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Metabolismo

Vitamina B5 e Sua Importância Para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

O corpo precisa de vitaminas e minerais para realizar processos internos que mantêm os órgãos funcionando adequadamente.  A vitamina B5 (ácido pantotênico) é um dos ácidos essenciais que o corpo usa regularmente.

É necessário para fazer células do sangue e ajuda a converter a comida que você consome em energia.

A vitamina B5 é uma das oito vitaminas do complexo B. Todas as vitaminas B ajudam a converter as proteínas, carboidratos e gorduras que você come em energia.

Vitaminas B também são necessárias para:

  • pele, cabelo e olhos saudáveis
  • bom funcionamento do sistema nervoso e do fígado
  • trato digestivo saudável
  • os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo
  • hormônios relacionados ao estresse nas glândulas supra-renais

A vitamina B5 apresenta ainda mais benefícios para a saúde que serão evidenciados neste artigo.

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O que é vitamina B5?

Também conhecida como ácido pantotênico, a vitamina B5 também é solúvel em água como todos os outros derivados da vitamina B.

Todas as vitaminas ajudam o corpo humano a converter carboidratos em energia e também a quebrar as gorduras.

A vitamina B5 é essencial para um funcionamento saudável do sistema nervoso em todo o corpo e no cérebro também.

O corpo humano requer vitamina B5 a cada passo do caminho, a fim de sintetizar o colesterol e manter o processo metabólico.

A vitamina B5 pode ser encontrada em multivitaminas e também em suplementos do complexo B. Os medicamentos vêm sob o nome sob pantotenato de cálcio e ácido pantotênico.

Pode ser consumido através de cápsulas, géis moles ou comprimidos.

Importância da vitamina B5

Estimulação hormonal

A vitamina B5 tem propriedades estimulantes que ajudam a regular a liberação de hormônios de diferentes glândulas no corpo e garante que eles estejam equilibrados e realizando suas tarefas necessárias.

A vitamina B5 é um sintetizador de múltiplos processos enzimáticos no corpo, incluindo a estimulação de hormônios.

Alívio do estresse

O consumo de vitamina B5 ajuda a reduzir o estresse

Depressão e ansiedade podem ser os resultados da deficiência de vitamina B5, pessoas que sofrem de baixos níveis de humor devem aumentar sua ingestão de vitamina B 5 para reduzir seus sintomas (1).

A vitamina B5 ajuda a regular os hormônios associados ao humor e ajuda a manter a mente calma.

Saúde Cardíaca

O coração é um dos órgãos mais vitais do corpo e é responsável pela entrega de nutrientes através do sangue para diferentes partes do corpo (2).

Além disso, também ajuda a manter gorduras boas e remover gorduras excessivas do corpo, que mantém os vasos sanguíneos livres de colesterol.

E a vitamina B5 contribui para o funcionamento adequado do coração.

Vigor

Um metabolismo ativo é igual a uma mente e um corpo ativos. A vitamina B5 é essencial para os processos metabólicos no corpo. Ajuda o corpo a quebrar gorduras e carboidratos complexos para energizar o corpo.

A liberação de energia do processo metabólico acelerado ajuda a manter o corpo e a mente funcionando adequadamente e reduz quaisquer sinais de fadiga.

Benéfico para a pele e saúde do cabelo

A vitamina B5 é um estimulador e equilibra os hormônios em todo o corpo. Esta função ajuda a proteger a pigmentação dos folículos pilosos e também mantém a pele mais firme e saudável à procura de mais tempo (3,4).

Uma ingestão saudável de vitamina B 5 mostrou propriedades de reduzir o aparecimento de rugas e manchas da idade no rosto.

Saúde do Sistema Imunológico

O corpo precisa de um sistema imunológico forte para manter as doenças à distância, a vitamina B5 é um facilitador em quase todos os mecanismos significativos que o corpo realiza para garantir um funcionamento forte do corpo e da mente.

Mais pesquisas estão sendo realizadas para entender o impacto da vitamina B5 no aumento dos glóbulos brancos.

Hemoglobina

A vitamina B5 desempenha um papel importante no turnover celular e na regeneração celular. A vitamina B5 ajuda o corpo a gerar mais hemoglobina, agindo em coesão com elementos como ferro e cobre.

Aumento da taxa metabólica

A vitamina B5 é um nutriente essencial requerido pelo corpo para manter os processos enzimáticos. Ajuda o corpo a quebrar as proteínas e a regenerar os músculos mais rapidamente.

É essencial para a geração de energia a partir de um nível celular para o uso de energia em todos os órgãos do corpo.

Sintetizador de colesterol

A vitamina B5 é uma síntese do colesterol e ajuda a diminuir significativamente os níveis de colesterol ruim.

Estudos sugerem que a pantetina pode ajudar a reduzir os triglicerídeos no sangue e também reduzir a retenção de gordura.

Cicatrização de feridas

Alguns estudos mostraram um papel positivo da vitamina B5 em facilitar a aceleração das propriedades de cicatrização da ferida (5)

Como observações anteriores mostraram que a vitamina B5 ajuda o corpo a negar infecções respiratórias e combater bactérias, isso também pode ser útil para a cicatrização de feridas e coagulação do sangue.

Prevenção da Artrite Reumatoide

Alguns estudos mostram que pessoas que sofrem de artrite reumatoide mostram uma deficiência de vitamina B5 (6,7).

Adicionando B5 à sua dieta pode realmente ajudar a acalmar a inflamação causada por este tipo de artrite e também reduzir a dor (8,9).

Fontes de vitamina B5

A melhor maneira de garantir que você está recebendo vitamina B5 é comer uma dieta saudável e balanceada todos os dias.

A vitamina B5 é uma vitamina fácil de incorporar em uma boa dieta. É encontrado na maioria dos vegetais, incluindo:

  • brócolis
  • membros da família do repolho
  • batatas brancas e doces

Outras fontes saudáveis ​​de B5 incluem:

  • cogumelos
  • nozes
  • feijões
  • ervilhas
  • lentilhas
  • carnes
  • aves domésticas
  • ovos

Como a vitamina B é uma parte essencial de todas as células do corpo, é necessário que você coma alimentos ricos nessa vitamina.

Afinal, manter a alimentação em fontes de vitamina B5 pode beneficiar sua saúde de variadas maneiras.

A vitamina B5 ajuda a aliviar o corpo humano de uma série de problemas prejudiciais, como asma, autismo, candidíase, osteoartrite, doença de Parkinson, síndrome pré-menstrual e muitos outros (10)

É uma das vitaminas mais versáteis e flexíveis, e por isso você precisa inserir fontes de vitamina B5 na sua alimentação.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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