close
Metabolismo

Jejum de 3 dias para aumentar a imunidade

Quem me acompanha sabe que o jejum intermitente tem muitos benefícios para saúde em geral. E de acordo com alguns estudos o jejum de 3 dias pode beneficiar inclusive o sistema imunológico.  

Muitas coisas afetam o sistema imune, como o estado mental, a falta de vitaminas e a alimentação. No entanto, acreditava-se que para beneficiar o sistema imunológico era necessário apenas fazer boas escolhas de alimentos, com este estudo fica claro que a frequência alimentar também influencia.

O jejum de 72 horas funciona como um regenerador de células do sistema imunológico.

Jejum de 3 dias para imunidade

O mau funcionamento e a fraqueza do sistema imunológico é a base do envelhecimento e de muitas doenças, como o câncer, por exemplo. 

Sendo assim, cada vez mais estudos sobre como potencializar o sistema imune são realizados. Essa descoberta entre o jejum de 3 horas e a regeneração de células do sistema imunológico é muito útil, principalmente para pessoas que estão passando por quimioterapia. 

Jejum de 3 horas para aumentar a imunidade

De acordo com o estudo: “Quando você passa fome, o sistema tenta economizar energia, e uma das coisas que pode fazer para economizar energia é reciclar muitas células imunológicas que não são necessárias, especialmente aquelas que podem ser danificadas” (1).

Mesmo sabendo que a quimioterapia é um tratamento indicado para salvar vidas de muitas pessoas com células cancerígenas, ela prejudica muito o sistema imune. No entanto, o jejum de 3 horas protegeu os pacientes com câncer do impacto tóxico da quimioterapia. 

O jejum prolongado força o corpo a usar reservas de glicose e gordura, mas também quebra uma porção significativa dos glóbulos brancos.

Durante cada ciclo de jejum, esse esgotamento de glóbulos brancos induz mudanças que desencadeiam a regeneração baseada em células-tronco de novas células do sistema imunológico.

Como resultado do estudo ficou claro que o jejum prolongado também reduziu a enzima PKA, que está ligada ao envelhecimento e um hormônio que aumenta o risco de câncer e o crescimento do tumor.

Outros benefícios de saúde do jejum de 3 horas

Perda de peso

Obviamente fazer o jejum de 3 horas resulta na perda de peso, Afinal, durante esse período de jejum é consumido água, chá e café preto, ou seja, os líquidos ajudam a fazer uma limpeza no corpo. 

A perda de peso ocorre quando o corpo passa de um estado alimentado para um estado em jejum. Sem comida para queimar, seu corpo começa a queimar gordura corporal (combustível armazenado) para continuar funcionando.

Quando você atinge a marca de 8 a 12 horas sem alimentos, seus níveis de insulina caem quando você entra em jejum. Seu corpo agora tem que queimar gordura corporal para fornecer-se energia. Jejuns prolongados podem resultar em queima de 1 kg de gordura corporal por dia.

Autofagia

Um benefício primário do jejum é o processo de autofagia – processo natural do corpo de quebrar e reciclar componentes celulares desnecessários ou danificados, acumulados no corpo. 

Ou seja, é um mecanismo essencial para a morte de células danificadas que podem levar à doença, incluindo aquelas que formam células tumorais cancerígenas.

Também há evidências de que a autofagia desempenha um papel no aumento da longevidade e do nível de saúde (2). 

Sensibilidade à insulina

Por fim, o jejum de 3 horas também melhora a sensibilidade à insulina. A insulina é o hormônio que seu corpo libera quando você inicia o processo de decomposição dos alimentos, para que possa absorver a glicose (açúcar) na corrente sanguínea. A glicose é a fonte de combustível usada pelas células para que elas possam continuar funcionando.

A insulina é vital porque, sem ela, suas células não receberão o sinal para aceitar a glicose na corrente sanguínea. Se o seu corpo perceber que a glicose não está sendo absorvida pelas células, ela será armazenada posteriormente para a forma de gordura corporal. 

Quanto mais sensível à insulina você for, menor a probabilidade de sua próxima refeição fraudulenta ir diretamente para sua barriga ou coxas.

Vale lembrar que independente do objetivo que você deseja ao fazer o jejum, é preciso acompanhamento médico.

O jejum de 3 horas pode sim ser muito benéfico para a saúde e vários momentos, inclusive durante tratamento de quimioterapia, no entanto, é fundamental o acompanhamento de um profissional que os resultados sejam positivos. 

Agora, se você deseja fazer o jejum de 3 dias visando a perda de peso e uma melhor qualidade de vida, eu tenho um convite especial para você!

Preparei uma Jornada incrível de 01 a 08 de junho para ajudar você a ter uma saúde Plena e tornar-se inabalável.

 

Clique na imagem acima e participe dessa jornada que ajudará você e toda sua família a terem mais saúde, disposição para com a vida!

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentação imunidadedr. juliano pimenteljejumsaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta