close
Metabolismo

Manganês e a Importância Para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

O manganês desempenha um papel importante no metabolismo ósseo. Ou seja, ele ajuda a manter uma estrutura óssea saudável.

Além disso, também serve como uma co-enzima para auxiliar atividades metabólicas no corpo humano.

Alguns de seus benefícios para a saúde incluem o auxílio ao desenvolvimento de ossos saudáveis, a regulação do nível de açúcar, o início do metabolismo do corpo, a proteção contra doenças e o alívio da inflamação.

Também pode ajudar no combate à síndrome da TPM, prevenir crises epilépticas, ajudar na saúde da tireoide, aumentar a absorção de vitaminas e ajudar na digestão.

Conheça a importância do manganês para sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

O que é manganês?

O manganês é um mineral natural que está presente em nossos corpos em pequenas quantidades.

É um componente real da enzima superóxido dismutase de manganês e funciona como um poderoso antioxidante para neutralizar os radicais livres no corpo humano.

É essencial para o funcionamento saudável do cérebro e é um remédio natural para aliviar muitos tipos de distúrbios nervosos.

Este efeito positivo é provavelmente devido à presença de superóxido dismutase, que elimina os radicais livres em todo o corpo, bem como as vias neurais.

Embora a deficiência de manganês seja rara, pode levar a sérias consequências, incluindo a função reprodutiva enfraquecida. Também leva a um metabolismo prejudicado e reduz a densidade óssea.

O manganês é amplamente distribuído em vários tipos de alimentos. É generosamente encontrado em vegetais, feijão e certas frutas.

No entanto, carnes também contêm pequenas quantidades de manganês.

Benefícios do Manganês

Uma das melhores maneiras de incluir manganês em nossa dieta é consumir uma dieta baseada em vegetais.

O teor de manganês dos alimentos permanece estável, desde que você os armazene adequadamente durante o período de tempo recomendado.

Ossos Saudáveis

O manganês colabora para a saúde do osso

O manganês é crucial para promover uma boa saúde óssea (1).

Sendo um mineral eficaz que aumenta a densidade do osso espinhal é altamente benéfico para mulheres pós-menopáusicas.

O mineral também é conhecido por atrasar a progressão da osteoporose (2).

No entanto, mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação definitiva entre o consumo de manganês e a prevenção da osteoporose.

Regula o nível de açúcar

O manganês desempenha um papel importante no controle do nível de açúcar no sangue no corpo humano.

Isso pode impedir ainda mais o aparecimento de muitas condições médicas, como diabetes.

O manganês normaliza a secreção e síntese de insulina para gerenciar gotas imprevisíveis no nível de açúcar no sangue.

Por isso, alimentos enriquecidos com manganês são recomendados para pacientes com diabetes que mantêm o açúcar no sangue.

Metabolismo de arranque

Outra função notável do manganês é que ele estimula o metabolismo do corpo. Graças às enzimas ativadas por manganês, podemos manter com sucesso nosso nível de colesterol.

Também ajuda o fígado a funcionar suavemente.

Proteção contra Doenças

Como o manganês possui capacidades antioxidantes impressionantes, é particularmente importante no monitoramento da atividade dos radicais livres, que danificam as células humanas.

Não apenas isso, essa atividade também pode levar a outras complicações, como muitas formas de câncer.

Adicionando administra a sua dieta garante que você está protegido contra muitos tipos de infecções e doenças.

Alivia a inflamação

É um fato bem conhecido que o manganês é um remédio para a inflamação crônica e entorses.

Ele aumenta os níveis de superóxido dismutase, também referidos como SOD, em pacientes com artrite.

Como a superóxido dismutase possui ótimas propriedades anti-inflamatórias, o manganês alivia a inflamação dolorosa em pacientes (2).

Combate a Síndrome da SPM

O manganês serve como um remédio natural para aliviar muitos sintomas incômodos da TPM.

Pesquisas mostram que existe uma clara conexão entre baixos níveis de vários minerais, como o manganês, em mulheres que experimentam sintomas severos da TPM. Por isso, a suplementação é recomendada.

No entanto, o impacto do manganês na função hormonal de cada indivíduo pode variar. É por isso que é importante perguntar ao seu médico antes de usar uma suplementação de manganês para ajudar na TPM.

Útil na prevenção de crises epilépticas

Muitas pessoas não sabem que as crises epilépticas são, às vezes, desencadeadas por baixos níveis de manganês.

Embora, o mecanismo exato que impede as convulsões não seja totalmente descoberto; milhares de pessoas se beneficiaram do manganês, que age como vasodilatador para prevenir futuros episódios epilépticos.

Bom para a saúde da tireóide

Este mineral é um importante co-fator para várias enzimas diferentes. Também é um componente importante da tiroxina e mantém o funcionamento adequado da glândula tireoide.

É por isso que ajuda em muitas condições médicas que estão relacionadas à tireóide, incluindo metabolismo, apetite, perda de peso e eficiência de órgãos.

Aumenta a absorção de vitaminas

O manganês ajuda a absorver muitas vitaminas, como vitamina E e vitamina B, além de minerais, incluindo o magnésio (3,4).

Isso ocorre porque o manganês desempenha um papel crucial nas reações enzimáticas envolvidas na utilização e absorção de vitaminas ingeridas em nossa dieta.

Sendo um dos co-fatores mais versáteis para reações enzimáticas, devemos nos beneficiar de tantas fontes de manganês quanto possível para alcançar uma infinidade de benefícios.

Suporta Digestão

Outra vantagem notável deste mineral é que ele promove uma boa digestão. Desde que alivia alguns distúrbios, como desconforto intestinal e constipação.

O consumo de manganês oferece vários benefícios impressionantes para manter uma boa saúde digestiva. O mineral também é benéfico para uma utilização eficiente dos alimentos.

Melhora a Função Cognitiva

Os subprodutos da oxidação, como os radicais livres, estão presentes em todo o corpo. Sua atividade representa sérios riscos para o corpo, incluindo o funcionamento cognitivo.

Antioxidantes poderosos em manganês cuidam dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Além disso, o mineral também estimula a transmissão mais rápida de impulsos elétricos para acelerar a função cognitiva.

Fonte de manganês

As fontes mais importantes de manganês são

  • framboesas (5)
  • abacaxis (6)
  • alho (7)
  • uvas (8)
  • beterraba
  • feijão verde (9)
  • hortelã
  • nozes (11)
  • agrião (12)
  • mostarda (13)  
  • morangos (14)
  • amoras (15)
  • frutas tropicais (16)
  • alface (17)
  • espinafre
  • cravinho
  • açafrão
  • alho poró
  • banana
  • pepino
  • kiwi (21)
  • figos (22)
  • cenouras

As melhores fontes de manganês naturalmente abundantes são verduras, coco, amêndoas e avelãs, uma vez que maximizam a absorção desse importante mineral (23,24,25).

Mesmo com tantos benefícios é preciso ter cautela no consumo do manganês, pois é um dos três únicos minerais com traço tóxico no corpo.

Tanto a deficiência quanto o excesso de manganês podem levar a muitas condições médicas sérias, algumas das quais são fatais.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãodestaquedr. juliano pimentelfontes de manganêsmanganêsmineraissaúdevsg

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta