close

O óleo essencial de endro é geralmente usado para problemas digestivos, como prisão de ventre, perda de apetite e indigestão, por exemplo. Devido às propriedades carminativas do endro, ele pode ajudar a interromper a formação de gases no intestino.

Antes considerado uma poção mágica, o óleo essencial de endro é um óleo essencial que faz maravilhas para todas as idades, desde bebês que sofrem de cólicas até mães que desejam aumentar sua produção de leite.

Antigamente, os romanos aplicavam óleo essencial de endro topicamente antes de entrar na batalha, porque acreditavam que isso poderia reduzir o nervosismo e o estresse. Acreditava-se também que o óleo pode proteger contra a bruxaria, além de ser usado como ingrediente para poções do amor (1). 

Hoje porém, o óleo de endro é conhecido por sua versatilidade; possui várias propriedades que variam de antioxidantes e antifúngicos a antibacterianas. Além disso, este óleo essencial é geralmente usado para suporte digestivo, especificamente para indigestão ou constipação (2).

Existem dois tipos de óleo de endro: óleo de semente de endro e óleo de erva. O primeiro é obtido a partir das sementes maduras através da destilação a vapor, e o segundo é obtido através da destilação a vapor de ervas frescas.

Os dois tipos de óleo de endro também diferem em odor e cor. Enquanto a cor do óleo de semente de endro é um líquido levemente amarelado a marrom claro, o óleo da erva é um líquido amarelo pálido a amarelo.

O óleo de semente de endro é conhecido por seu aroma de cominho, pois possui um teor de carvona mais alto em comparação com o óleo de erva. O óleo de erva, por outro lado, emite um odor aromático forte, fresco e um pouco picante (3).

Usos de óleo de endro

Existem vários usos do óleo de endro, mas ele é popularmente usado na fabricação de medicamentos, alimentos, perfumes e sabonetes devido ao seu aroma agradável. É conhecido por suas propriedades curativas, como:

  • Antimicrobiano – contém uma alta concentração de carvona.
  • Antiespasmódico – Seu efeito relaxante e calmante pode ajudar a pacificar ataques espasmódicos.
  • Sedativo – também tem um efeito sedativo que pode ajudar na indução de sonolência.

O óleo de endro também promove a produção de leite para as nutrizes, pois ajuda a tratar a congestão mamária devido à amamentação (4). 

Quando misturado em loções ou cremes, o óleo de endro pode ser usado para ajudar a curar feridas. Por fim, você pode também usar o óleo essencial de Endro em terapia a vapor para acalmar os nervos e aliviar a tensão.

Benefícios do óleo essencial de endro

O óleo de endro é geralmente usado para problemas digestivos, como prisão de ventre, perda de apetite e indigestão. Devido às propriedades carminativas do endro, ele pode ajudar a interromper a formação de gases no intestino. Também possui um efeito calmante que ajuda a reduzir o nervosismo e alivia a ansiedade e a depressão. Outros benefícios do óleo de endro incluem:

  • Pode ajudar a promover um sono reparador , tornando-o ideal para pessoas que sofrem de insônia.
  • Ajuda a reduzir a inflamação na boca e garganta.
  • Pode ajudar a aliviar os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças, misturando-o com chá de camomila (5).
  • Pode ser usado como proteção contra piolhos, esfregando-o no couro cabeludo.
  • Funciona como diurético e ajuda a tratar a infecção do trato urinário (ITU), regulando a excreção urinária sem nenhuma dificuldade.

Cura Feridas

O óleo essencial de endro promove a rápida cicatrização de feridas, externas ou internas, e ainda as protege de infecções.

Diminui flatulência

O óleo essencial de endro não só ajuda a remover o gás do intestino, mas também impede a formação de mais gás. Além disso, fornece aos gases uma passagem segura, relaxando os músculos da região abdominal.

Trata a deficiência de leite materno

Um galactagogue é uma substância ou um agente que aumenta a formação de leite nos seios. Também melhora a qualidade do leite. Essa propriedade é muito útil para mães que amamentam e para a saúde geral do bebê. O óleo de endro é um galactogogo bem conhecido. 

Além de aumentar a secreção de leite, também ajuda os bebês de outra maneira. Os bebês que são alimentados com o leite da mãe geralmente sofrem de flatulência, indigestão e gás. As propriedades carminativas e digestivas do óleo de endro são absorvidas no leite e podem indiretamente ajudar o bebê a se livrar desses problemas.

Reduz distúrbios do estômago

O óleo de endro age como um tônico para manter o estômago saudável, tonificado e funcionando adequadamente. Mantém o estômago em boa forma, regula a secreção de sucos digestivos e biliares, mantém-o protegido de infecções e também ajuda no processo de cicatrização de úlceras ou feridas, se houver, no estômago.

Previne Candida

O óleo essencial de endro ajuda a prevenir doenças fúngicas como a cândida. A pesquisa sugere que induz apoptose no patógeno Candida albicans (6).

Cura ansiedade

O óleo de endro tem efeitos calmantes e sedativos benéficos nos nervos e no cérebro, fazendo com que a pessoa se sinta relaxada e satisfeita. É útil para se livrar da ansiedade, tensão, raiva, depressão e até hipertensão. Também ajuda a ter uma boa noite de sono no final do dia.

Cuidados com a pele

O óleo de endro provoca sudorese, criando assim uma sensação de leveza. Isso também ajuda a remover o excesso de água, sal e substâncias tóxicas do corpo, a redução da pressão arterial, a redução do inchaço e a proteção da saúde geral da pele. A transpiração, exceto quando é anormalmente intensa, é vista como um sinal de boa saúde.

Como funciona o óleo de endro?

Para alcançar seu efeito terapêutico, misture três gotas de óleo de endro, duas gotas de óleo de lavanda e duas gotas de óleo de erva-cidreira em um umidificador de aromaterapia.

O efeito relaxante do óleo cria uma sensação calmante que ajuda a aliviar o pânico, a ansiedade e o estresse. Seu aroma, que é menta, doce e picante ao mesmo tempo, promove o sono e ajuda a aliviar cólicas (7).

Outra combinação relaxante de óleos é a mistura de três gotas de óleo de endro e três gotas de óleo de camomila romana com cinco gotas de óleo de lavanda em um umidificador de aromaterapia. Dá uma sensação de calma e também ajuda na concentração, tornando-a uma opção eficaz para crianças hiperativas, por exemplo.

Além do mais, você pode usar óleo de endro no chuveiro para obter essa sensação refrescante e relaxante. Ao adicionar três gotas de óleo na água do banho, ele pode fortalecer e estimular todo o corpo. É também um ingrediente para a água de queixa, que é um remédio para cólicas. 

O óleo de endro é considerado seguro como aditivo alimentar. No entanto, erupções cutâneas podem ocorrer em pessoas sensíveis a ela.

Para verificar se você tem algum óleo de endro, recomendo fazer um teste de adesivo antes de usá-lo. Por fim, também aconselho as mulheres grávidas a evitar o uso de óleo de endro, embora possa trazer algum benefício para a mãe que amamenta, pois ajuda no fluxo do leite materno. Eu recomendo consultar um profissional de saúde qualificado antes de usar óleo de endro.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : antioxidantescomo fazer spray óleo essencialcomo usar óleo essencialdestaquedifusor óleo essencialdr. juliano pimentelóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de anisóleo essencial de bergamotaóleo essencial de endroóleo essencial de eucaliptoóleo essencial para mau hálitoóleo essencial para sistema digestivoóleo essencial transportadorsaúdesistema imunológico

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta