close
Metabolismo

Lâmpada de Sal do Himalaia – Benefícios para Saúde e Lar

Dr Juliano Pimentel

Da mesma maneira que aconteceu com o sal rosa do Himalaia, a lâmpada de sal do Himalaia também se popularizou por alegações sobre seus benefícios.

Este artigo apresenta detalhes sobre os benefícios já estudados sobre a lâmpada.

Não deixe de ler e compartilhar!

Como funcionam a lâmpada de sal do Himalaia

Existem duas principais teorias sobre os benefícios da lâmpada de sal do Himalaia.

Purificação do ar

O sal é naturalmente higroscópico, o que significa que ele atrai moléculas de água para si mesmo. A teoria diz que as lâmpadas de sal atraem moléculas de água no ar.

Como a água no ar também pode conter alérgenos, poluentes e até bactérias, essas substâncias também são atraídas pela lâmpada.

A lâmpada de sal aquecido supostamente seca o vapor de água, deixando as partículas ligadas ao sal.

Por esta razão, muitas fontes recomendam limpar a lâmpada de sal com um pano algumas vezes por semana para limpá-la.

Uma vez que esses contaminantes transportados pelo ar tenham sido bloqueados no sal, a água limpa é relançada e, portanto, tem um efeito purificador no ar.

Os cientistas sabem que o sal absorve a água do ar, mas atinge rapidamente um estado de equilíbrio, ou seja, não absorve mais água porque está saturado.

Por isso, pode ser revitalizado por secagem, o que faz uma lâmpada de aquecimento e queima.

Ionizador natural

Outras fontes afirmam que os benefícios da lâmpada de sal do Himalaia são devido à criação de íons negativos.

Afirmam que as lâmpadas de sal proporcionam benefícios para a saúde porque são “ionizadores naturais”, o que significa que mudam a carga elétrica do ar circulante.

Íons são compostos que carregam uma carga porque eles têm um número desequilibrado de prótons ou elétrons.

Eles são produzidos naturalmente no ar quando ocorrem alterações na atmosfera. Por exemplo, cachoeiras, ondas, tempestades, radioatividade natural e calor produzem íons de ar (1).

A água corrente é considerada a maior fonte de íons negativos da natureza e pode ser uma das coisas que contribuem para o refrescante aroma das cachoeiras e da praia.

Na verdade, essa é uma das razões pelas quais as pessoas costumam relatar que se sentem renovadas ou refrescadas após uma tempestade ou depois de passar algum tempo na praia.

Eles também podem ser criados artificialmente por ionizadores de ar produzidos comercialmente.

É sugerido que as lâmpadas de sal do Himalaia podem produzir íons atraindo partículas de água que evaporam como uma solução salina quando aquecidas pela lâmpada, formando principalmente íons negativos (2).

Ou seja, as lâmpadas de sal produzem íons, mas não em grandes quantidades.

Gastar tempo na natureza, especialmente em torno da água, é definitivamente a melhor maneira de obter exposição a íons negativos, mas as lâmpadas de sal também geram pequenas quantidades, especialmente quando usadas consistentemente ao longo do tempo.

Como os íons positivos geralmente são criados por dispositivos eletrônicos como computadores, TVs, microondas e até mesmo aspiradores de pó, eles podem exacerbar problemas como alergias, estresse e problemas de sono.

Os íons negativos podem neutralizar os íons positivos, eles se ligam e ajudam a limpar o ar. Além disso, as lâmpadas de sal oferecem um brilho suave que muitas pessoas acham relaxante.

Benefícios

A lâmpada de sal do himalaia ajuda a reduzir os sintomas da asma

Reduz os sintomas de asma e alergia

Por existirem inaladores de sal rosa do Himalaia especiais, e que eles parecem ter efeitos benéficos tremendos na asma, a bronquite e em outras doenças respiratórias, em favor do sal exótico (3).

As pessoas afirmam que as lâmpadas filtram partículas microscópicas de mofo, bolor, poeira e pêlos de animais domésticos do ar interno.

Ajudando assim, a aliviar tremendamente os sintomas da alergia.

Outros acham que um spray nasal salino terá um efeito mais imediato se você quiser limpar suas vias aéreas com sal.

Melhora a respiração

Estudos mostram que os íons negativos aumentam a atividade ciliar enquanto os íons positivos têm um efeito negativo. Os cílios são os pêlos microscópicos que revestem a traqueia (4).

Mais íons negativos no ar significam que seus pulmões são mantidos limpos de partículas estranhas.

Então, teoricamente, uma lâmpada de sal do Himalaia ajuda a filtrar o ar que você respira e manter seus pulmões limpos.

Aumenta os níveis de energia

Uma das afirmações mais ousadas. Como os íons positivos sugam o seu corpo de energia, as lâmpadas de sal podem torná-lo mais energético.

Muitas vezes, a ligação entre estar na natureza, onde os íons negativos são abundantes, e sentir-se revigorado é atribuída a essas lâmpadas também.

Ajuda dormir melhor

Outra alegação popular é que as lâmpadas o ajudam a dormir melhor. A teoria é que a exposição excessiva a íons positivos no ar leva a uma redução do suprimento de sangue e oxigênio para o cérebro, resultando em padrões irregulares de sono.

É possível que o uso da luz fraca de uma lâmpada de sal do Himalaia possa ajudar a promover a sonolência até o final do dia, se você usá-la para substituir luzes elétricas brilhantes.

Isso ocorre porque a luz brilhante antes de dormir pode retardar a produção do hormônio do sono melatonina (5,6).

Os íons negativos melhoram o humor

Estudos demonstram que os íons negativos podem definitivamente beneficiar pessoas que sofrem de depressão sazonal (SAD), e podem ajudar outras formas de depressão também.

É necessário salientar que, durante o ensaio clínico, foi aplicada a exposição a íons negativos de alta densidade. Curiosamente, o grupo de baixa densidade também experimentou uma melhoria de 17%.

As alegações de que as lâmpadas aumentam a produção de serotonina são plausíveis, mas não comprovadas (7).

É muito improvável que as lâmpadas de sal possam expor você ao elevado número de íons negativos usados ​​nesses estudos.

Reduz o estresse e aumente o desempenho

Em um estudo sobre pessoas que completaram uma tarefa de 40 minutos no computador, a exposição a íons negativos reduziu o estresse e a ansiedade e melhorou o desempenho.

A lâmpada de sal do Himalaia não produzem quantidades de íons negativos suficientes para bloquear os positivos.

O uso da luz não vai resolver nenhum problema de saúde sozinhos ou melhorar drasticamente a qualidade do ar interior.

No entanto, é uma fonte de luz bonita e ecológica que produz um espectro saudável de luz.

E você pode adotar o uso da luz e avaliar os benefícios.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : benefíciosdestaquedr. juliano pimentellâmpada de sal do himalaiasal do himalaiasaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta