close
Metabolismo

É possível reverter a Diabetes Naturalmente?

Dr Juliano Pimentel

A diabetes é uma perigosa doença que pode levar a muitas outras condições de saúde quando não é administrada adequadamente. E algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou reverter a diabetes naturalmente (1).

Aprenda o que é essa doença e quais são as medidas possíveis para reverter a diabetes naturalmente.

Gostou? Leia e compartilhe.

O Que é Diabetes?

Diabetes é uma doença de sinalização de insulina e leptina, não uma doença de açúcar no sangue.

A diabetes, como todas as doenças crônicas, resulta da falta de comunicação celular.

A leptina é um hormônio produzido em suas células de gordura.

Um dos principais papéis da leptina é regular o seu apetite e peso corporal. Ele diz ao seu cérebro quando comer, quanto comer e, o mais importante, quando parar de comer.

E leptina diz ao seu cérebro o que fazer com a energia que tem. A leptina é amplamente responsável pela precisão da sinalização da insulina e se você se torna ou não resistente à insulina.

A única maneira conhecida de restabelecer a sinalização adequada da leptina, e da insulina, é através de uma dieta adequada.

Quando o açúcar no sangue se eleva, a insulina é liberada para direcionar a energia extra para o armazenamento.

Uma pequena quantidade é armazenada como um amido chamado glicogênio, mas a maioria é armazenada como seu principal suprimento de energia – gordura.

Portanto, o principal papel da insulina não é diminuir o açúcar no sangue, mas sim armazenar a energia extra para os tempos futuros de necessidade.

O efeito da insulina na redução do açúcar no sangue é apenas um “efeito colateral” desse processo de armazenamento de energia.

Além do diabetes, níveis elevados de insulina estão associados a várias doenças, incluindo:

  • Doença cardíaca (2)
  • Doença vascular periférica
  • Acidente vascular encefálico
  • Pressão alta (3)
  • Câncer
  • Obesidade

O que fazer para prevenir ou reverter a diabetes naturalmente

As principais maneiras para aumentar sua sensibilidade à insulina e à leptina, reduzindo assim suas chances de desenvolver diabetes – ou revertê-lo se você já tiver a doença, são:

1 – Exercício

Fazer atividade física ajuda a reverter a diabetes. Imagem: (Divulgação)

O exercício é um fator absolutamente essencial e, sem ele, é improvável que você consiga controlar essa doença devastadora. É uma das formas mais rápidas e poderosas de reduzir a resistência à insulina e à leptina.

2 – Elimine Grãos e Açúcares, Especialmente Frutose

Uma grande razão para o fracasso do tratamento convencional do diabetes nos últimos 50 anos tem a ver com recomendações dietéticas seriamente falhas.

Frutose e grãos são amplamente responsáveis ​​pelas reações adversas à insulina do seu corpo (4).

É preciso eliminar açúcares e grãos – até grãos “saudáveis”, como os integrais, orgânicos ou germinados.

Isso significa evitar todos os pães, massas, cereais, arroz, batatas e milho. Talvez seja preciso evitar frutas até que o açúcar no sangue esteja sob controle.

3 – Coma certo para o seu tipo nutricional

A terceira maneira de reverter a diabetes naturalmente, é evitar grãos e açúcares pode não ser suficiente, a menos que você equilibre suas proporções de proteína, carboidrato e gordura para sua bioquímica genética específica.

Você precisa descobrir qual é o seu tipo nutricional. Assim você terá informações sobre a quantidade ideal ideal de proteína, carboidrato e gordura devem ser consumidos.

4 – Otimize sua vitamina D

Otimizar seus níveis de vitamina D não só trata diabetes tipo 2, mas pode praticamente eliminar o risco de seus filhos para o diabetes tipo 1, se você estiver grávida.

Também é vital que os bebês recebam quantidades adequadas de vitamina D em seus primeiros anos pela mesma razão.

Você deve expor grande quantidade da sua pele, braços, barriga, costas e pernas, em uma quantidade adequada de sol.

Alimentos para tratar a diabetes naturalmente

1 – Alimentos ricos em fibra

Alimentos ricos em fibras ajudam a retardar a absorção de glicose, regulam os níveis de açúcar no sangue e ajudam na desintoxicação (5).

O indicado é consumir pelo menos 30 gramas de fibra por dia, que pode vir de legumes como couves de Bruxelas, ervilhas e alcachofras, abacates, bagas, nozes e sementes, especialmente sementes de chia e sementes de linhaça (6).

2 – Alimentos ricos em cromo

O cromo é um nutriente envolvido no metabolismo normal de carboidratos e lipídios. Alimentos ricos em cromo podem melhorar o fator de tolerância à glicose em seu corpo e, naturalmente, equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Ele desempenha um papel nas vias da insulina, ajudando a levar a glicose para as células, de modo que ela possa ser usada para energia corporal, criando a possibilidade de reverter a diabetes naturalmente.

O brócolis tem as maiores quantidades de cromo, mas você também pode encontrá-lo em carne bovina alimentada com capim (7)

3 – Alimentos ricos em magnésio

O magnésio pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, porque desempenha um papel no metabolismo da glicose.

Alguns alimentos ricos em alimentos ricos em magnésio são espinafre, acelga, sementes de abóbora e amêndoas. Eles ajudam a melhorar os sintomas do diabetes tipo 2 (8).

4 – Proteína limpa

Comer alimentos protéicos tem um efeito mínimo nos níveis de glicose no sangue e pode retardar a absorção de açúcar.

Algumas das melhores fontes de proteína limpa incluem peixes selvagens, que contêm gorduras ômega-3 que reduzem a inflamação, carne bovina alimentada com capim, frango orgânico, lentilhas, ovos e caldo de osso .

5 – Alimentos com baixa carga glicêmica

O índice glicêmico de um alimento informa sobre o potencial de aumento de glicose no sangue dos alimentos.

Os alimentos com alto índice glicêmico são convertidos em açúcar após serem ingeridos mais rapidamente do que os alimentos com baixo índice glicêmico.

Se você estiver combatendo o diabetes, adote alimentos com baixo índice glicêmico, como vegetais sem amido, frutas e bagas, nozes, sementes, abacate, coco, carne orgânica, ovos e peixes selvagens.

Um benefício desses alimentos é que eles geralmente promovem a perda de peso, que é um fator importante na reversão do diabetes.

Um estudo que acompanhou 306 diabéticos constatou que a perda de peso em um programa estruturado, com a supervisão de um médico da atenção primária, resultou em quase metade dos participantes dedicados à remissão total do diabetes.

Isto significa que eles foram capazes de ficar fora de seus medicamentos permanentemente, assumindo que eles ficaram em uma dieta saudável (9).

Com alimentação saudável é possível prevenir e reverter a diabetes naturalmente. 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : como reverter a diabetesdestaquediabetesdr. juliano pimentelglicemiainsulinasaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta