Selecione a página

O que é Cannabis?

O que é Cannabis?

Desde que a Anvisa liberou o uso medicinal de cannabis as pessoas têm se interessado mais sobre o assunto. Se você não sabe, de fato o que é cannabis e porque ela poderá ser usada como medicamento continue lendo este artigo!

A cannabis vem de plantas de cânhamo indianas, como Cannabis sativa e Cannabis indica. O principal produto químico ativo da cannabis é o THC (delta-9 tetra-hidrocanabinol).

Cada vez mais estudos encontram uma relação da cannabis como um ativo depressivo. Drogas depressivas não necessariamente fazem você se sentir deprimido, em vez disso, diminuem a atividade do sistema nervoso central e as mensagens que circulam entre o cérebro e o corpo. No entanto, quando são tomadas grandes doses de cannabis, também pode produzir efeitos alucinógenos.

Outros nomes

A Cannabis também é conhecida como grama, maconha, haxixe, erva daninha, erva, mull, buda, ganja, junção, vara, baldes, cones, gambá, hidro, yarndi, fumaça e aro.

Quais são os componentes da cannabis?

A cannabis é composta por mais de 120 componentes, conhecidos como canabinóides. Os especialistas ainda não sabem ao certo o que cada canabinóide faz, mas eles têm uma compreensão muito boa de dois deles, conhecido como canabidiol (CBD) e tetra-hidrocanabinol (THC) (1).

Cada um tem seus próprios efeitos e usos:

  • CBD. Este é um canabinóide não psicoativo, o que significa que não o deixará “chapado”. Por isso, é frequentemente usado para ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Além disso, também ajuda com náuseas, enxaquecas, convulsões e ansiedade. No entanto, os pesquisadores ainda estão tentando entender completamente a eficácia de seu uso médico.
  • THC. Este é o principal composto psicoativo da cannabis. O THC é responsável pelo “alto” que a maioria das pessoas associa à cannabis.

Você pode encontrar produtos de maconha que contêm apenas CBD, THC ou uma combinação de ambos. Mas a flor seca que a maioria das pessoas associa à maconha contém os dois canabinóides, embora certas linhagens possam ter muito mais do que a outra. O cânhamo, por exemplo, tem grandes quantidades de CBD, mas não THC.

Como é a cannabis?

As folhas da planta são de um verde brilhante e têm uma forma distinta com cinco ou sete folhetos. Os topos de flores e as folhas superiores são cobertos por uma resina pegajosa (2).

A erva é usada para os efeitos psicoativos (alteração da mente e do humor) do THC e outros ingredientes ativos. O THC é o produto químico da cannabis que faz você se sentir “alto”.

Existem três formas principais de cannabis psicoativa: maconha, haxixe e óleo de haxixe.

A maconha é a forma mais comum e menos potente de cannabis, a maconha é na verdade, folhas e flores secas da planta.

O haxixe (“haxixe”) é uma resina de cannabis seca, geralmente na forma de um pequeno bloco. A concentração de THC no haxixe, porém é maior que na maconha, produzindo efeitos mais fortes.

O óleo haxixe é um líquido espesso e oleoso, de cor marrom dourada a preta, que é extraído da cannabis. O óleo de haxixe é a forma mais forte da planta.

Por que é usada?

O THC é absorvido pela corrente sanguínea através das paredes dos pulmões (se fumado) ou através das paredes do estômago e intestinos (se consumido). A corrente sanguínea transporta o THC para o cérebro, produzindo os efeitos “altos”. As drogas inaladas entram na corrente sanguínea mais rapidamente do que as que são ingeridas. Isso significa que os efeitos da planta quando fumados ocorrem mais rapidamente do que quando consumidos.

Usos médicos

Porém, a planta tem sido usada para fins médicos há muitos séculos, foi relatado que a cannabis pode ser útil para ajudar condições como:

  • náuseas e vômitos, principalmente quando associados à quimioterapia
  • perda de peso e perda de peso severa, em pessoas com HIV / AIDS, câncer ou anorexia nervosa, pois pode ser usado como estimulante do apetite
  • alívio da dor, por exemplo, em pessoas com câncer e artrite
  • alívio dos sintomas de alguns distúrbios neurológicos que envolvem espasmos musculares, incluindo esclerose múltipla e lesão medular
  • glaucoma
  • epilepsia
  • asma.

Os especialistas ainda estão tentando entender completamente os efeitos a longo prazo do uso de Cannabis. Por  fim, considere conversar com um médico ou farmacêutico com antecedência para garantir que ele não interaja com os medicamentos ou suplementos que você toma. Um médico também pode ajudá-lo a avaliar os benefícios e riscos potenciais para sua saúde.

d7d otimizadoAbraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *