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Metabolismo

Leptina e Grelina: O Papel que Desempenham no Equilíbrio do Peso

JÁ ouviu falar em leptina e grelina? Elas não costumam ter grande protagonismo em assuntos voltados para a saúde. E talvez você só tenha ouvido falar agora. Mas acredite, vale muito a pena conhecer o trabalho incrível que elas exercem no seu organismo. Saiba aqui como o seu peso é influenciado por elas.

Leptina e Grelina são dois hormônios, que possuem uma grande influência sobre o equilíbrio energético.

Leptina é um mediador e regulador energético, que suprimi a ingestão de alimentos e induz a perda de peso. A grelina por outro lado, é um hormônio de ação rápida que desempenha o papel de estimular a fome.

À medida que um número crescente de pessoas sofrem com a obesidade, a compreensão dos mecanismos pelos quais vários hormônios e neurotransmissores têm influência no balanço energético, tem sido objeto de pesquisas intensivas (1)

Nesse artigo vou mostrar o papel da Leptina e Grelina na sua saúde.

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Leptina e Grelina: O que São

Leptina e Grelina: Como Influenciam no seu Peso. Imagem: (Divulgação)

A leptina e grelina são essenciais para manter a regulação do apetite, o que consequentemente influencia no peso corporal e a gordura.

Quando você sente mais fome, tende a comer mais e pode ganhar mais peso. Tanto a leptina como a grelina influenciam o corpo todo, incluindo o seu cérebro (2)

Grelina é um hormônio produzido no estômago; antes das refeições esse hormônio é mais produzido pelo seu organismo e diminui após você comer.

Ela reduz a utilização de gordura, e é um componente importante que trabalha com o sistema de recompensa e prazer do cérebro(3).

Considerado como o único hormônio estimulante do apetite em seres humanos, a grelina é um dos principais contribuintes para dar às pessoas a sensação de desejo de comer além do normal; e principalmente os lanches insalubres.

Além disso, a grelina é estimulada diretamente em resposta á situações estressantes, explicando por que tantas pessoas tendem a comer quando estão estressadas.

Ao perpetuar o ciclo do estresse, a grelina contribui para o aumento de peso, mantendo os níveis de estresse de uma pessoa e dando a ela o desejo incontrolável de comer.

A leptina, por outro lado, é conhecida como hormônio de fome porque notifica seu cérebro quando você já comeu o suficiente, e que os seus níveis de energia são suficientes.

Quando elas estão equilibradas, as células adiposas produzem uma quantidade de leptina; elas mantém o equilíbrio energético interno necessário para a função celular necessária, e o controle de peso (4).

Geralmente, quanto mais gordura corporal você tem, mais leptina será produzida; consequentemente menos comida você consome, e a sua taxa metabólica pode aumentar.

Por outro lado, quanto menos gorduras você tiver no corpo, menos leptina o seu corpo produz, e mais com fome você vai sentir.

Ciclo Vicioso:

  • Você come mais e ganha mais gordura corporal;
  • Mais gordura corporal, significa mais leptina nas células de gordura;
  • Muita gordura significa que a sinalização adequada de leptina é interrompida;
  • O cérebro pensa que está morrendo de fome, o que faz você querer comer mais.
  • Você engorda e fica mais doente;
  • Como o corpo produz leptina com base na porcentagem de gordura corporal, o aumento de peso faz com que seus níveis de leptina sanguínea aumentem, e prejudica a perda de peso.

Infelizmente, as pessoas com sobrepeso e obesidade geralmente são resistentes à leptina, o que contribui para o aumento de peso, porque precisam comer mais para sentir saciedade.

A resistência à leptina é semelhante à resistência à insulina (e também compartilham vias comuns de sinalização). Ambos os hormônios respondem se você está bem alimentado.

A leptina geralmente também se correlaciona com a massa gorda – quanto mais gordura você tiver, mais leptina você produz.

Ambos os hormônios ativam seu hipotálamo (uma parte do seu cérebro sobre o tamanho de uma amêndoa).

Ambos os hormônios regulam o apetite e a saciedade saudável.

Quando você tenta perder gordura, seu corpo provavelmente responderá mudando os níveis hormonais que aumentam o cansaço (5).

Controlando os Hormônios

Leptina e Grelina: Exercite-se Com Regularidade. Imagem: (Divulgação)

É importante exercitar-se regularmente manter o equilíbrio da grelina e da leptina,

Outros benefícios incluem uma melhora na tolerância à glicose, e a sensibilidade à insulina; principalmente exercitando-se com o estômago vazio. (6)

Mantendo esses hormônios equilibrados no seu organismo e os exercícios regulares, você evita o surgimento da diabetes tipo 2 e auxilia a perda de peso; além de diminuir o desejo por comer alimentos não saudáveis.

Outros fatores que podem influenciar no desequilíbrio desses hormônios e no aumento do peso, é o estresse e a má qualidade do sono (7).

Uma sugestão é praticar atividades que possam trazer relaxamento como a yoga e a meditação, que podem ajudar a dormir melhor.

Lembre-se, que uma dieta anti-inflamatória adequada pode ser de ajuda para manter os níveis de estresse baixos, e reverter o ciclo de aumento de peso.

Três pontos importantes:

Grelina é um hormônio de ação rápida que desempenha um papel vital para estimular o seu apetite, e que também pode contribuir para o ganho de peso.
Leptina é responsável pela regulação do equilíbrio energético, suprime a ingestão de alimentos, induzindo a perda de peso.
– Ambos os hormônios podem ser controlados naturalmente, principalmente pelo exercício e gerenciamento de estresse.

Como você pode ver, é importante dar atenção a esses hormônios para manter a saúde e o peso ideal. Mantenha uma alimentação adequada e não deixe de visitar o médico.

Livre-se dos alimentos que são deficientes nutricionais, e que prejudicam a saúde.

Não basta consumir de vez em quando alguns alimentos naturais; isso não é bastante para garantir a boa saúde, prevenir doenças e manter os níveis de grelina e leptina saudáveis..

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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