toque aqui e inscreva-se gratuitamente.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!