Selecione a página

Dificuldade Para Dormir? O Magnésio Pode Te Ajudar!

Dificuldade Para Dormir? O Magnésio Pode Te Ajudar!

Muitas pessoas sofrem com a dificuldade para dormir e o magnésio, mesmo não sendo o mineral mais presente em nosso corpo em termos de quantidade é certamente é um dos mais importantes para a saúde geral, inclusive para seu sono.

Na verdade, ele está envolvido em mais de 300 funções bioquímicas do corpo, como a regulação do ritmos dos batimentos cardíacos e a ajuda das funções do neurotransmissor.

Para muitas pessoas, uma deficiência de magnésio causa sintomas negativos visíveis – incluindo dores musculares ou espasmos, má digestão, ansiedade e problemas para dormir.

No entanto, a deficiência de magnésio é muitas vezes ignorada e raramente testada.

Neste artigo explicarei como o magnésio pode te ajudar a dormir.   

 

Dificuldade para Dormir e a Ajuda do Mineral

O Magnésio Ajuda O Organismo Como Um Todo

O magnésio tem muitos benefícios em todas as funções críticas do corpo.

Dos nervos e células para os músculos, o magnésio está trabalhando constantemente, regulando e promovendo a função adequada do organismo como um todo.

Os benefícios do magnésio incluem:

– Aumento do metabolismo

– Acalma os nervos e ansiedade

Ajuda com a digestão

– Trata a insônia

– Alivia os movimentos musculares

– Regula os níveis de cálcio, potássio e sódio

– Mantém o coração forte

– Provem uma manutenção da densidade óssea adequada

– Melhora a nutrição do organismo

– Regula os níveis de açúcar

– Aumenta a produção de colágeno

– Contribui para a perda de peso

– Promove ganho de massa muscular

Dormindo melhor

O magnésio é vital para a função GABA, um neurotransmissor inibitório que produz “hormônios felizes” como a serotonina.

Certos hormônios regulados pelo magnésio são cruciais para acalmar o cérebro e promover o relaxamento, razão pela qual uma deficiência de magnésio pode levar a insônia.

Em um relatório de 2012 publicado no Journal of Neuropharmacology, quando os camundongos se tornaram deficientes em magnésio, eles apresentaram comportamentos mais intensos relacionados à ansiedade, em comparação aos ratos que receberam suplementos de magnésio.

A deficiência de magnésio causou um aumento na produção de hormônios cortisol no cérebro dos camundongos, especificamente ativando o núcleo hipotalâmico paraventricular (PVN), uma parte do cérebro que controla as respostas ao estresse e à ansiedade. (1)

Considerando que duas das causas mais comuns de insônia são estresse e ansiedade, o relaxamento é algo que definitivamente podemos usar nas noites sem dormir.

O magnésio também pode ajudar a combater a depressão, que é outra das principais causas de insônia.

Os suplementos de magnésio podem ajudar a acalmar uma mente corrida e facilitar a boa noite de sono.

Nossos ritmos circadianos mudam, especialmente à medida que envelhecemos, devido ao nosso menor consumo de nutrientes e a uma menor absorção deles, o que coloca muitos de nós em risco de insônia.

Testes com o magnésio

Quando 46 pacientes receberam suplementos de magnésio ou um placebo ao longo de um período de oito semanas, o grupo que tomou os suplementos experimentou um aumento significativo no tempo de sono e foi mais fácil adormecer, além da observação de níveis mais baixos de cortisol associados ao estresse.

Pesquisadores que publicaram o estudo de 2012 no Journal of Research in Medical Science concluíram que a suplementação de magnésio é de baixo risco e eficaz para baixar sintomas de insônia.

Além disso, o magnésio melhora a eficiência do sono, o tempo de sono e o início dele, e ajuda no despertar ao amanhecer e diminui as concentrações de cortisol. (2)

O magnésio passa com cálcio e glutamato nas lacunas entre as células nervosas. O cálcio e o glutamato são excitatórios.

O glutamato em particular excita seu humor. Se tivéssemos apenas cálcio e glutamato em nossas sinapses nervosas, estaríamos em constante estado de excitação e isso levaria ao dano dos nervos e à morte celular.

Para combater isso, nossos corpos usam magnésio e o magnésio se liga aos mesmos receptores nos nervos e evita que os sinais excitatórios passem.

Neste sentido, ele atua como um “guardião” para regular a quantidade de excitação e nos ajuda a nos manter calmos. (3)

Dificuldade para Dormir e o Magnésio

Confira a seguir dicas importantes sobre como usar o magnésio no tratamento de insônia.

1 – Corrija sua dieta

Sempre coloque uma alimentação de verdade em primeiro lugar para uma dieta adequada, pois comprimidos e suplementos não são uma solução para uma dieta ruim.

Para iniciantes, eu recomendaria abandonar todo o alimento processado de sua dieta e substituí-lo por alimentos reais.

Definitivamente, evite quantidades excessivas de cafeína (café, chás com cafeína) e álcool, pois estes causam depleção de zinco do corpo.

Nesse caso, você deverá inserir em sua dieta alimentos ricos em magnésio, como:

– Espinafre, Sementes de abóbora, cavala, abacate, banana, figo Seco, chocolate amargo (70% ou maior), couve, acelga, amêndoas, salmão, coentro, castanha de Caju e alcachofra, por exemplo.

Além desses selecionei outros alimentos que devem estar presentes na sua dieta para contribuir para sua saúde. Clique AQUI para saber quais são!

2 – Absorver magnésio através da pele

Outra forma de acabar com a dificuldade para dormir é  por absorver o magnésio através da pele.

O sistema digestivo é muito ineficiente na absorção de magnésio, somamos apenas 20% a 50% de magnésio ingerido.

Então, mesmo se você otimizar sua dieta, você ainda pode ter problemas para obter magnésio suficiente para ter uma boa noite de sono.

No entanto, o corpo é muito bom em absorver magnésio através da pele, por meio de duas maneiras simples:

– Sais de Epsom: o sal de Epsom é realmente apenas um nome extravagante para sais de magnésio (porque os sais de Epsom foram extraídos de uma primavera na cidade de Epsom, na Inglaterra). Você pode fazer um relaxante banho desse sal, por exemplo.

– Óleo de magnésio: Você também pode obter o magnésio transdermicamente esfregando ou pulverizando o óleo diretamente no seu corpo. Para o tratamento da insônia, aplique antes de dormir.

Por fim, você também pode aplicar óleo de magnésio às palmas das mãos, nos pés ou a qualquer músculo dolorido.

3 – Corrija sua saúde intestinal

Muitos problemas de saúde (incluindo a insônia) começam devido a deficiências nutricionais.

E como essas deficiências nutricionais começam? Simples.

Porque o intestino tornou-se tão danificado que é incapaz de absorver nutrientes adequadamente, e em alguns casos, o intestino pode tornar-se tão danificado que ocorre a síndrome intestinal com vazamento.

Uma boa saúde começa com um intestino saudável.

Considerando todos os papéis importantes que o magnésio desempenha no corpo – e o fato de que uma deficiência de magnésio é uma das principais deficiências nutricionais em adultos.

É uma boa ideia considerar a tomada de magnésio através de suplementos e de uma alimentação de verdade, ingerindo alimentos ricos em magnésio.

Isso vai ajudar o seu organismo a se livrar da dificuldade para dormir, e em outros aspectos do organismo.

Outra maneira de lidar com a dificuldade para dormir é lidando melhor com sua ansiedade.

Minha sugestão para melhorar sua saúde emocional é começar pela compreensão da ansiedade.

Aproveite o desconto de 25%, toque na imagem abaixo para garantir seu livro!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Bom dia e parabéns pela ótima matéria. Minha dúvida é a seguinte: convivo há quinze anos com síndrome do pânico, ansiedade e também dificuldade para dormir, também já tive depressão, conforme a matéria poderia me indicar qual tipo de magnésio posso começar a utilizar nestes casos? Agradeço desde já!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!