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Metabolismo

Acordar Com Mais Disposição com 6 Dicas Práticas

Dr Juliano Pimentel

Você sofre para acordar cedo e passa a manhã sem muita energia? Isso pode acontecer devido ao estresse ou sobrecarga. Esse problema pode virar uma bola de neve e impactar na sua produtividade, desempenho, qualidade de vida e disposição. 

Neste artigo, eu separei algumas dicas para ajudar você a acordar com mais disposição pela manhã.

Não deixe de ler e compartilhar.

Acordar Com Mais Disposição

O ideal seria que cada um pudesse adaptar seu dia aos momentos em que será mais produtivo. Mas é possível, sim, tentar adaptar-se e ajudar o corpo a render um pouco mais de manhã seguindo algumas dicas (2):

1-Estabeleça a rotina pela manhã

Basicamente, nosso corpo sabe que precisamos nos organizar a cada dia, por isso temos o chamado ciclo circadiano, termo que vem do latim circa diem e significa “cerca de 24 horas”.

Isso quer dizer que o próprio organismo estabelece suas funções em torno desse tempo, determinando assim horários em que hormônios serão liberados, quando sentiremos fome e sono, entre muitas outras funções. Trata-se do relógio biológico (1).

O nosso ritmo central é programado pela hipófise, e ela regula vários outros “reloginhos” no nosso corpo. Quando o organismo sai de sincronia, todo o corpo sente e pode sofrer com isso. 

Estabeleça a sua rotina pela manhã; fazendo isso, você organiza o seu dia e cria metas.

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Acordar com Disposição: Fazer exercícios logo pela manhã. Imagem: (Divulgação)
  1. Esqueça o botão soneca

Programar inúmeras sonecas de poucos minutos no despertador dificulta a sua vontade de levantar da cama, e atrapalha sua disposição sugando boa parte da energia do dia.

A melhor alternativa é programar o despertador de maneira consciente para um horário real, que você possa levantar sem precisar tirar mais um cochilo.

  1. Acorde e beba um copo de água

Tomar água em jejum é muito eficiente

Beber água ajuda o corpo a manter seu melhor desempenho e, se a hidratação for a primeira coisa da manhã, irá ajudar muito o sistema digestivo, além de energizar o seu corpo (3).

  1. Estabeleça horários constantes

A hora de dormir e acordar é um dos fatores que regulam nosso ciclo circadiano. Assim, se você mantiver os mesmos horários todos os dias, o organismo tende a se habituar.

Muitos tentam acordar mais cedo, mas continuam dormindo mais tarde, ou então ficam um pouco mais na cama nos fins de semana. Isso confunde o corpo, que retoma o hábito a que está predisposto (4).

O mais aconselhável é manter uma regularidade, mantendo horários para dormir e acordar todos dias.

  1. Coma proteína no café da manhã

Pesquisas relacionam a alimentação à boa disposição; e a proteína tem um papel importante nisso.

Um estudo feito na Universidade de Lancaster (Reino Unido) no início de 2012, mostrou que pessoas que ingerem proteínas tinham uma melhor memória por algum tempo depois do consumo.

Já em Zurique, na Suíça, cientistas perceberam que este nutriente resultava no aumento da atenção.

Além disso, as proteínas reduzem a entrada do triptofano no cérebro, hormônio ligado ao sono, nos tornando mais despertos e ativos (5, 6).

Ela também aumenta a saciedade.

  1. Faça atividades físicas logo pela manhã

Manter-se ativo durante a manhã ajuda, e muito, a manter o corpo e a mente acordados.

Uma das formas de fazer isso é com atividades físicas, que liberam uma série de hormônios, como os adrenérgicos, que aumentam a temperatura corporal, outro sincronizador do relógio biológico.

Além disso, ele ajuda a acelerar o metabolismo e traz mais disposição.

Se você se sente cansado logo pela manhã, procure mudar seus hábitos e aplicar as dicas desse artigo.

Caso a indisposição permaneça, procure orientação médica.

Outra forma de aumentar a disposição ao acordar, é por iniciar uma reeducação alimentar.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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