Noz da Índia – Benefícios para sua Saúde
Aesculus Hippocastanum é o nome científico da castanha da Índia ou Noz da Índia. Planta em que todas as partes são aproveitadas. Sua semente, casca, flor e folhas são usadas para fazer remédio.
As sementes e folhas de castanha da Índia são usadas para o tratamento de varizes, hemorróidas e veias inchadas (flebite). Folha de castanha é usada para eczema, dor menstrual, inchaço dos tecidos moles de fratura óssea e entorses, tosse, artrite e dor nas articulações .
Casca de galho de noz é usada para malária e disenteria e algumas pessoas aplicam casca de galho de castanha para a pele para lúpus e úlceras de pele.
A noz da Índia pode ser processada de modo que as substâncias químicas ativas sejam separadas e concentradas.
O extrato resultante é usado para tratar um problema de circulação sanguínea chamado insuficiência venosa crônica e traz muitos outros benefícios para a saúde.
Não deixe de ler e compartilhar!
A noz da índia
O principal componente ativo das sementes de noz da Índia é a Escin que protege os vasos sanguíneos, promove a circulação sanguínea e é anti-inflamatório (1,2).
Escin não deve ser confundido com esculetina. A esculetina é o ingrediente venenoso das castanhas da índia não processadas (3) .
O extrato de semente de castanha também contém antioxidantes , flavonóides anti-inflamatórios e fenólicos, como (4):
- Ácido P-cumárico
- Ácido cafeico
- Quercetina
- Kaempferol
- Apigenina
Escin, composto presente na noz da índia apresenta vários benefícios prospectivos observados.
Uma pesquisa da China sugere que a escin é resistente à vermelhidão sistêmica.
Não é incomum para alguns compostos para temperar a vermelhidão, suprimindo o sistema imunológico, uma vez que pode ser uma resposta do sistema imunológico (5)
Escin também exibiu atividade antioxidante muito forte. A Middlesex University, na Inglaterra, publicou informações que mostraram que o extrato de noz da índia é um dos mais eficazes combatentes dos radicais livres disponíveis.
Além disso, Escin é também uma saponina, que é uma palavra que você pode ter ouvido antes em conjunto com produtos de sabão natural.
Mais do que proporcionar uma limpeza natural, as saponinas também ajudam o sistema vascular, tornando os capilares menos frágeis.
É provável que isso seja de tremendo interesse para as pessoas que experimentam o inchaço que resulta quando os frágeis capilares vazam fluido (6).
Como funciona?
A noz da Índia contém uma substância que dilui o sangue. Também torna mais difícil o vazamento de fluidos das veias e capilares e promove fracamente a perda de líquidos através da urina para ajudar a evitar a retenção de água (edema).
A noz da índia apresenta efeitos benéficos para varizes e outros problemas circulatórios (insuficiência venosa crônica).
Tomar extrato de semente de noz da Índia contendo 16% a 20% da escina química pode reduzir alguns sintomas da má circulação sanguínea, como veias varicosas, dor, cansaço, inchaço nas pernas, coceira e retenção de água.
Benefícios
Trata problemas crônicos da veia
Problemas nas veias da perna podem resultar em insuficiência venosa crônica (IVC). Válvulas nas veias ajudam a transportar o sangue das pernas de volta ao coração.
Quando as válvulas se tornam enfraquecidas ou danificadas, você pode sentir inchaço, dor, fadiga, tensão e coceira nas pernas.
Numerosos estudos em humanos confirmam os benefícios das nozes no tratamento de problemas crônicos de veias.
As sementes de Noz da Índia reduziram a quantidade de líquidos na parte inferior das pernas, bem como o inchaço do tornozelo e da panturrilha em pessoas com problemas crônicos nas pernas (7) .
Em comparação com os placebos, a noz reduziu o inchaço nas pernas, a dor, a fadiga e a coceira com base em 21 ensaios clínicos (DB-RCT) envolvendo aproximadamente 12.000 pacientes com CVI (2-12 semanas, doses orais de 100-150 mg por dia) (8) .
Reduz o inchaço
O edema é causado pelo acúmulo de fluidos sob a pele, levando ao inchaço. Pode afetar as pernas e os pés, e os sintomas incluem rigidez articular, dor nos membros, alterações na cor da pele e ganho de peso (9).
Em dois ensaios clínicos, 125 pacientes que receberam injeções de escina (5-10 mg duas vezes ao dia) após a cirurgia notaram temperatura e inchaço reduzidos 3-4 dias após a cirurgia (10).
Escin diminuiu a produção de compostos inflamatórios, suprime a ativação de neutrófilos e aumentou o uso de energia nas células humanas (11).
Escin também aumentou a contração das veias, ajudando a empurrar o sangue de volta ao coração e diminuir o inchaço (através da redução da sensibilidade ao cálcio) nas células musculares de ratos (12).
Infertilidade masculina
Pesquisas iniciais sugerem que a ingestão de extrato de semente de castanha aumenta a densidade de espermatozóides. No entanto não melhora o movimento dos espermatozóides, em homens com problemas de fertilidade.
Melhora a saúde intestinal
Escin bloqueia os efeitos da serotonina, um neurotransmissor importante no intestino (13) .
Em camundongos, escina aumentou o fluxo intestinal e diminui a inflamação. O fluxo intestinal em camundongos com músculos intestinais paralisados melhorou com a suplementação de escina (14) .
Em um estudo celular, o ácido P-cumárico também ajudou a microbiota intestinal benéfica a desintoxicar o corpo (15) .
Além disso, pesquisas demostram outros benefícios do consumo de noz da índia para o tratamento de inchaço dos tecidos moles devido a fraturas ósseas e entorses, artrite, dor nas articulações e outras condições
Efeitos colaterais e segurança
A noz da Índia é provavelmente segura para a maioria das pessoas quando um extrato padronizado de sementes é tomado por via oral por um curto período de tempo.
Os produtos padronizados foram testados para conter quantidades exatas de um produto químico verificado.
Procure por produtos que tiveram a substância tóxica esculina removida. Os produtos de noa da índia às vezes podem causar efeitos colaterais como tontura, dor de cabeça, desconforto estomacal e coceira.
O pólen da flor da castanha pode causar reações alérgicas.
Semente de castanha crua, casca, flor e folha são inseguros e pode até causar a morte quando tomado por via oral por adultos ou crianças.
E entre os sinais apresentam problemas estomacais, problemas renais, espasmos musculares, fraqueza, perda de coordenação, aumento de pupilas oculares, vômitos, diarréia, depressão, paralisia e estupor.
Dosagem de castanha depende do benefício de saúde procurado.
A dose oral máxima recomendada para uso em humanos por dia é de 150 mg (16).
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
Esclarecedor