close
Metabolismo

7 hábitos que estão te envelhecendo

Dr Juliano Pimentel

O processo normal de envelhecimento nunca desaparece. No entanto, existem alguns hábitos que estão te envelhecendo e acelerando esse processo.

O impacto de questões relacionadas à idade está se tornando mais prevalente, já que o número de pessoas com mais de mais de 65 anos tende a aumentar nos próximos anos.

A expectativa de vida aumentou drasticamente, de 68 para 79 anos (entre 1950 e 2013), mas também aumentou o índice de doenças relacionadas à idade e obesidade.

Isso se dá, devido a esses hábitos que estão te envelhecendo de maneira nada saudável (1, 2).

É importante lembrar que o envelhecimento afeta nossa biologia interna antes que apareça do lado de fora. Por isso, cuidar para evitar esses hábitos que estão te envelhecendo é a melhor maneira para resguardar o envelhecimento externo.  

Gostou? Leia e compartilhe.

1 – Dormir pouco

Evitar o sono é um dos hábitos que estão te envelhecendo. Dormir pouco não só resulta em bolsas escuras sob os olhos (olheiras), mas também tem sido associado a uma vida útil mais curta (3).

O ritmo circadiano é determinante nos padrões do sono. Cientistas descobriram que os seus ritmos circadianos regulam os níveis de energia nas suas células.

Além disso, as proteínas envolvidas com o seu ritmo circadiano e metabolismo estão intrinsecamente ligadas e dependentes umas das outras.

Portanto, quando seu ritmo circadiano é interrompido, ele pode ter uma profunda influência sobre sua saúde física.

Pesquisa vinculou ciclos de sono interrompidos a sérios problemas de saúde, como depressão, doenças coronarianas e até mesmo câncer.

Durma bem. Vá para a cama mais cedo se você tiver os sintomas de privação de sono, que incluem falta de energia durante o dia, lentidão mental, problemas de atenção ou ganho de peso.

2 – Você está estressado

Se a sua lista de coisas a fazer nunca parecer mais curta, o estresse da sua vida agitada pode estar sobrecarregando o seu corpo.

As pessoas pensam que a multitarefa é boa, mas na verdade você não faz nada, você apenas cria mais estresse. E o estresse é um dos hábitos que estão te envelhecendo.

Pacientes com doenças crônicas graves, a grande maioria tem estresse emocional prévio que contribuiu para o problema.

As experiências emocionais diárias normais podem ter um impacto negativo na sua saúde futura (4).

Por isso, concentre-se em uma tarefa por vez. Resolva o que possível, evite se estressar.

Meditação, oração, atividade física e exercício físico são opções viáveis ​​que podem ajudá-lo a manter o equilíbrio emocional e mental.

3 – Você passa o dia sentado

Os perigos de um estilo de vida sedentário estão bem documentados. As pessoas que passam a maior parte de seus dias estacionadas em uma cadeira correm maior risco de doença renal, doença cardiovascular e câncer, sem mencionar a obesidade (5, 6) .

Naturalmente, exercitar-se regularmente ajuda a evitar esses problemas de saúde e mantém você vivendo mais e melhor (7).

A prática de exercícios ajuda você a:

  • Dormir melhor
  • Perder peso, ganhar peso ou manter o peso, dependendo das suas necessidades
  • Melhora sua resistência para combater infecções
  • Reduz o risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes
  • Ajuda seu cérebro a trabalhar melhor, tornando-o mais inteligente

4 – Não consome gordura

Eliminar toda a gordura da sua alimentação é um dos hábitos que estão te envelhecendo.

Afinal, alguma gordura é necessária para manter uma sensação e aparência jovem.

A ciência é clara sobre este ponto. As gorduras ômega-3 são essenciais para uma saúde ideal (8).

O ômega-3 encontrado naturalmente em peixes e frutos do mar é rico em dois ácidos graxos cruciais para a saúde humana, DHA e EPA.

Esses dois ácidos graxos são fundamentais na prevenção de doenças cardíacas, câncer e muitas outras doenças.

Seu cérebro também é altamente dependente do DHA, baixos níveis de DHA têm sido associados à depressão, esquizofrenia, perda de memória e maior risco de desenvolver Alzheimer.

5 – Você está fumando

Fumar é um dos hábitos que estão te envelhecendo. Imagem: (Divulgação)

O fumo está fortemente ligado à doença e à morte precoce (9).

No geral, homens e mulheres que fumam podem perder até 10 anos de vida e ter três vezes mais chances de morrer prematuramente do que aqueles que nunca pegam um cigarro (10).

Um estudo relata que indivíduos que pararam de fumar aos 35 anos de idade podem prolongar suas vidas em até 8,5 anos (11).

Além disso, parar de fumar nos seus 60 anos pode adicionar até 3,7 anos à sua vida. De fato, desistir em seus anos 80 pode ainda fornecer benefícios (12, 13).

6 – Come alimentos processados

Um dos aspectos mais importantes de uma dieta saudável que é mais frequentemente negligenciada é a questão de comer sua comida crua, em seu estado natural.

É grande a quantidade de consumo de alimentos processados, e este é um dos hábitos que estão te envelhecendo. Afinal, quando você está consumindo esses tipos de alimentos desnaturados e quimicamente alterados, o resultado é uma epidemia de doenças crônicas e degenerativas.

Por isso, o ideal é comer o máximo de alimentos possível em seu estado não processado; alimentos tipicamente orgânicos e biodinâmicos que foram cultivados localmente e, portanto, estão em temporada.

Mas mesmo quando você escolhe os melhores alimentos disponíveis, você pode destruir a maior parte da nutrição, se você cozinhá-los.

Eu acredito que é realmente sensato se esforçar para obter o máximo de alimentos crus em sua dieta quanto possível.

7 – Consumo exagerado de álcool

O consumo pesado de álcool está ligado a doenças do fígado, do coração e do pâncreas, bem como a um aumento geral do risco de morte prematura (14).

No entanto, o consumo moderado está associado a uma probabilidade reduzida de várias doenças, assim como a uma redução de 17 a 18% no risco de morte prematura (15, 16).

Os resultados de um estudo de 29 anos mostraram que os homens que preferiam vinho tinham 34% menos probabilidade de morrer mais cedo do que aqueles que preferiam cerveja ou destilados (17).

Além disso, uma revisão observou que o vinho é especialmente protetor contra doenças cardíacas, diabetes, distúrbios neurológicos e síndrome metabólica (18).

Para manter o consumo moderado, recomenda-se que as mulheres procurem 1 a 2 unidades ou menos por dia e um máximo de 7 unidades por semana.

Os homens devem manter sua ingestão diária para menos de 3 unidades diárias, com um máximo de 14 unidades por semana (19).

Não há necessidade de começar a beber se você não costuma consumir álcool. 

Além desses hábitos o consumo excessivo de açúcar também acelera o envelhecimento. Para que você entenda melhor quais são os malefícios do açúcar para a sua saúde, eu preparei um Guia GRATUITO sobre o assunto. Basta clicar na imagem abaixo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : destaquedr. juliano pimentelenvelhecimento precocehábitos que estão te envelhecendojuventudesaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta