Selecione a página

O que causa diabetes tipo 1?

O que causa diabetes tipo 1?

Não há como negar, o número de pacientes com o diagnóstico de diabetes só aumenta. E por isso, a busca pelo que causa diabetes tipo 1 também cresce.

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. 

A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Antes de te contar sobre a causa diabetes tipo 1, vale mencionar que a principal diferença entre o diabetes tipo 1 e o tipo 2 é que o diabetes tipo 1 é uma condição genética que geralmente aparece no início da vida.

Já o tipo 2 está principalmente relacionado ao estilo de vida e se desenvolve ao longo do tempo. 

Com diabetes tipo 1, seu sistema imunológico está atacando e destruindo as células produtoras de insulina no pâncreas.

O que causa diabetes tipo 1?

A causa exata do diabetes tipo 1 é desconhecida e não há cura. 

Sabemos que as pessoas que desenvolvem diabetes tipo 1 têm os genes para desenvolver a doença. No entanto, nem todas as pessoas com os genes desenvolvem diabetes tipo 1. 

Afinal, o que causa diabetes tipo 1?

Afinal, o que causa diabetes tipo 1?

Algo no ambiente, como um vírus, por exemplo, aciona o sistema imunológico para atacar as células beta do pâncreas.

O Rotavírus tem sido associado ao desenvolvimento de diabetes tipo 1. 

Pesquisas descobriram que desde que a vacina contra o Rotavírus foi desenvolvida em 2007, a incidência de diabetes tipo 1 em crianças menores de 5 anos diminuiu.

Outra pesquisa mostrou que a suplementação de vitamina D pode proteger contra o desenvolvimento de diabetes tipo 1 e que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 1.

A maioria das pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 não tem outro parente com a doença. 

No entanto, se você tem uma mãe ou pai, irmão ou irmã com diabetes tipo 1, você tem uma chance maior de desenvolver diabetes tipo 1. 

Além disso, se você ou um membro da família tiver outra condição autoimune, como doença celíaca ou tireóide, por exemplo, seu risco de desenvolver diabetes tipo 1 aumenta.

Quem desenvolve diabetes tipo 1?

O diabetes tipo 1 geralmente é diagnosticado na infância, adolescência (a idade máxima é de 10 a 14 anos) ou no início da idade adulta antes dos 30 anos, mas pode ser diagnosticada em qualquer idade.

Diabetes autoimune latente na idade adulta (LADA), também conhecido como diabetes tipo 1.5, também é de natureza autoimune. No entanto, desenvolve-se mais lentamente do que o diabetes tipo 1 clássico.

Pessoas com LADA geralmente são diagnosticadas erroneamente como tendo diabetes tipo 2 porque têm algumas das características do diabetes tipo 2:

  • geralmente não precisam de insulina no diagnóstico
  • tem mais de 30 anos
  • pode estar acima do peso.

Pessoas com LADA geralmente precisarão de terapia com insulina dentro de 6 meses a 6 anos após o diagnóstico. 10% das pessoas originalmente diagnosticadas com diabetes tipo 2 na verdade têm LADA.

Cuidados necessários

Mesmo não sabendo especificamente o que causa diabetes tipo 1, o cuidado do corpo e da mente são essenciais para que o paciente viva melhor.

Aliás, é necessário que pacientes com diabetes tipo 1 evitem qualquer outra condição. Por isso, estar ativo e evitar inflamação no corpo são essenciais.

E como você pode fazer isso? Atendendo a três critérios básicos da vida saudável:

  • Comer bem. Evitar carboidratos refinados, industrializados, açucarados e alimentos que você sabe que te deixam mais pesado e inflamado.
  • Dormir bem. Seu corpo precisa de reparo e isso acontece durante o sono, portanto, busque maneiras de melhorar a qualidade do seu sono.
  • Movimentar. Exercício físico é essencial para a saúde de qualquer pessoa, especialmente para pacientes diabéticos.

Cuide-se!

Se você é diabético, com certeza já testou fazer várias intervenções em sua rotina para viver melhor. Caso você tenha dificuldade de fazer isso, eu posso te ajudar!

Tenho um programa que se chama D21. Nele acompanho você por 21 dias, tempo suficiente para você criar novos hábitos e viver melhor.

Conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.