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Metabolismo

Melatonina – O que é? Pra que serve? Benefícios para o Sono

Dr Juliano Pimentel

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal.

É uma glândula do tamanho de uma ervilha encontrada logo acima do meio do cérebro (1,2)

Este produto químico está intimamente relacionado ao nosso ciclo de sono. Ajuda o seu corpo a saber quando é hora de dormir e acordar (3).

A melatonina tende a flutuar em resposta aos nossos ciclos naturais, ou seja, de manhã os níveis caem, a noite os níveis aumentam, enquanto nos preparamos para o sono.

Os níveis geralmente começam a subir à noite quando o sol se põe e caem de manhã quando o sol nasce. A quantidade de luz que você recebe a cada dia, mais o seu próprio relógio biológico, define o quanto de melatonina seu corpo produz.

Conheça os benefícios da melatonina e como esse hormônio influencia seu sono.

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Melatonina e o sono

Quando estamos prontos para dormir, a melatonina ajuda a aliviar o corpo em um estado de relaxamento (4)

No entanto, o nível desse hormônio em seu corpo pode ser afetado por uma série de coisas, incluindo o ciclo de vigília e sono que você estabeleceu para si mesmo, juntamente com a quantidade de luz que você recebe a cada dia.

O relógio interno do corpo é uma coisa sensível, no entanto, mesmo pequenas flutuações nos seus níveis médios de melatonina podem ter efeitos mensuráveis.

Se as pessoas estão lutando com insônia ou outros distúrbios do sistema nervoso, a melatonina vem em uma forma de suplemento que pode ajudar a regular seus níveis hormonais (5).

À medida que envelhecemos, nosso corpo naturalmente produz menos desse hormônio, ou pode até mesmo parar completamente, o que pode resultar em uma série de problemas de saúde, incluindo insônia, transtorno afetivo sazonal (SAD), depressão e cefaleias em salvas (6).

De um modo geral, independentemente de como ou por que você está usando a melatonina, esse hormônio é considerado seguro, desde que seja usado com moderação, sob os cuidados de um profissional médico.

O hormônio melatonina desempenha um papel no seu ciclo natural de sono-vigília.

Níveis naturais de melatonina no sangue são mais altos à noite. Algumas pesquisas sugerem que os suplementos de melatonina podem ser úteis no tratamento de distúrbios do sono, como atraso na fase do sono, e proporcionando algum alívio da insônia.

Você pode comprar suplementos de melatonina em formato de comprimidos, líquidos e mastigáveis. São encontrados em formas naturais ou sintéticas. As formas naturais são feitas da glândula pineal em animais (7).

A melatonina é geralmente segura para uso a curto prazo. Ao contrário de muitos medicamentos para o sono, o uso constante de melatonina não se torna dependente, nem causa efeitos de ressaca.

Outros benefícios

Há muitos benefícios diferentes, além do melhor sono, ligados à melatonina, que incluem

  • Impulsionamento do sistema imunológico
  • Redução de inflamação
  • Melhora da saúde do coração (8)
  • Menor risco de certos tipos de câncer , como próstata e câncer de mama (9,10)
  • Alívio do jet lag
  • Prevenção de distúrbios da bexiga
  • Níveis mais baixos de hormônio do estresse (11)
  • Alívio dos sintomas da menopausa
  • Eficaz no tratamento de autismo e problemas associados (12)

Insônia

Se você sofre de insônia ou qualquer outro tipo de distúrbio do sono, o uso regular de melatonina pode começar suas hormonais níveis de volta na pista e garantir uma noite de sono tranquila (13).

Doença cardíaca

A melatonina tem uma série de efeitos antioxidantes no corpo, o que também pode ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema cardiovascular.

Isso pode proteger a integridade dos vasos  sanguíneos e das artérias, além de ajudar a manter a pressão arterial sob controle (14).

Câncer

Câncer de mama e próstata, especificamente, foram mostrados para reagir negativamente a melatonina no corpo. Este produto químico é realmente capaz de forçar essas células cancerígenas  a sofrer apoptose (morte celular programada), sem danificar as células saudáveis ​​que as rodeiam (15,16).

Sistema imunológico

Uma série de estudos descobriu que esse hormônio também está ligado ao sistema imunológico.

Sem uma quantidade adequada de melatonina no organismo, o timo pode não ser capaz de funcionar adequadamente, o que é essencial para a força do sistema imunológico. (17)

Os efeitos antioxidantes aliviam ainda mais o estresse nas defesas do corpo.

Estresse

A melatonina reduz os sintomas do estresse

A melatonina é bem conhecida por reduzir os níveis de hormônio do estresse  no corpo, o que pode aliviar os sintomas de inflamação crônica e outros distúrbios do sistema nervoso (18).

Efeitos colaterais

Embora haja uma série de benefícios impressionantes ligados ao uso da melatonina, também existem alguns efeitos colaterais.

A melatonina geralmente traz menos efeitos colaterais do que outros remédios para dormir, mas ainda assim, qualquer um pode experimentar alguns desses efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais mais comuns da melatonina incluem:

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Náusea
  • Sonolência

Outros efeitos colaterais menos comuns da melatonina podem incluir depressão de curta duração, tremor leve, ansiedade leve, cólicas abdominais, irritabilidade, alerta reduzido, confusão ou desorientação e pressão arterial anormalmente baixa (hipotensão).

Aliás a melatonina pode causar sonolência diurna, por isso, é indicado não dirigir ou usar maquinário dentro de cinco horas após tomar o suplemento.

Além disso, os suplementos de melatonina podem interagir com vários medicamentos, incluindo:

  • Anticoagulantes e anti-plaquetas
  • Anticonvulsivantes
  • Medicamentos contraceptivos
  • Medicamentos para diabetes

Medicamentos que suprimem o sistema imunológico (imunossupressores)

Se você está pensando em tomar suplementos de melatonina, verifique com seu médico primeiro, especialmente se você tiver alguma condição de saúde. Dessa forma o profissional indicará qual a melatonina é ideal para você.

Alguns usuários relatam sonhos extraordinariamente vívidos ao usar a melatonina, que é relativamente inofensiva, mas ainda inesperada e potencialmente desagradável (19).

A melatonina pode ajudar as pessoas a alcançar um nível profundo e tranquilo de sono, mas isso pode ser difícil de superar de manhã, resultando em tontura, e uma maior chance de apertar o botão soneca (20).

Mesmo com a possibilidade dos efeitos colaterais o consumo da melatonina ainda sim, é uma das opções menos prejudiciais que ajudam a dormir melhor.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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