close
Metabolismo

Lipídios (Gorduras): Qual é a importância para a saúde?

Dr Juliano Pimentel

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, desempenham muitos papéis importantes em seu corpo, desde o fornecimento de energia à produção de hormônios.

Lipídios são diferentes de carboidratos e proteínas porque não se dissolvem na água.

Você não seria capaz de digerir e absorver os alimentos adequadamente sem lipídios.

Em quantidades adequadas, os lipídios são uma parte saudável de sua dieta.

Conheça a importância dos lipídios para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Importância dos Lípidos (Gorduras)

Lipídios são essenciais para muitas funções do corpo, como construir membranas celulares, funcionamento cerebral e sintetizar hormônios.

No entanto, se os lipídios são excessivos, estes podem aderir às paredes dos vasos sanguíneos e formar um acúmulo chamado placa, que pode bloquear o fluxo sanguíneo para o coração ou cérebro e causar ataque cardíaco ou derrame.

Produção e Armazenamento de Energia

Os lipídios fornecem energia para o corpo

O principal papel dos lipídios em seu corpo é fornecer energia para os músculos e processos corporais.

A gordura é densa em energia, contendo 9 calorias por grama, enquanto proteína e carboidrato contém apenas 4 calorias por grama (1,2).

Cerca de metade do combustível que seu corpo precisa quando está em repouso ou durante a atividade cotidiana vem de lipídios.

Se você consome mais calorias do que precisa em um dia, o excesso de energia é armazenado como lipídios nas células adiposas.

Entre as refeições e durante o exercício, seu corpo depende dessas reservas de gorduraspara fornecer energia.

Proteção

Lipídios também são usados ​​para isolar e proteger seu corpo.

Seus órgãos vitais, como os rins, têm uma camada de gordura ao redor deles que funciona como um “plástico bolha” para protegê-los de lesões.

Sem essa camada lipídica, cada inchaço e machucado poderia ferir seus órgãos.

Digestão e Absorção

Lipídios em seu corpo são essenciais para a boa digestão e absorção de alimentos e nutrientes.

Os ácidos biliares produzidos a partir de lipídios no fígado permitem que a gordura e a água se misturem no intestino e auxiliam na quebra e absorção dos alimentos.

Os lipídios são então necessários para transportar as vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, do intestino até a corrente sanguínea.

Suas células usam essas vitaminas para manter a saúde de sua visão, pele, ossos, dentes e sangue (3).

Estrutura da parede celular

Os lipídios essenciais, o ácido linolênico e o ácido linoleico são vitais para a sua saúde. Eles não podem ser produzidos em seu corpo e devem vir de sua dieta.

Eles são usados ​​na produção de membranas celulares e hormônios, bem como para manter a visão e apoiar o sistema imunológico.

Esses lipídios fornecem estrutura e suporte para as paredes de todas as células do corpo. A comunicação entre as células também depende dos lipídios nas membranas de suas células.

Produção de hormônios

O colesterol é um tipo de lipídio necessário para produzir hormônios esteróides importantes em seu corpo.

Estrogênio, testosterona, progesterona e a forma ativa da vitamina D são todos formados a partir do colesterol e são necessários para manter a gravidez, desenvolver características sexuais e regular os níveis de cálcio em seu corpo.

Cerca de 25% do colesterol no sangue vem de sua dieta, de alimentos de origem animal, como gema de ovo, queijo e camarão, e os outros 75% são formados no fígado e nas células (4).

Função

As gorduras ajudam seu corpo a absorver e usar as vitaminas A, D, E e K. Elas também são importantes no sistema interno de sinalização do seu corpo e fazem parte das paredes das células.

As gorduras na comida fazem com que você se sinta completo, fornece sabor e riqueza aos alimentos, preenche os tecidos adiposos do seu corpo para ajudar a regular a temperatura corporal e proteger os órgãos vitais.

E as gorduras ajudam a manter a pele e os cabelos saudáveis ​​e brilhantes.

Só fique atento, pois o excesso de gordura e o tipo errado de gordura podem ter sérias consequências para o seu coração e para um peso saudável.

Tipos de Gorduras

As gorduras não são todas iguais, e a grande diferença se resume à estrutura química.

Gorduras saturadas

Geralmente vêm de fontes animais, como manteiga e banha.

São fontes naturais e saudáveis, que devem ser incluídas na sua alimentação.

Gorduras monoinsaturadas

As gorduras monoinsaturadas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames, e também podem ser uma boa fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante.

Azeite são gorduras monoinsaturadas, e eles podem ser uma parte saudável de sua dieta em quantidades moderadas.

Gorduras poliinsaturadas

Usualmente líquidas em temperatura ambiente e são encontradas basicamente em alimentos de origem vegetal.

Nozes e sementes de girassol, assim como salmão e cavala, são boas fontes de gorduras poli-insaturadas.

Ômega-3

Salmão é uma boa fonte de ômega-3 (lipídios)

Ácidos graxos ômega 3 são um tipo especial de gordura poliinsaturada que são considerados especialmente benéficos para o seu corpo.

O corpo não produz Ômega 3 sozinha, precisa obtê-los de alimentos e eles são abundantes em peixes gordurosos como salmão, cavala, atum, arenque e sardinha.

Reduz a inflamação por todo o corpo, o que pode ajudar com uma ampla gama de doenças, incluindo artrite e doenças cardíacas.

Colesterol

Seu corpo faz alguns por conta própria.

O colesterol não se dissolve na água e seu sangue é à base de água, o corpo tem que agrupar o colesterol em cápsulas microscópicas revestidas de proteína. Essas cápsulas são chamadas lipoproteínas.

Considerado o tipo “ruim” de lipoproteínas, as LDL são cápsulas de gordura revestidas com proteína que flutuam na corrente sanguínea com uma grande proporção de gordura em relação ao revestimento protéico.

As HDL, consideradas as “boas” lipoproteínas, têm uma alta proporção de proteína e uma menor quantidade de gordura dentro da cápsula.

O exercício pode aumentar a quantidade de HDL no sangue, mas o tabagismo e a obesidade diminuem.

Gorduras Trans

As gorduras trans são abundantes em alimentos processados, como itens de padaria, biscoitos, margarina, fast food e frituras.

As gorduras trans não têm benefícios conhecidos para o seu corpo e podem aumentar o risco de doenças.

A maneira mais fácil de evitar gorduras trans é consumir alimentos minimamente processados ​​o mais próximo possível do seu estado natural.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãodr. juliano pimentelgorduragordurasgorduras boaslipídiolipídiossaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta