close
Metabolismo

Ácido Hialurônico – Para Que Serve? Conheça os Benefícios

Dr Juliano Pimentel

O Ácido hialurônico ou hialuronato de sódio (AH) tem muitos benefícios e é um dos ingredientes mais interessantes no cuidado da pele, especificamente.

Naturalmente encontrado no corpo, o ácido hialurônico protege da umidade e cria plenitude na pele. Em outras palavras, uma pele jovem naturalmente é rica em ácido hialurônico.

No cuidado da pele, você pode encontrar cremes de ácido hialurônico, soros, injetáveis e suplementos de ácido hialurônico.

No entanto o ácido hialurônico é também usado para outras funções além do benefício da pele mais jovem.

Conheças os benefícios do ácido hialurônico.

Não deixe de ler e compartilhar!

Como funciona

O ácido hialurônico ajuda a manter a pele saudável

O ácido hialurônico, também chamado de hialuronano, é frequentemente recomendado por dermatologistas e outros médicos por sua capacidade de melhorar a textura e a aparência da pele, além de reduzir a dor nas articulações e outros sintomas associados ao envelhecimento (1).

O ácido hialurônico é provavelmente mais conhecido por sua inclusão em soros caros anti-envelhecimento da pele, mas você também vai encontrar fórmulas de apoio conjunto, tratamentos de afta, colírios e protetores labiais.

O ácido hialurônico é uma substância lubrificante e clara que é produzida naturalmente pelo corpo.

No corpo humano, o ácido hialurônico é encontrado nas maiores concentrações na pele, dentro das articulações, dentro das cavidades oculares e em outros tecidos, onde ajuda a reter o colágeno, aumenta a umidade e proporciona elasticidade e flexibilidade (2).

5 Benefícios do Ácido Hialurônico

1. Hidrata a pele seca e envelhecida

O ácido hialurônico é um hidratante. A principal maneira pela qual o HA ajuda a melhorar a aparência da pele envelhecida devido à exposição ao sol é reduzindo a perda de água.

Uma das razões pelas quais os tratamentos de reposição hormonal às vezes fazem com que a pele pareça mais jovem e menos danificada pelo sol é porque aumentam a concentração de HA na pele (3).

Secura, caspa, olhos ou lábios caídos e flacidez estão associados ao envelhecimento da pele, porque à medida que envelhecemos, as moléculas da nossa pele perdem um pouco de sua capacidade de se ligar e reter a água (4).

Isso não só causa ressecamento, mas também diminui o volume da pele.

O envelhecimento da pele é desencadeado por ambos envelhecimento intrínseco e extrínseco, ou seja, a exposição ambiental diária a poluentes e luz UV, juntamente com o “processo normal de envelhecimento”.

Os pesquisadores descobriram que o ressecamento causado pela exposição solar prolongada desempenha um papel importante na formação de rugas.

O HA pode ajudar a reduzir naturalmente os sinais de envelhecimento , diminuindo a perda de água na epiderme associada à exposição solar, secura da pele ou flacidez (5).

2. Ajuda a reduzir rugas

Embora a maioria das pesquisas mostrem que a HA pode levar seis semanas ou mais para melhorar a aparência da pele, alguns estudos descobriram que soros HA e cremes para os olhos anti-rugas às vezes podem começar a funcionar em apenas duas a quatro semanas de uso (6).

Um ensaio foi realizado em 40 mulheres adultas que apresentavam sinais clínicos leves a moderados de envelhecimento da pele antes do estudo, incluindo diminuição do volume da pele e alterações na superfície da pele.

Depois de aplicar um produto chamado Fillerina, que contém seis formas de ácido hialurônico, ou um produto placebo, os resultados foram medidos após três horas e depois sete, 14 e 30 dias depois (7).

Os pesquisadores descobriram que depois de 30 dias e alguns começando depois de 14 dias, aqueles que usaram Fillerina mostraram “melhorias significativas nos contornos e volumes faciais” em comparação com o grupo placebo, e com as medidas iniciais.

O grupo de tratamento ativo experimentou reduções na flacidez dos contornos da face e das maçãs do rosto, melhorou o volume labial e diminuiu a profundidade e o volume das rugas, enquanto o grupo placebo não viu tais melhorias.

3. Feridas, queimadura solar e reparação de feridas

Além de diminuir o aparecimento de rugas e ressecamento, o AH é benéfico para o tratamento de herpes labial e feridas na boca, úlceras, feridas, mordidas e queimaduras devido à forma como mantém o tecido danificado úmido (8).

Benefícios de reparo de tecidos também incluem alívio de queimaduras solares.

Muitos tratamentos de afta para os lábios e boca contém gel de ácido hialurônico para acelerar o processo de cicatrização e evitar rachaduras ou sangramento (9).

O HA faz parte do componente estrutural da boca e dos lábios. Como o AH se liga à água, ele hidrata a pele e os tecidos dentro da boca  lábios e mantém as junções da pele bem firmes, ajuda a levar nutrientes aos tecidos danificados, controla a inflamação e ajuda os fluidos a levar a cabo os resíduos.

4. Alivia a dor nas articulações mantendo os ossos bem lubrificados

O ácido hialurônico também é encontrado nas articulações, onde mantém o espaço entre os ossos bem lubrificado (10).

Quando as articulações são lubrificadas, os ossos são menos propensos a ranger uns contra os outros e causar dor desconfortável.

Suplementos de ácido hialurônico são muito úteis para pessoas que sofrem de osteoartrite, um tipo de doença articular degenerativa causada por desgaste nas articulações ao longo do tempo (11).

Tomar 80 a 200 mg por dia durante pelo menos dois meses demonstrou reduzir significativamente a dor no joelho em pessoas com osteoartrite, especialmente aquelas entre as idades de 40 e 70 anos (12, 13, 14, 15).

O ácido hialurônico também pode ser injetado diretamente nas articulações para alívio da dor. No entanto, uma análise de mais de 12.000 adultos encontrou apenas uma modesta redução na dor e um maior risco de efeitos adversos (16).

Algumas pesquisas mostram que o par de suplementos orais de ácido hialurônico com injeções pode ajudar a prolongar os benefícios de alívio da dor e aumentar a quantidade de tempo entre as injeções (17).

5. Preserva a força óssea

Novas pesquisas começaram a investigar os efeitos dos suplementos de ácido hialurônico na saúde dos ossos (18).

Dois estudos descobriram que os suplementos de ácido hialurônico podem ajudar a diminuir a taxa de perda óssea em seu estágio inicial (19,20).

Estudos em tubos de ensaio também mostraram que altas doses de ácido hialurônico podem aumentar a atividade dos osteoblastos, as células responsáveis ​​pela construção de novos tecidos ósseos (21,22).

Outras aplicações do ácido hialurônico ​​incluem colírio de ácido hialurônico para aliviar o olho seco e inserir o ácido hialurônico diretamente na bexiga através do cateter para reduzir a dor.

Consulte um médico.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : ácido hialurônicodestaquedr. juliano pimentelhialuronato de sódiosaúdesaúde da pelesorossuplementosvsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta