Mitos e Verdades Sobre Emagrecimento no Verão
Existem mitos que podem prejudicar a sua perda de peso, prejudicar a saúde e fazer você engordar. Tire as dúvidas agora sobre alguns mitos e verdades sobre emagrecimento; e impulsione a queima de gordura nesse verão.
E lembre-se emagrecer envolve um conjunto de ações saudáveis e regulares.
Emagrecer e manter o peso ideal com saúde é possível.
Não deixe de ler e compartilhar!
Mitos e Verdades Sobre Emagrecimento
1- Emagrecer é um processo linear?
Mito- Perder peso, na maioria das vezes emagrecer não é um processo linear mas existem flutuações no peso (que podem ser graves ou leves); em determinados dias e períodos pode sente mais facilidade em perder peso, já em outros é possível perceber a dificuldade em queimar gordura.
E isso pode ser devido a um problema hormonal, estresse, fatores genéticos ou simplesmente o seu organismo não consegue sair do efeito platô; que consiste exatamente em emagrecer durante um tempo, e depois sentir dificuldade para manter o peso ideal, ou continuar perdendo peso.
2-Obesidade é Falta de Força de Vontade?
Mito- Muitas pessoas acreditam que emagrecer é uma questão de força de vontade ou a falta dela.
De acordo com especialistas na área da saúde, a obesidade vai além da força de vontade. É uma questão biológica e que envolve dezenas, senão centenas de fatores que podem influenciar ou contribuir para essa desordem no peso.
No entanto, existem muitas variáveis genéticas que estão associadas à obesidade e inúmeras condições médicas que contribuem para essa doença, como a depressão e o hipotireoidismo, entre outras doenças e distúrbios (1).
A depressão por exemplo, e outros distúrbios psicológicos podem desencadear compulsões alimentares, ou a própria dificuldade em emagrecer.
O estresse também é outro fator que influencia na obesidade e na dificuldade em emagrecer; por exemplo. Quando um indivíduo permanece em estresse emocional por muito tempo, o seu cérebro libera um hormônio conhecido como hormônio do estresse, o cortisol.
OU seja, ele influencia no aumento o apetite; faz o metabolismo desacelerar e com isso armazenar a gordura que deveria ser queimada (2).
Por isso, procure ajuda especializada para tratar os problemas que afetam a sua saúde e emagrecimento.
Como mencionado acima, muitos fatores contribuem para o aumento de peso. Porém, isso não exclui a importância de determinar mudanças significativas na alimentação e estilo de vida.
3- Glúten engorda?
Verdade- O glúten não é prejudicial apenas para quem sofre com a doença celíaca, ou que possui sensibilidade ao glúten.
O consumo do glúten pode prejudicar a saúde de diversas formas. Uma delas, inclusive, envolve o aumento de peso em quem não sofre com os problemas mencionados acima.
Mas como o glúten engorda? Primeiramente o glúten não pode ser digerido por nosso intestino, logo ele consegue alterar as bactérias intestinais, afetando a flora intestinal.
Pesquisas referente ao impacto do glúten no organismo, afirmam que quando ocorre uma alteração ou um desequilíbrio das bactérias intestinais, o metabolismo fica mais lento e pode surgir o perigo da diabetes.
Como eu já expliquei em outros artigos, que ao desacelerar o metabolismo, você prejudica a perda de peso e pode contribuir para o aumento de gordura corporal (3).
Outro fator que contribui para a obesidade ou sobrepeso, envolve a qualidade nutricional dos alimentos que geralmente contém o glúten em sua composição. Esses alimentos na maioria das vezes são ricos em carboidratos, açúcar refinado e outros componentes que favorecem o aumento de peso.
Eles aumentam a produção de insulina e o armazenamento de gordura. Além de não promoverem a saciedade, fazendo você sentir fome pouco tempo depois de comer; esses fatores são contribuintes para a obesidade.
Quer conhecer a dieta sem glúten para iniciantes, então clique aqui.
4-Mudança nos Hábitos ajuda a Emagrecer?
Verdade – A mudança nos hábitos envolve uma nova consciência alimentar e no estilo de vida, que acaba refletindo no seu peso.
No entanto, isso abarca o comer consciente. Iniciar uma reeducação alimentar saudável que exclua alimentos que engordam e prejudicam a saúde; técnicas para gerenciar o estresse; atividades físicas regulares e efetivas.
Todas essas mudanças estão conectadas com o equilíbrio do seu peso, bem-estar, qualidade de vida e saúde.
Tente colocar em prática e veja as mudanças na sua vida.
Lembre-se que para realizar as mudanças necessárias na alimentação e no estilo de vida, é importante foco, determinação e vontade. Sem isso, o seu objetivo fica na promessa eterna de perder peso.
Não deixe de visitar o médico para fazer um check-up.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel