close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Como usar óleo essencial [Confira os benefícios da aromaterapia]

Cada vez mais as pessoas têm se interessado por soluções mais naturais para manter a boa saúde do corpo e harmonia da casa. E os óleos essenciais são extratos naturais altamente concentrados das folhas, flores e caules das plantas que podem beneficiar muito esse processo. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre a maneira como usar óleo essencial.

Neste artigo porém, listei as principais maneiras de como usar os óleos essenciais. O modo mais comum de como usar óleo essencial é inalá-los, tanto por seu aroma incrível quanto por suas propriedades terapêuticas.

Mas eles também podem ser usados ​​em difusores e umidificadores, bem como diluídos com um óleo transportador e aplicados na pele.

Os óleos essenciais têm uma ampla gama de propriedades medicinais e terapêuticas. Suas propriedades antifúngicas, bem como, antibacterianas e antivirais os tornam um produto útil em seu armário de remédios.

Aliás, eles também demonstraram promover sono saudável, aliviar dores de cabeça e aliviar a dor. Além disso, os óleos essenciais podem melhorar as condições da pele, ajudar a tratar o resfriado comum e incentivar a digestão saudável.

Abaixo, verificamos algumas das maneiras de como usar óleo essencial, juntamente com seus benefícios e dicas para usá-los com segurança.

Como usar óleos essenciais com um difusor

Um difusor é um dispositivo que dispersa os óleos essenciais no ar. Existem vários modelos de difusores de óleo essencial que você pode usar para isso. Por razões de segurança, siga as instruções do fabricante.

Os tipos populares de difusores de óleos essenciais incluem:

  • cerâmico
  • elétrico
  • vela
  • anéis da lâmpada
  • difusor de palheta
  • ultrassônico

Simplesmente inspire

O método mais fácil de inalar é abrir um frasco de óleo essencial puro e inspirar profundamente algumas vezes. No entanto, não deixe que o óleo não diluído toque sua pele.

Para o método de vapor, você precisará de uma tigela de água quente e uma toalha. Coloque a tigela em uma mesa e adicione algumas gotas de óleo essencial. Coloque uma toalha sobre a cabeça e a tigela. Feche os olhos e inspire profundamente o vapor por alguns minutos. Repita algumas vezes ao longo do dia.

Ao dispensar óleos essenciais no ar, considere mulheres grávidas ou amamentando, crianças ou animais de estimação em seu ambiente. Pois, para situais especiais alguns óleos essenciais podem ser perigosos.

Como usar óleo essencial evaporação a seco

Este método requer apenas algum tipo de material seco, como uma bola de algodão ou tecido, por exemplo.

Adicione algumas gotas de óleo essencial ao material. Segure-o no nariz e inspire ou permita que o perfume se disperse naturalmente.

Além disso, você pode adicionar o material às aberturas de ventilação do carro, do colarinho da camisa ou da fronha.

Como usar óleo essencial na sua pele

Você pode usar óleos essenciais para cuidar da pele e massagear de várias maneiras. Dilua os óleos essenciais com um óleo transportador e aplique a mistura na pele. Siga uma receita ou sua intuição para fazer uma mistura (1).

Concentre-se em áreas de dor muscular e tensão. Você também pode esfregar suavemente o óleo em pontos de pressão, como têmporas, pulsos e terceiro olho, por exemplo. Por fim, pode também usar os óleos para massagear os pés e colocar algumas gotas ao redor do nariz.

Outra opção é adicionar óleos essenciais aos seus produtos cosméticos favoritos, como toners, soros e massagens musculares. Mas, sempre tome cuidado para diluir o óleo essencial em um óleo transportador primeiro.

Como usar óleos essenciais em uma banheira ou chuveiro

Embora seja melhor armazenar óleos essenciais fora do banheiro devido ao calor e à umidade, você encontrará muitos usos para eles aqui. Para isso, adicione algumas gotas de óleos essenciais ao shampoo, condicionador e sabonete líquido.

Para inalar os óleos essenciais enquanto você toma banho, adicione algumas gotas nas paredes do chuveiro e inspire profundamente enquanto toma banho. Ou adicione algumas gotas de óleo essencial diluído a um pano quente que possa ser usado para inalação e para esfoliar suavemente o corpo.

Dilua algumas gotas de óleo essencial com um óleo transportador antes de adicioná-lo à água do banho. Ou use um banho de sal com óleo essencial ou um produto de banho de espuma.

Como usar óleos essenciais em um umidificador

Se você optar por adicionar óleos essenciais ao seu umidificador, verifique com as instruções do fabricante. Afinal, alguns fabricantes de umidificadores ultrassônicos não recomendam o uso de óleos essenciais.

Para usar óleos essenciais em um umidificador, adicione algumas gotas no tanque de água, assim, o óleo vaporiza naturalmente por toda a sala. Para obter melhores resultados, use uma névoa fria e limpe seu umidificador regularmente.

Precauções para o uso de óleos essenciais

A potência e os riscos potenciais dos óleos essenciais exigem que você os use com cuidado. Não tome óleos essenciais internamente (2).

As pessoas que não devem usar óleos essenciais sem a recomendação de um médico incluem:

  • adultos mais velhos
  • crianças com menos de 12 anos
  • mulheres grávidas ou amamentando

Certifique-se também de considerar animais de estimação no ambiente, já que, alguns óleos essenciais podem ser perigosos para animais de estimação.

Converse com um médico antes de usar óleos essenciais se você tomar algum medicamento ou tiver algum problema de saúde, incluindo pressão alta, baixa imunidade ou epilepsia.

Por fim, converse com um aromaterapeuta certificado se desejar obter mais informações sobre um plano de tratamento individual.

Use um óleo transportador

Sempre misture os óleos essenciais com um óleo transportador de grau terapêutico. Além disso, evite qualquer óleo derivado de nozes, se você tiver alguma alergia a nozes.

Sensibilidades da pele

Evite usar óleos essenciais perto de áreas sensíveis, como olhos, ouvidos e boca, por exemplo. Além disso, não os aplique na pele quebrada, inflamada ou irritada.

Você pode procurar por possíveis alergias de pele fazendo um teste de adesivo antes de usar qualquer transportadora ou óleo essencial. Para fazer um teste de correção, coloque uma pequena quantidade de óleo diluído no pulso interno ou abaixo da orelha. Aguarde 24 horas para ver se ocorre alguma irritação.

Certos óleos cítricos podem causar fotossensibilidade quando a pele é exposta à luz solar após o uso. Por isso, evite usar em áreas da pele que serão expostas ao sol dentro de 12 horas.

Benefícios do óleo essencial

Os óleos essenciais têm muitos benefícios comprovados para a saúde, eles são uma maneira acessível, versátil e conveniente de melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Você pode usá-los para aliviar dores e cólicas, assim como, melhorar a saúde respiratória e curar as condições da pele.

 

Eles também aliviam o congestionamento, promovem padrões de sono saudáveis ​​e melhoram o humor.

 

 

Aqui estão os benefícios de alguns óleos essenciais populares:

Lavanda. As propriedades sedativas do óleo de lavanda o tornam um óleo útil para acalmar emoções e preocupações físicas, como pequenas lesões na pele, cãibras e congestão nasal . Também é usado para aliviar dores de cabeça, ansiedade e insônia .

Hortelã-pimenta. O óleo de hortelã-pimenta é um óleo potente usado para melhorar a função respiratória e aliviar o congestionamento sinusal. Também possui propriedades que ajudam a melhorar a digestão, além disso, o aroma estimulante da hortelã-pimenta pode aliviar náuseas e melhorar a função cerebral.

Laranja. O óleo de laranja pode aliviar a ansiedade e o estresse. Este óleo essencial pode acalmar seu sistema nervoso e promover um fluxo linfático saudável. No entanto, este é um óleo essencial de citros que pode causar queimaduras na pele quando exposto à luz solar.

Limão. Este óleo é usado para aumentar a imunidade, bem como a circulação e fluxo linfático. Suas propriedades antibacterianas e antivirais o tornam útil no tratamento de doenças da pele, como picadas de insetos, furúnculos e espinhas. No entanto, como o óleo de laranja, o óleo de limão pode causar sensibilidade à foto na pele.

Por fim…

Os óleos essenciais têm vários benefícios à saúde, desde os cuidados com a pele ao alívio do estresse. A maneira mais comum de usar óleos essenciais é inalá-los, diretamente da garrafa ou usando um difusor ou umidificador.

Você também pode diluir os óleos essenciais com um óleo transportador e aplicá-lo diretamente em sua pele. Ou você pode ser criativo e adicionar a mistura a uma lavagem corporal, xampu ou banho.

Lembre-se de sempre ter cuidado com os óleos essenciais, especialmente quando você começar a experimentá-los. Mantenha-se atento a qualquer reação adversa e esteja atento à potência.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aromaterapiaaromaterapia com óleosaromaterapia oleos essenciaiscomo fazer spray óleo essencialcomo usar óleo essencialcomo usar óleos essenciaisdestaquedifusor óleo essencialdr. juliano pimentelo que é aromaterapiaóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de anisóleo essencial de bergamotaóleo essencial de cássiaóleo essencial de eucaliptoóleo essencial de limãoóleo essencial para aromaterapiaóleos essenciais

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta