close
Metabolismo

Como Impulsionar o Hipotálamo Com 8 Dicas Práticas

hipotálamo é uma parte essencial do cérebro e que controla o bom funcionamento da maioria dos nossos hormônios. É importante impulsionar o hipotálamo para evitar uma disfunção hipotalâmica, que pode causar problemas de saúde como: Tumores cerebrais, Hipotireoidismodoença de Hashimoto, dentre outras doenças.

Ele está localizado no fundo do cérebro, logo acima da base do crânio. Sua principal função geral é regular a homeostase do organismo, mantendo a produção e a função de diversos hormônios.

Nesse artigo vou explicar como impulsionar o Hipotálamo de forma natural.

Não deixe de ler e compartilhar!

Impulsionar o Hipotálamo

Impulsionar o Hipotálamo: Suco de espinafre. Imagem: (Divulgação)

Confira a seguir as melhores formas naturais, para impulsionar a função do hipotálamo:

1. Aumentar a ingestão de Cromo

O cromo é um mineral traço necessário para o corpo; em quantidades equilibradas, ele auxilia no
funcionamento saudável do organismo.

O hipotálamo é extremamente importante, uma parte central do sistema nervoso autônomo que ajuda a controlar a temperatura corporal, e as funções básicas do corpo como sede, fome, sono e a atividade emocional.

Estudos ligaram o cromo com uma função de hipotálamo mais saudável.

Ele pode ajudar a regularizar o apetite em adultos idosos, e prevenir efeitos negativos nos neurônios cerebrais causados ​​pelo envelhecimento. (1)

Veja as melhores fontes de alimentos, para obter mais cromo naturalmente através da dieta: (2)

  • Brócolis
  • Alho
  • Manjericão
  • Laranja
  • Peru
  • Vagem
  • Maçã
  • Banana
  • Uva
  • Carne vermelha

2. Óleos Essenciais

Os óleos essenciais de incenso (e mirra também podem melhorar a saúde do cérebro.

Dois compostos ativos primários chamados terpenos e sesquiterpenos, são encontrados tanto no incenso quanto no óleo de mirra. Ambos os compostos têm efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes no corpo. (3)

Sesquiterpenos são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica, e estimular o sistema límbico do cérebro e outras glândulas promovendo a memória e liberando emoções.

Eles aumentam o oxigênio em torno dos locais receptores perto do hipotálamo, da glândula pineal e da glândula pituitária.

Os Sesquiterpenos também têm um efeito específico no nosso centro emocional no hipotálamo, ajudando-nos a permanecer calmos e equilibrados.

Existem muitas maneiras de incorporar incenso e mirra na sua vida diária. Você pode difundir os óleos essenciais e misturá-los com outros óleos e essências, e aplicar a mistura diretamente na pele.

Converse com o seu médico sobre contraindicações para o seu organismo.

3. Vitex

A Vitex, também conhecida como castanha de árvore, é um suplemento à base de plantas altamente aclamado por sua capacidade de ajudar a equilibrar hormônios femininos.

Ela pode influenciar positivamente a saúde hormonal, devido aos compostos dopaminérgicos presentes na erva.

Como exatamente o Vitex auxilia no equilíbrio hormonal?

Embora não forneça hormonas ao corpo, ele age diretamente no hipotálamo e nas glândulas pituitárias.

Para as mulheres, ele aumenta o hormônio luteinizante, modula a prolactina e ajuda na inibição da liberação de hormônio folículo estimulante (FSH); juntos, eles ajudam a equilibrar a proporção de progesterona com estrogênio, elevando ligeiramente os níveis de progesterona.

4. Gorduras Saudáveis

Impulsionar o Hipotálamo com Óleo de Coco. Imagem: (Divulgação)

Como foi apontado aqui, estabelecer equilíbrio hormonal em seu corpo tem um efeito positivo direto sobre a função do hipotálamo e da glândula pituitária.

Uma das melhores maneiras de equilibrá-los é através da alimentação saudável, consumindo regularmente as gorduras saudáveis.

O colesterol e outras gorduras desempenham um papel fundamental, na construção de membranas celulares e dos hormônios.

Certos tipos de gorduras, incluindo o colesterol, também atuam como antioxidantes e precursores de algumas moléculas e neurotransmissores importantes para o cérebro.

Algumas das fontes de gorduras anti-inflamatórias ​​incluem:

Comer gorduras boas como o azeite, auxilia nos níveis saudáveis ​​de colesterol, que é um aspecto essencial da síntese hormonal adequada (4).

5. Durma o Bastante e Reduza o Estresse

Impulsionar o Hipotálamo: Durma Bem. Imagem: (Divulgação)

O sono também é fundamental para manter os hormônios sob controle. A falta de sono, o uso prolongado de corticosteroides e o estresse crônico são três dos maiores contribuintes para altos níveis de cortisol.

Um relatório publicado no Indian Journal of Endocrinology and Metabolism, afirma que o estresse pode levar a mudanças no nível sérico de muitos hormônios, incluindo glicocorticoides, catecolaminas, hormônio do crescimento (HGH) e prolactina (5).

O cortisol é um hormônio glucocorticóide, sintetizado a partir de colesterol por enzimas. Nos níveis certos ele é útil para o organismo, mas em quantidades exageradas, ocasiona em problemas de saúde e em relacionamentos interpessoais.

Uma vez que o cortisol é regulado pelo eixo hipotálamo-hipófise- adrenal; manter a produção de cortisol em um nível saudável através de uma boa noite de sono e redução do estresse, é extremamente útil para a saúde do seu hipotálamo (bem como suas glândulas pituitárias e adrenais).

A prática de atividades como meditação e ioga podem ser de grande ajuda.

6. Exercício Regular

O exercício moderado e regular também ajuda a impulsionar o hipotálamo, e traz benefícios para todo o seu corpo.

Um estudo, publicado em 2000 analisou a relação entre o hipotálamo, o exercício e a pressão arterial elevada em animais.

Os pesquisadores descobriram que o exercício regular tem um efeito positivo tanto na expressão gênica, quanto na atividade neuronal no hipotálamo.

Também foi constatado que o exercício regular reduziu os níveis pressão arterial em animais hipertensos. (6)

7- Vitamina B

Ingerir alimentos ricos em vitamina B ajudará a impulsionar o hipotálamo. A falta da vitamina B-1, ou tiamina como ela também é conhecida; pode ajudar a prevenir a queda na capacidade mental, como por exemplo o surgimento da doença de Alzheimer.

Carne de porco e leguminosas são ricas em vitamina B (7).

Já a vitamina B-12 possui outras grandes vantagens essenciais para a saúde, como: prevenção da perda de memória, danos cerebrais e desorientação.

Você pode encontrar em alimentos como:

  • Ovos
  • Carne bovina
  • Salmão
  • Frango
  • Café
  • Chá
  • Ervilha

8-Antioxidantes

Os alimentos ricos em antioxidantes reparam os danos causados pelos radicais livres, ajudam eliminar as toxinas do organismo, prevenir doenças e a impulsar o hipotálamo.

A vitamina C também é essencial, juntos eles ajudam a manter a saúde cerebral e imunológica.

Receitas para ter vitalidade

Você pode encontrar a vitamina C e agentes antioxidantes em alimentos como:

  • Espinafre
  • Tomate
  • Goiaba
  • Limão
  • Abobrinha

Dê sempre preferência aos alimentos saudáveis e naturais para impulsionar o hipotálamo, além de manter uma rotina e hábitos saudáveis. Isso fará grande diferença na sua vida.

Conviver com doenças degenerativas ou de qualquer espécie é muito doloroso, e existem formas como essas para evitá-las.

Faça escolhas inteligentes e pense no seu futuro, e no futuro de sua família; aquilo que você come hoje vai influenciar em vários aspectos.

E se o seu objetivo é impulsionar a saúde com a alimentação, comece hoje mesmo!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : antioxidantesatividade emocionalBananasbarreira hematoencefálicabrócoliscérebrocromodietadisfunção hipotalâmicadoença de Hashimotodopaminérgicosdr. juliano pimentelefeitos anti-inflamatóriosenvelhecimentoequilíbrio hormonalFSHglândula pinealglândula pituitáriahipertireoidismohipotálamohomeostaseHormônio do Crescimentohormônio folículo estimulantehormônio luteinizantehormôniosimpulsionar o hipotálamoincensomineral traçoneurônios cerebraisóleo de mirraproblemas de saúdeprolactinaradicais livressaúde do cérebroSesquiterpenossistema nervoso autônomotemperatura corporalTumores cerebraisvitamina BVitex

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta